terça-feira, 30 de junho de 2009

Produtividade

Qualquer sociedade que tenha como meta a melhoria da qualidade de vida de seu povo, tem que buscar de forma continuada ganhos de produtividade(diminuir custos, reduzir desperdício, melhorar a qualidade, produzir em menor tempo, utilizar menor quantidade de insumos por unidade produzida) em todos os setores da economia. Só assim, os preços relativos dos bens e serviços que aqui são produzidos podem diminuírem de forma generalizada. É bom lembrar que quedas de preços eleva a renda disponível da população, incentiva o consumo, gerando um considerável aumento na produção.Criando um circulo virtuoso de desenvolvimento decorrente dos ganhos sistemáticos da produtividade.Estamos vivenciando um momento rico em nossa sociedade, ou seja a preocupação dos governantes independente de partido político em controlar a inflação, desregulamentando a economia, privatizando, criando condições para estimular a competição interna e atraindo o capital externo para aqui investir, através de regras estáveis e se comprometendo em respeitar os contratos.Toda sociedade brasileira, sabe da importância da estabilização econômica, como único caminho para atingir um desenvolvimento sustentável, e proporcionar a todos melhores condições de vida de forma duradoura, estamos cansados de tantas experiências frustradas do passado,precisamos retomar urgentemente o caminho da modernidade, evitando a qualquer custo a volta ao passado que só transtorno nos causou.Espera-se que as atuais politicas públicas, tenha como foco, a necessidade de reduzir o deficit público, como forma de gerar poupança pública interna e direcioná-la para os setores produtivos se modernizarem. Revisar as taxas de juros atualmente praticadas, facilitar tanto as exportações de nossos produtos como a importação de máquinas , equipamentos e conhecimento.Para que possamos competir em um mercado cada vez mais complexo, extremamente exigente, dinâmico e instável.Desonerar a carga tributária excessiva que hoje vije, permitindo aos exportadores maior desempenho e estimulando cada vez mais a busca de novos mercados, contribuindo para ampliar o nível de emprego e das nossas reservas cambiais.Se as politicas públicas, formuladas, tiverem este direcionamento de forma continuada, com certeza os resultados serão atingidos. A sociedade brasileira se beneficiará, reduzindo a pobreza, diminuindo os desequilíbrios regionais que hoje divide o nosso país. No futuro, não muito distante, poderemos constatar uma melhoraria nos indicadores econômicos e sociais, comprovando que o melhor caminho a ser seguido é a busca continuada da produtividade.

8 comentários:

  1. Realmente de fato a produtividade é um fator de suma importância para a nosssa sociedade!
    Creio, que atravès da educação focada, vamos atingir este objetivo!
    Estou baseando-me nas aulas que temos em sala, antes não tinha este pensamento.Após as exposições de suas idéias, tenha refletido e concluido que é por ai que chegaremos a um novo BR!Excelente Artigo!Abraço Professor!

    ResponderExcluir
  2. Vale salientar que essa produtividade deve ser acompanhada por um processo de responsabilidade empresarial. Acredito que deve-se mudar a visão quantitativa por uma visão qualitativa de crescimento econômico.
    Diminuir custos é ótimo, é finalidade de qualquer empresa, mas isso deve ser feito sob uma responsabilidade social. De nada vale trocar um equipamento por um muito mais moderno, se este despeja toneladas de tóxicos quimicos na atmosfera a fim de reduzir um custo que às vezes é mínimo. Ou utilizar uma quantidade menor de insumos por unidade de produção sem fazer uma análise se essa diminuição irá acarretar em um produto de qualidade ruim... Às vezes certas "economias" acabam gerando prejuízos.
    Não quero discordar do que o professor diz, só complemento ao dizer que a produtividade deve caminhar com a consciencia, ética e responsabilidade a fim de atingir a melhoria da qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo quando você diz que a sociedade só cresce com a produtividade.Produtividade essa de diminuir custos, reduzir desperdício, melhorar a qualidade,produzir em menor tempo...Mas, sabemos que isso deverá vir acompanhado de responsabilidade, conciência e ética,para assim termos uma boa qualidade de vida.
    Finalizando, afirmo-lhe que considero a ssim como o senhor, a produtividade de extrema relevância para a nossa sociedade.
    Um abraço!!!!
    Vanessa Michelle
    Administração 2010.1 FP.Matutino

    ResponderExcluir
  4. Em meu ponto de vista, seu artigo deixou uma questão no ar. Até que ponto o "Público" pode responsabilizar o "Privado" em relação ao desenvolvimento sustentável do país?
    O Brasil hoje tem uma das maiores cargas tributárias do mundo! O Estado aumenta os impostos e tributos a fim de suprir as necessidades impostas por gastos desnecessários, decorrência, principalmente, da má gestão pública e da falta de planejamento atingindo em cheio a iniciativa privada! Por onde anda o conceito de produtividade na Gestão Pública?

    Paulo Alexsander Alves de Melo
    ADM-RF 1NA

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo, professor!

    Acredito que a sociedade poderia ou deveria ser esclarecida sobre tal assunto, sendo educada para entender o quanto à produtividade reflete sobre a economia do país. Assim poderiam contribuir para o aumento da mesma. Talvez tenha sido essa a tentativa do Presidente Lula que como o sr° falou, foi mal interpretado.
    Não esquecendo, claro, que as políticas púplicas têm grande responsabilidade quanto ao fato.

    Dayanna Kalyne.

    ResponderExcluir
  6. Muito além de um problema econômico, o nosso problema crônico é a baixa qualidade de nossa educação, cito como exemplo nossa moeda nacional, o REAL, que não pode se valorizar pq iria fazer o mercado pender para os produtos importados, deixando de gerar renda interna.
    O que nos falta é uma polica agressiva de educação, de fato que nosso atual governo veio a retomar o crescimento, gerar empregos, melhorar nossa infraestrutura, etc. todavia, só a educação pode potencializar a "produtividade" do fator humando, que vem a influenciar todo o resto.

    Rodolfo Brasileiro (1NA, Adm, Unp)

    ResponderExcluir
  7. Professor,

    o artigo trata de um tema muito importante! Entretanto, há um grande número de erros na ortografia e pontuação. Em muitos trechos, falta concordancia e excesso de vírgulas, como em: "Espera-se que as atuais politicas públicas, tenha como foco..."

    O Sr. pode ser muito bom em economia, mas seu português...

    ResponderExcluir
  8. Sandro 7NA RF
    O padrão de vida de um país em todos os seus aspectos depende de sua capacidade de produção o texto retrata que ha uma relação intrinsica de produtividade,qualidade de vida,queda de preços etc...com o poder de consumo.O Brasil precisa usar melhor o seu capital fisico,capital humano,recursos naturais desenvolver melhor o conhecimento tecnologico, é tempo de crescer, fugimos do passado temos estabilidade resta agora uma reforma tributaria e politica digna de uma nação como o Brasil.

    ResponderExcluir