sábado, 6 de março de 2010

Análise

É muito comum as pessoas afirmarem que quem tem informação tem poder, mas isso é questionável quando observamos que empresas e os governos são possuidores de grandes bancos de dados e não sabem extrair valor dessas informações, além da quantidade enorme de informações extremamente úteis disponíveis na Internet e outros meios.As organizações gastam fortunas em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e muitas não sabem utilizá-las no aprimoramento das suas tomadas de decisões, justamente pela ausência da prática da análise, deixando de ter conhecimentos que reverterão em ganhos de eficiência para não comprometer a eficácia organizacional . É bom lembrar o que o senhor Emílio Odebrecht nos ensinou "O sucesso de um empreendimento acontece quando é tocado de modo eficiente ( que é fazer bem feito) e eficaz ( que é fazer o certo).Essa é a teoria: fazer bem feito o que é certo. Um dos maiores consultores de empresas do Brasil se não do mundo o senhor Vicente Falconi afirma que o verdadeiro poder está no conhecimento que é extraído das informações pela prática da análise.Somente a análise permite conhecer a verdade dos fatos que melhoram substancialmente a tomada de decisões, garantindo a obtenção de excelentes resultados.E diz mais, "Capacidade Analítica e Conhecimento, aliados a uma liderança que faça acontecer, são O Verdadeiro Poder". As organizações necessitam possuir em seus quadros líderes que criem valor através do uso do conhecimento utilizando na construção dos seus planos estratégicos.Não se melhora os resultados de uma organização simplesmente adquirindo os fatores de produção que necessitam para suas operações de fornecedores que apresentam preços menores para lhes proporcionar preços finais mais baratos, sem dar garantias de qualidade e que podem comprometer a satisfação dos atuais clientes e dos eventuais que amanhã venha a conquistar.A maneira correta em busca do exito é através da análise feita por seus executivos, dos conhecimentos que extraem das informações que possuem dos seus sistemas de informações gerenciais (se é que possuem) que permitam tomarem decisões criativas e inovadoras, capazes de melhorar a sua produtividade, eliminando desperdício que podem comprometer a sua eficácia. No mundo atual a competência se faz necessária, é a principal ferramenta para enfrentar as grandes questões no âmbito empresarial e governamental.

3 comentários:

  1. Enfim,não adianta nada as grandes empresas adotarem sistemas de infomações avançados se não capacitarem bem os seus líderes para saberem interpretar os números, muitas vezes já bastante "mastigados",ou pior, se os próprios não buscarem se aperfeiçoar a utilizar essas ferramentas que facilitam a vida de qualquer indivíduo no meio dos negócios.
    Mayara Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Entre tanto, as empresas tem esses pensamentos e adotam doutrinas que já vem sendo atropelado. Tem que chegar um para somar ou até multiplicar, fazer o diferenciado. Enjetar uma mistura mais forte e tentar mudar essa conduta.

    Wallace Moura

    ResponderExcluir
  3. Quem tem informação tem poder. É realmente questionável o fato de a informação trazer ou levar ao poder. Hoje a informação chega às pessoas de uma forma extremamente rápida, sem ser necessário que ela ao menos procure. Com o desenvolvimento da tecnologia e do sistema de comunicação, os fatos são repassados ao mesmo tempo em que vão ocorrendo,cabe a cada um analisar e identificar se são verídicas as informações repassadas ou obtidas independente do meio e absorver o que lhe vai ser útil. Todos têm uma maneira de pensar e agregar valor ao conhecimento que estar sendo adquirido.
    Adquirir informações torna-se essencial na vida pessoal e profissional de cada um, é como se fosse uma obrigação e tivesse que estar no dia-a-dia, fazendo com que o indivíduo esteja atualizado e por dentro do meio em que vive. Sendo assim, a informação paralela a prática, ao convívio e aos conhecimentos que já haviam sido apreendidos podem sim levar ao poder ou demonstrar poder. Poder de tomada de decisões, poder de manuseio, poder de saber lhe dar com as questões que estão sendo impostas a qualquer momento.
    Possuidores de informações capazes de analisar as mesmas possuem uma maior facilidade de liderança, são mais ágeis e conseguem desenvolver estratégias com mais eficiência. Tudo é uma questão de organização e planejamento.

    Ana Otília Ferreira – 2NA ADM- RF

    ResponderExcluir