domingo, 21 de março de 2010

Um Grande Amor

O que leva um homem a ter tanta admiração, respeito e amor por outro homem? Qual a razão de tantas saudades?Muitas vezes, estando junto a ele não fui capaz de dizer certas palavras, talvez por timidez, por achar que não fazia sentido ou porque acreditava que ele sabia entender e compreender o meu profundo sentimento.O tempo passa rapidamente, as obrigações do dia à dia, os filhos,a esposa, o trabalho, os amigos e colegas, a necessidade de atender um conjunto de requisitos dessa vida dinâmica nos deixa tão atarefados que esquecemos de dirigir uma palavra ou mesmo de estar junto daquele homem que amamos tanto. Várias vezes, estando em meu descanso,naturalmente os meus sentimentos começavam a vaguear e sem explicação surgia no brilho da minha memória a sua imagem e com sentimento profundo do meu coração, relembro de tantos momentos felizes e se pudesse voltaria o tempo, para que permitisse-me ser novamente criança ou até mesmo um adolescente, para escutar, obedecer, desobedecer e rir junto com ele.Todo esse tempo, em que estou driblando a vida, vendo os meus filhos crescerem, constituindo as suas famílias e os primeiros sinais de velhice sinalizando, sinto que todos os meus sonhos nesta vida só foram possíveis de serem materializados, graças a sua capacidade de ter percebido que minha liberdade estava no investimento que ele fazia com extrema dificuldade na minha educação formal e doméstica. "E hoje, ainda recordo-me dos seus últimos anos de vida, sem forças suficientes para manter-se em pé, necessitando, desesperadamente de apoio da minha mãe, filhos e netos, mesmo assim brilhava em seus olhos o prazer de estar conosco". Não necessito de ordenar os meus valores com respeito a este homem, mas teria dedicado mais tempo junto a ele, para ter usufruído juntos, novas alegrias e recordações e de ter tido coragem suficiente para dizer tudo que sentia. Este homem, que me acostumou ao longo da minha existência a chamá-lo carinhosamente, com profundo sentimento e respeito de papai, simboliza na realidade, um dos meus grandes amores nesta vida.








10 comentários:

  1. A gente sempre acha que não retribuimos àqueles que amamos todo o sentimento que eles nos inspiriam.

    E quem nos inspira mais sentimentos que os nossos próprios pais? E como retribuir em palavras e gestos tudo aquilo que nos foi ofertado por eles? Impossível. Impossível pelos nossos próprios limites. Impossível pelos limites externos que agem em nós, como por exemplo, o tempo. Pra nós, aqueles que amamos sempre vão embora cedo demais.

    ResponderExcluir
  2. Ehhh, Marcão! Estou de volta ao seu Blog, amigo! Adorei seu último post.Trata de um tema fundamental. O evento mais importante da vida: a morte! Acho até que já falei isso por aqui né? A morte é tudo porque depois dela não permanece nada. A não ser para aqueles que ficam, nós, sobreviventes dessa hecatombe universal que é a morte. Para os que sobrevivem fica a saudade. Mas acredito que esse sentimento tem seu poder edificante. A saudade começa com a dor. Passaa pelo conformismo. Mas tem que terminar pelo alegria. A verdadeira saudade tem de ser capaz de deixar aquele prazer que acompanha a lembrança de quem sentimos falta. Aposto que a sua saudade, não apenas de seu pai, mas de todos os que você já amou, se faz acompanhar desse prazer sutil, por essa gratidão que nos faz pensar: Ah... que privilégio ter convivido com este homem!

    Abraços meu Amigo!

    Prof. Dinarte

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dentre todos os artigos que tive a ousadia de comentar em seu blog, este foi, certamente, o mais difícil. Somente depois de muito tempo de reflexão, cheguei a conclusão de que só poderei "aprender", realmente, a ser filho, quando tiver a sorte e o privilégio de "aprender" a ser pai!

    PAULO ALEXSANDER ALVES DE MELO
    ADM-RF 1 NA

    ResponderExcluir
  5. Profº Marcos Alves é um prazer imenso poder ler os seus belos arquivos! Sinto-me privilegiada em dizer que você foi o meu professor, ou seja, que fui a sua aluna... te PARABENIZO pela pessoa que és. Saiba que, apesar do pouco tempo que conheço você, tenho uma admiração imensa pela sua pessoa. Felicidades!

    Najara Alves.

    ResponderExcluir
  6. Profº, estou registrando minha admiracao e respeito pelos artigos que escreve, e nos previlegia em lê. Foi emocionante refletir sobre suas palavras, sobre uma figura tao importante no seio familiar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prof°, ficou maravilhoso este artigo.Por vários motivos deixamos de valorizar quem realmente merece toda a nossa dedicação e amor, o seu artigo nos faz refletir sobre essa questão.Parabéns e muito sucesso.

    Bruna Alexandra 2NA-FP

    ResponderExcluir
  8. Belo artigo Marcos. Cada um se expressa com consegue, pode, deseja, e tem habilidade. Penso que você foi muito feliz neste texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. SR. PROFESSOR, É ADMIRÁVEL SABER O QUE É REALMENTE SER FILHO E SABER QUEM É SEU PAI. O SR. SABE MUITO BEM OS DOIS TENHO MEU PAI COMO UM DOS MEUS MAIORES GUIA QUE EU JÁ VI NA VIDA. REALMENTE SE FOSSE PRECISO SE VOLTARIA NO TEMPO PARA PODER RIR, OBEDECER E DESOBEDECER A ESSE QUE É SEM DÚVIDA O MAIOR RESPONSÁVEL PELA MINHA EXISTÊNCIA. CREIO QUE SEJA UM DOS SEUS TEXTOS QUE FUGIU A LINHA E QUE É DEDICADO A SEU PAI!

    WWW.JCVIDEO-RN.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. Elimar Kelly, ADM7NA FP10 de junho de 2014 às 17:19

    Um grande amor... e para sempre uma referência. Nunca tive meu pai como referência. Mas tive minha mãe, que mesmo com quase um ano de sua partida, me emociona e estimula somente pelas lembranças e ensinamentos cultivados por ela, na sua criação singela e cheias de desafios, mas não era esses espinhos no meio do caminho que a desestimularam de educar seus seis filhos para o mundo. Uma mulher guerreira! Também tenho meu irmão mais velho que é um orgulho para toda família, quando eu crescer quero ser igual a ele! Não vou dizer que não tem defeitos que tem sim, o ser humano é um ser falho. Mas isso não te impedirá de transmitir educação e conhecimentos, gentilezas e exemplos de caráter, por que isso te engrandecerá. Também transmitir sentimentos e compaixão não te fará um penoso. Gostamos de saber que valemos muito para uma pessoa, seja essa qual for, mas merecemos saber disso com sinceridade. Amar!? todos amam! Saber demonstrar e valorizar tal sentimento verdadeiramente e sem vergonha é para poucos. Como disse Michael Jackson: “Você nunca sabe quanto tempo você tem com alguém. Então não esqueça de dizer eu te amo enquanto você pode.” Uma palavra, um gesto e principalmente o respeito seja por alguém mais velho, sendo conhecido ou não, por aquela vizinha que fofoca tua vida na rua (ela não tem culpa de ser como é, talvez a mãe tenha tentado educa-la, mas como disse: isso é para poucos), pelos animais e plantas e principalmente por você. Cultivar pensamentos e sentimentos positivos te fará um ser de consciência leve, mesmo que exista julgamentos, faça sua parte.

    ResponderExcluir