quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Economia Verde

Entende-se por economia verde o modelo econômico que tem como objetivo reduzir o risco de escassez ecológica e dano ambiental. A riqueza passará a ser avaliada com base no acumulo de capital físico(produtos e serviços feitos pelo homem, bens monetários), do capital humano(saúde, educação, inteligência), do capital social(segurança nas ruas e outros elementos da convivência em sociedade) e do capital natural(as pessoas respirar ar puro e beber água limpa). O modelo de crescimento econômico quantificado em função do PIB deixa de ser a razão maior e o aspecto qualitativo passa a ter um significado mais importante nas análises econômicas.As empresas terão que arcar com os custos ambientais que criam mesmo que isto tenham que aumentar o preço final dos bens para o consumidor final, só assim a obrigaria a buscar inovações para produzir os mesmos produtos sem poluir e substituindo determinados materiais por outros mais sustentáveis de forma continuada. A verdadeira inovação é fruto de limitações, de oportunidades e da engenhosidade humana. Segundo o Sr. Emílio Odebrecht:" a sustentabilidade é um intangível que se tranformou no espírito do nosso tempo. As práticas empresáriais sustentáveis devem visar a constituição de sociedades e países economicamente prósperos, politicamente estáveis e culturalmente diversos, condições indispensáveis para que uma organização possa estabelecer como rumo sobreviver, crescer e se perpetuar. Sustentabilidade e competitividade não são conflitantes ou excludentes, ambas são indissociáveis e sinérgicas. A marca também figura nessa categoria. Quando a sociedade vincula o nome de uma empresa a produtos e serviços de qualidade, preços justos e responsabilidade social, ou seja a um modo de ser, temos um ativo intangível que simboliza as boas práticas da organização que identifica". A sustentabilidade neste modelo econômico é a palavra chave para todo o empreendimento, todo processo produtivo e toda solução urbana do século XXI. Buscar o equilíbrio entre o econômico, ambiental e humano. O envolvimento da sociedade civil organizada, exigindo dos governos nos tres níveis : saneamento básico para termos rios limpos, planejamento urbano para gerar qualidade de vida e integração a natureza e desenvolvimento econômico com meio ambiente equilibrado, criará as condições de transferirmos esse patrimônio para a geração que nos sucederá no futuro e que possam responder amanhã aos novos desafios da história que ocorre em cada etapa da evolução humana.Tudo isso engloba o que chamo de riqueza pública, e a função dos governos é resguardá-la.

8 comentários:

  1. Eis a palavra do século, Sustentabilidade. Moda? Não, necessidade. Durante muito tempo, o mundo preocupou-se em desenvolver, avançar, se transformar e principalmente crescer, mas esse crescimento é questionável, uma vez que vemos todos os dias na mídia, notícias desagradáveis e muitas vezes pavorosas sobre a destruição da natureza. Daí vem à preocupação com o futuro da humanidade. Onde vamos parar com tantas catástrofes? A natureza está se revoltando e o que se prevê não é nada bom. Está na hora de fazer alguma coisa para salvar nosso futuro da fúria da natureza,na hora de sermos consumidores verdes, não é preciso estar vinculado á nenhum movimento social para segurar esta bandeira, basta ter consciência e querer um mundo melhor.
    Jacqueline.

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo tema a ser abordado, é fundamental que haja um entendimento global sobre sua importância.

    Na medida em que a humanidade vai criando consciência de seu papel social, muito tem-se questionado acerca da responsabilidade social de algumas empresas, diante do impacto ambiental negativo decorrente das atividades produtivas e mercadológicas.

    O que nos alegam é saber que alguns governos em consonância com iniciativa privada, têm se mobilizado em busca de soluções para o conflito desenvolvimento econômico e preservação ambiental. O tão esperado Desenvolvimento Sustentável, que infelizmente ainda está longe de ser alcançado pelos países e suas organizações.

    Grande Abraço, até o proximo Tema.

    David Júnior
    Administrador

    ResponderExcluir
  3. A sustentabilidade ambiental ou econômica, tem anda junto com Governo e sociedade, tendo consciência que precisamos da natureza e a geração futura. A sociedade não pode só cobra do governo, mais utilizado produtos de empresas com visão verde, com nossa natureza sem agredindo a natureza. professor esse tema e tão importante, que uns anos atrás alguns paeses queria tira nossa amazônia, como uma conversa que era o pulmão do mundo e que era de todos, e tinha que toma conta, o Brasil que acorde porque outras nação estão muito interessado. São poucas empresas que pensa verde, isso e muito ruim, mais espero eu que as empresa mude, o governo, e precisamente a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Temos que falar em educacão ambiental a partir do ensino básico. Ensinar a criança a importância do meio ambiente para todos nós e ela possa crescer com essa consciência de que a natureza esta acima de toda e qualquer riqueza. Só assim teremos um ar puro, uma água de boa qualidade e farta e consequentemente um meio equilibrado levando qualidade de vida as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo é muito BONITO, mais se o povo brasileiro fosse educado, inteligente, mais todo mundo so fala em o governo fazer, as empresas tem que colaborar, se olharmos direito a população em se, polui muito mais. a educação ambiental é uma coisa muito seria, se todos nós brasileiros tivéssemos essa educação. o ambiente brasileiro é muito rico, tudo o quisermos fazer da certo, extrair da terra, do fundo do mar, plantar no sertão, plantar no sul, de todas as maneiras possíveis conseguimos fazer alguma. so não conseguimos interessar essa sociedade que ainda é medíocre a buscar educação, mais tenho fé que isso vai mudar.
    como fala nosso amigo marcos alves: TUDO VAI MUDAR.

    João Lucas Lemos
    2010.2 adm 1MA

    ResponderExcluir
  6. O meio ambiente tem varias formas de ajudar as pessoas que precisam de renda com o reaproveitamento de plásticos, garrafas pet´s entre outros materiais recicláveis tanto em renda como melhoramento do ambiente em que vivemos pois para que aja isso as pessoas devem manter uma sustentabilidade nesse modelo econômico para que tenhamos uma boa água de se beber e ter saneamento digno de um cidadão e manter a qualidade de vida melhor para cada pessoa pois com reaproveitamento de matérias Primas Tudo fica bem melhor e causa menos pouluição.

    Tarcísio Kleyton 3VA -FP

    ResponderExcluir
  7. Professor,

    Todos os seus artigos são ótimos e com temas super atuais,eu particularmente achei esse artigo um dos melhores,pois se tem uma coisa que todos estão voltando seus olhos é para a sustentabilidade e para a escassez dos nossos bens naturais,

    Parabéns pelo artigo!

    Elayne Suelen
    Gestão Comercial - 2010.2 UnP

    ResponderExcluir
  8. Um dos maiores desafios atualmente é diminuir os danos causados ao meio ambiente e tornar o planeta sustentável. A economia verde é de grande importância nesse processo de mudança, ela é focada no desenvolvimento sustentável apesar de gerar empregos que consequentemente melhoram a qualidade de vida da população. Mais para que essa economia torne-se bem sucedida é preciso que haja uma cobrança e o comprometimento da sociedade civil.

    ResponderExcluir