sexta-feira, 18 de março de 2011

A Missão Regulatória

A missão regulatória tem como foco suprimir falhas no mercado e conflitos. Independentemente das conquistas do nosso sistema econômico,político e social ainda persistem carências que precisam ser resolvidas, tais como: falhas na regulação, ausência de infraestrutura,comércio ilícito , crime organizado, perda da biodiversidade, fragilidade na gestão pública , insegurança jurídica, sistemas tributário, previdenciário, trabalhista e político defasados da nova realidade mundial, péssima distribuição de renda e aprendizagem de baixa qualidade. Para que ocorra essas mudanças, muitas depende de reformas constitucionais, que com certeza muitos agentes reagirão e levara um bom tempo para a sua aplicação e os seus efeitos na economia somente serão sentidos mais à frente. Para evitar que esses problemas dificulte ainda mais a realização do nosso projeto de poder, prosperidade e prestígio, faz necessário o governo central adotar uma política de parcerias com as grandes empresas brasileiras e estrangeiras, que concilie interesses e estabeleçam uma convivência amigável com o setor privado. Reconhecendo as suas limitações físicas e humanas e consolidando o surgimento de um Estado indutor. Necessitando para tanto, definir com clareza os marcos regulatórios e que sejam bem previsíveis. Muitas empresas estão dispostas a assumir riscos em muitas atividades que hoje apresenta-se deficitária, sem qualidade e prejudicando toda a cadeia produtiva e deixando as empresas brasileiras sem poder competir com as estrangeiras em termos de exportação e importação.Uma das maiores dificuldades interna é a ausência de um sistema tributário moderno que estimule os negócios a serem mantidos, expandidos e facilite o surgimento de novos empreendimentos, reduza a informalidade e de uma logística que integre todo o espaço geográfico do país. Para isso, basta adotar uma política de concessão de rodovias, privatizar aeroportos,terminais portuários, ferroviários, hidrovias , estimular o uso inteligente da água e das terras agriculturáveis, o respeito ao meio ambiente, a exploração de energia renováveis e convencer o congresso nacional da necessidade da aprovação de novas regras a serem implantadas no país como condição de caminharmos de maneira sustentável e sem interrupções rumo ao desenvolvimento, tão sonhado pelo povo brasileiro. Como bem definiu a nossa presidente Dilma Rousseff " Um país capaz de escolher seu rumo e de construir seu futuro com o esforço e o talento de todos os seus cidadãos".

5 comentários:

  1. A Missão Regulatória deixa muito a desejar em nosso país, principalmente no que diz respeito a alta carga tributária. Notamos que o Brasil tem crescido nos últimos anos, todavia, não é o crescimento desejado por todos. No meu ponto de vista, a principal didiculdade das pequenas, médias e grandes empresas é sem dúvida a alta carga tributaria. Pra se ter noção de quão elevada ela é, basta colhermos dados na internet, e vemos que o brasil está entre os dez países mais burocraticos do planeta, e é o único que não arrecada todo esse dinheiro em prol da sociedade. Não é à toa que a saúde, educação, segurança etc... são os principais problemas a serem resolvidos.

    ResponderExcluir
  2. A pratica de todas as missões é fundamental para o desenvolvimento do país, principalmente para o Brasil que está em plena evolução, com o objetivo de combater a inflação, prover vida digna para população, minimizar e reduzir os conflitos, melhorar a área da saúde, segurança, transporte e educação, sempre orientando os recursos para os setores produtivos. Para isso é necessário o empenho de todos os envolvidos do governo aos civis.
    Jéssica 7NC-RF

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Jéssica em seu comentário acima. Principalmente nós que estamos na luta pelo desenvolvimento, é preciso conciliar e aprimorar as missões governamentais para o bem de toda a sociedade.

    Diego Henrique

    ResponderExcluir
  4. Muito bom professor, Agora eu quero que o senhor visite o meu blog também. Se trata de artigos comentários etc. Muito bom, sua visita será imprescíndivel. laerciors.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando se trata de planos e missões governamentais, automaticamente nós já pensamos nas falhas e deficiências dos tais. Realmente tem muito a ser feito referente a missão regulatória, já que se trata da missão que mais se abrange em termos de assuntos polêmicos como por exemplo a falta de infraestrutura e os absurdos níveis da carga tributária que tem sido uma das causas do surgimento da ilegalidade comercial. Isso só prejudica a nossa economia. Sem infraestrutura, por exemplo, o interesse nacional e internacional de investimentos em nossa nação cai consideravelmente. Todos nós queremos chegar a um patamar mais avançado, mas é preciso crescer com o crescimento de todos os brasileiros e não por interesses próprios.

    ResponderExcluir