quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Planejando o futuro

As manifestações que ocorrem em vários Estados brasileiros, tem como objetivo o aperfeiçoamento da política e da democracia, a sociedade exige a permanente vigilância da estabilidade monetária e fiscal, exigem crescimento e dinâmica dos mercados como forma de gerar empregos de qualidade para todos e ao mesmo tempo diminuindo as desigualdades sociais,fortalecendo a inclusão social e tendo respeito ao nosso meio ambiente. Desenvolvimento para que ocorra precisa ser provocado e construído, é um processo global de maturação e de busca de maior perfeição em todas as áreas. Não se limita ao produzir mais, deve sim ser um permanente ter mais em todos os campos da inteligência, da sensibilidade, da moralidade, do direito e do bem estar social. Requer um esforço do governo apoiado por lideranças políticas, dirigentes governamentais,consultores e entidades empresariais para a construção de um Estado melhor, que seja capaz de servir a sociedade de forma mais eficiente e profissional e que os princípios da governança corporativa ( transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa)  estejam presentes em todos os fluxos de decisão. Ter uma visão de futuro para o país e alcançá-la requer uma serie de mudanças que precisam ser definidas para esse fim, exigindo remodelar os modos de gerir o país.Qualquer país que tenha um projeto de prosperidade, poder e prestígio,necessita de um planejamento estratégico que possibilite aos dirigentes definir suas metas principais, a estratégia para alcançá-las e os projetos e ações prioritários,baseado em análise do ambiente interno e externo da nação.Planejar é escolher, escolher a visão de futuro,  os alvos, os caminhos, estratégias e táticas, os projetos, as ações, os responsáveis e os prazos e principalmente, escolher o que não será feito. Segundo o Professor F. Abell Derek, do International institute for Management Development (IMD), que desenvolveu uma teoria do "Duplo Planejamento", afirma que este conceito surgiu em função dos agentes econômicos precisarem competir no presente e paralelamente , se preparar para o futuro. Não basta mais uma única estratégia englobando presente e futuro. A abordagem dual exige duas estratégias simultâneas e coerente entre si. A primeira com foco na excelência da gestão das atividades atuais(curto prazo) e a outra concentrada na competência para gerenciar as mudanças necessárias para o futuro (médio e longo prazo). Nenhum país atinge elevado estágio de desenvolvimento político, social e econômico, sem possuir um influente corpo de líderes capazes de exercer uma orientação firme e segura nas varias camadas da sociedade. Desenvolvimento é um processo, tem que planejar este desenvolvimento.Este  processo deve implicar na atuação de certas forças que atuem durante um longo período de tempo.O desenvolvimento deve ser direcionado no sentido de que a população tenham condições ótimas de viver, estudar, amar, diverti-se e até morrer. Avança Brasil.

12 comentários:

  1. Caro professor, creio que aqui no Brasil os gestores estejam preocupados com a nação mais em curto prazo do que em longo. Curto mesmo: uns 8 anos, no máximo!

    Vejo algumas migalhas de esforços para dar um futuro melhor à nação. Já é alguma coisa, se comparado aos anos 80, início dos anos 90. Mas muito ainda tem que ser feito.

    Vejo uma boa gestão [a qual devemos nos orgulhar] na parte econômica do governo. São pessoas sérias e profissionais.

    Concordo plenamente com o texto!

    ResponderExcluir
  2. Professor, creio que a maior deficiência do nosso Estado é a forte influência política que tende a corromper os valores dos mais dignos, digo: aprendemos a ser políticos sem entender o que é política.
    Política planejada e séria, essa tenho apenas esperança e, em se tratando de uma nação, não é suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Como já foi citado em sala de aula as únicas certeza que os homens têm são duas uma a morte e a outra é a velocidade que o mundo mudar e aquele que não se adapta certamente vai ficando para traz,passei ano trabalho em órgãos público e necessito de serviços público e o engaçado é que como prestador muita vezes agimos com descaso e como usuário exigimos medidas rápidas o que nitidamente visto dentro do nosso poder público..A pergunta que eu faço é a seguinte devemos aprender com a iniciativa privada a gerir nosso recursos? o que falta para que nosso poder público consiga se entende e as esferas do Executivo,legislativo e judiciário consiga alavancar esse país com uma visão do futuro que bate-nós a porta. Acredito que nosso país encontra-se míope com aquilo que trás em sua bandeira o verde tem sido queimado e devastado sem consciência e sem sustentabilidade,o amarelo de nossas riqueza são para poucos ainda não vencemos a fome nem a desigualdade social,azul é a esperança de povo que lutar historicamente para mudar sua realidade de colônia, onde o cruzeiro do sul só ostenta o brasão do Exército Brasileiro,Branco é a perspectiva muito por não existir ordem social e que progresso é uma utopia como disco voador. Acorda Brasil

    ResponderExcluir
  4. Eu cansei de ver Alves e maias no poder e nosso estado não mudar. Desde que me entendo de gente essa turma esta no poder, e o que mais eles vão prometer? 30 anos não são o suficiente para um planejamento gerar seus frutos? Vi minha vizinha morrer por falta de estrutura no atendimento do hospital Santa catarina na ZN. O que vi lá, me fez acordar para a política, e fez lembrar que sempre tivemos gente de nosso estado com posições como ministro, senado e etc, e nossa realidade não muda. Ano que vem é tempo de mostrar a força que temos.

    Indignado com os governantes de nosso estado.

    Att
    wtrc

    ResponderExcluir
  5. é professor,tudo isso é muito bonito no papel,só que nossa realidade é outra.enquanto tivermos uma classe política que só legisla em causa própria,que se locupleta com o poder e vive de conchavos,apesar de alguns avanços,vamos continuar caminhado a passos de tartaruga para alcançar esse desenvolvimento pleno,triste realidade!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Um país marcado por contrastes culturais e sociais, governantes corruptos, essa é a nossa realidade. De fato as diferenças de região para região são enormes, diferenças essas que são medidas no bolso, na escolaridade e no acesso à saúde. Mas não é o que a mídia demonstra, todos os dias assistimos, lemos notícias sobre o nosso país que parecem ter saído de contos de fadas ou que referem-se a um lugar distante que não condiz com a atual situação.
    A saúde encontra-se falida, onde a população é atendida em corredores de hospitais ou morrendo para serem atendidos, médicos mal remunerados e principalmente sem condições básicas para um atendimento digno. E a solução foi recentemente “resolvida”, e além mais barata que foi importar médicos cubanos. Não seria melhor investir, remunerar dignamente e gerir os recursos que existem mas que não sabemos para onde vai? Talvez seja culpa dos gestores? mas os gestores desse país são contratados por indicações políticas e não por habilidade e conhecimento. Seria mais inteligente e coerente contratar profissionais para comandarem esta área e não políticos em troca de favores.
    No cenário interno do país e atual revela o aumento da inflação e baixo crescimento da economia sem perspectiva de melhoria no curto e médio prazo, reajustes nos serviços públicos privatizados no transporte coletivo, telecomunicações e energia. Além disso o aumento da corrupção, impunidade aos políticos que foram condenados pelo mensalão, A PEC 37, já derrubada. Isso foi o estopim para que parte da população desse início as manifestações em Junho em todo o país para melhorias do “padrão Fifa”, mas que devido ao historio já sabemos como terminará tudo isso.
    Para reverter isso é preciso que comece pelo poder político, que é a reforma mais urgente de que a nação precisa, não são medidas pontuais para baixar o preço da passagem, mas sim em medidas profundas, estruturais, de médio e longo prazo.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo só como boas as manifestações, acho que também refletem no senário político de forma ruim, pois gera uma nova corja de políticos influenciadores e mau caracteres, que pregam a mudança através das reivindicações, mas tentam assim colocar o povo na rua para falar por eles, pra mostrar a sociedade que eles estão ali, mas na verdade só querem nossos votos, para passarem a ganhar mais e deixar-nos na rua, lutando por algo que nunca será conseguido. Fernando Luis Brennand - Eng. Economica.

    ResponderExcluir
  8. Hidario Zarac de Morais 08 de novembro de 2013

    - Dentre as muitas considerações sobre planejamento, uma em especial chama a atenção:
    " O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes."

    O grande poblema hoje no nosso pais e a falta de interesse dos nossos politicos por uma pais melhor, e igualdade social para todos.
    O povo esta indo para as ruas, sera que so isso vai adiantar ou vamos cansar de gritar, sera que eles estão com medo do povo, sei la sim isso incomoda esses cara de pau que roubam toda hora o dinheiro de recurso para educação, saude, segurança etc..
    estamos em um pais que mentir e sua cara por um pequeno grupo que ser acha o dono do dinheiro do povo, que usar como quer e como ele necessitar!
    O nosso estado do RN e um exemplo de tudo isso, pessoas morrendo em corredores de hospitais a educação em destaque como uma das piores do pais, e nada e resolvido.
    Precisamos mudar essa realidade assustadora que hoje atua em nosso meio.
    O Brasil hoje com sua arrecadação de imposto não era pra esta hoje na situação que estar!
    Pessoas morado na rua e não tendo um que comer, crianças pedido esmolar para sobreviver, onde era pra estar em salas de aula para o futuro do nosso pais.
    Como podemos desenvolver um pais como o nosso, com essa falta de compromisso com a educação, como vamos modernizar e inovar ideias para podemos ter um pais com uma boa porta de entrada para o desenvolvimento de uma nação.

    Hidario Zarac de Morais - eng. economica.

    ResponderExcluir
  9. PLANEJANDO O FUTURO
    Na atualidade, vivenciamos uma série de manifestações populares nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tais protestos tiveram inicialmente foco na reivindicação pela redução das tarifas do transporte coletivo, porém, ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações, como os gastos excessivos para a realização da copa do mundo, contra os péssimos serviços de transportes urbanos, na saúde, educação, contra a corrupção e impunidade etc. foram, portanto, insatisfações difusas e generalizadas. Por um lado, concordo com a busca por melhorias, uma vez que se formos relembrar o quanto é arrecadado de impostos pagos pela população, podemos nos perguntar: onde estão investindo esse dinheiro? A segurança está cada vez mais abandonada, onde diariamente nos jornais evidenciamos o crescente número de latrocínios. Na saúde, aumentam as mortes por negligência, como falta de maca, de profissionais da saúde, de medicamentos, de equipamentos, entre outros. E ainda temos que escutar o absurdo que “copa do mundo não se faz com hospital”. Por outro lado, é lastimável a ação dos vândalos que se aproveitam da situação para corromper o manifesto. Fazendo uma retrospectiva histórica, percebemos na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.
    Assim, vê-se que o desenvolvimento é uma prioridade que o governo deve ter para construção de um Estado melhor, que seja capaz de servir de forma mais eficiente e digna. É necessário que a mudança comece nos dirigentes governamentais e se estenda na prática de melhores políticas públicas, podendo, quem sabe, nossos netos desfrutarem de boas condições de vida.
    Wallace Alex dos Santos Barbosa ENG. Econômica sábado.

    ResponderExcluir
  10. Eu nao acredito em doacao do Brasil para uma ou mais potencia extrangeira, o problema esta na corrupcao, na impunidade dos corruptos, o que ocorreu com o julgamento historico dos mensaleiros? Ninguem foi preso ou perdeu o cargo politico. Jose Dirceu montou um esquema que hoje fatura milhoes como consultor da nacao, representando a Petrobras no exterior, comprando empresas para a Petrobras como o caso da refinaria no USA, compra de avioes, navios e submarinos no exterior. Elegemos a Dilma mas Lula que na verdade e o presidente do Brasil. Nao sou partidario, sou pelo Brasil. Agora os brasileiros acordaram, vamos as urnas e trocar toda esta corja de ladroes, Renan Calheiros, Jose Sarney e quadrilha, os petistas ladroes, e de outros partidos, vamos renovar a politica no Brasil. O que fizeram com nosso Brasil... e hora de fazermos alguma coisa e as urnas sao nossas armas. Guerrilheiros, comunistas, comissao da verdade o que e um absurdo, pois se nao fosse os militares em 64 o Brasil seria hoje um satelite de Cuba e Uniao Sovietica. A comissao da verdade e uma forma que Petistas hoje com poder encontraram de distribuir riquezas aos naquela epoca tentaram destruir a democracia e instituir o comunismo no Brasil. O Brasil era e sempre foi democracia o que o grupo Dilma, Jose Dirceu tentaram foi instituir o Comunismo e gracas outra vez, aos militares Brasileiros nos protegeram destruindo a celula comunista que crescia no Brasil capitaneada pela Dilma e seu grupo.

    Julio Cesar Fernandes de Sena / Eng. Civil

    ResponderExcluir
  11. Evanio Bezerra Galvao9 de novembro de 2013 às 04:52

    PLANEJANDO O FUTURO

    Um país marcado por contrastes culturais e sociais, governantes corruptos, essa é a nossa realidade. De fato as diferenças de região para região são enormes, diferenças essas que são medidas na escolaridade e no acesso à saúde.
    A saúde encontra-se falida, onde a população é atendida em corredores de hospitais ou morrendo para serem atendidos, médicos mal remunerados e principalmente sem condições básicas para um atendimento digno. No cenário interno do país e atual revela o aumento da inflação e baixo crescimento da economia sem perspectiva de melhoria no curto e médio prazo. Além disso o aumento da corrupção, impunidade aos políticos já condenados, redução das tarifas do transporte coletivo e outras reivindicações. Isso foi o estopim para que parte da população desse início as manifestações em Junho em todo o país. Na atualidade, vivenciamos uma série de manifestações populares nas cidades brasileiras. Ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações, como os gastos excessivos para a realização da copa do mundo; o problema esta na corrupcao, na impunidade dos corruptos, o que ocorreu com o julgamento historico dos mensaleiros. Fazendo uma retrospectiva histórica, percebemos que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas. É necessário que a mudança comece nos dirigentes governamentais e se estenda na prática de melhores políticas públicas. Reforma mais urgente de que a nação precisa, não são medidas pontuais para baixar o preço da passagem, mas sim em medidas profundas, estruturais, de médio e longo prazo, Assim, vê-se que o desenvolvimento é uma prioridade que o governo deve ter para construção de um Estado melhor, que seja capaz de servir de forma mais eficiente e digna. É necessário que a mudança comece nos dirigentes governamentais e se estenda na prática de melhores políticas públicas, podendo, quem sabe, nossos netos desfrutarem de boas condições de vida.

    ResponderExcluir
  12. PLANEJANDO O FUTURO
    Alexandre Gustavo Mendes Corrêa - Eng. Civil - Eng. Econômica - Sábado


    Como vimos, nossa democracia na realidade é uma democracia só "de fachada", sofrível, enganadora, e atrasada. Por isto se quisermos um país e um governo que realmente trabalhem em favor do cidadão, gastem os recursos públicos para o bem de todos, e respeitem de verdade o cidadão, se queremos uma nação forte, avançada, realmente justa, é urgente apoiar a reforma política e partidária agora, que estão por demais atrasadas. A política é importante demais para ficar nas mãos só dos políticos, pois, eles tendem a perpetuar a situação na qual atualmente levam inúmeras vantagens. Na verdade eles NÃO QUEREM REFORMAS, tudo por interesse pessoal. E dessa forma é que a participação popular, a mobilização e a cobrança da sociedade organizada para forçar as reformas, apressá-las e cobrá-las, só será alcançado pelo ativismo social e político, pela inteligência popular, conscientização e pela ação. Abaixo o imobilismo, o conformismo e o comodismo.
    A sociedade tende a evoluir, sempre. Contudo, se nada for feito, o futuro mais democrático e evoluído chegará só após muitas décadas. Cabe às pessoas inteligentes, honestas, de bom propósito, aos cidadãos responsáveis, apressar e exigir, de modo ativo, tais reformas. Do contrário, em vez de algumas poucas décadas, ou anos, talvez demoremos um século ou mais para vivermos e alcançarmos um país realmente moderno, justo, admirável e politicamente avançado e civilizado.

    ResponderExcluir