sexta-feira, 25 de abril de 2014

Planejamento

Quando analisamos o setor público brasileiro constatamos nos três níveis de governo uma critica situação financeira em determinados níveis de governo, convivendo com déficits fiscais crônicos e endividamento crescente, desarticulação entre o planejamento e o orçamento, levando a sociedade a não acreditar nos planos que são anunciados, criando assim dificuldades com os fornecedores e estimulando a corrupção, sem instrumentos de controles gerenciais. Ao meu ver falta um planejamento estratégico a este país que possibilite aos gestores públicos definir suas metas principais a estratégia para alcançá-las, os projetos e ações prioritárias, baseado em uma análise do ambiente interno e externo do país. Planejar é escolher, escolher a visão de futuro, escolher os alvos ,escolher os caminhos, estratégias e táticas, os projetos, as ações os responsáveis e os prazos e principalmente escolher o que não deve ser feito. Os bons gestores, inovadores e criativos deste país tem que suportar o peso de uma nação que não absorveu ainda a cultura do planejamento. As coisas são feitas as pressas sem nenhuma articulação e controle, sacrificando e explorando toda a sociedade por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho dos ganhos de produtividade e que se alimentam da corrupção, da mediocridade e de uma burocracia abusiva que  o ajudam a alcançar os   seus objetivos e que só contribuem para impedir o progresso individual e da sociedade como um todo. Até quando a sociedade brasileira vai aguentar tamanha incompetência?  O que falta a este país é inflacionar os quadros dos governos de homens inteligentes, criativos, inovadores e comprometido com o nosso projeto de prestigio, prosperidade e poder se é que possuímos, e não entregar determinados setores a pessoas desqualificadas em troca  de apoio político, levando a nação a se tornar improdutiva cujo preço a ser pago é muito alto e quem vai pagar esta conta é toda a sociedade. Precisamos universalizar a toda a sociedade brasileira através da educação de qualidade os valores segundo os quais o homem deve viver: a racionalidade, honestidade, justiça,  independência,  integridade, produtividade e acima de tudo o orgulho de ser brasileiro.

12 comentários:

  1. Concordo, as pessoas devem procurar suas melhoras pessoais e profissionais sempre; Evitando a corrupção, pois como dito no post: "...só contribuem para impedir o progresso individual e da sociedade como um todo".

    ResponderExcluir
  2. joão Maria Nicácio2 de maio de 2014 às 12:30

    Concordo professor, precisamos ter mais competência na hora de escolhermos nossos gestores públicos porque o que observamos em toda eleição quer seja Municipal, Estadual ou Federal, é muita propina em troca de voto, e a sociedade na sua maioria é atraída, isso por não ter uma boa base educacional que influiu na sua renda per capita. Portanto só podemos mudar este país com uma educação de qualidade, e para se ter qualidade na educação é preciso fazer um filtro na política Brasileira colocando no poder pessoas qualificadas e com o pensamento voltado para sociedade.

    2 de maio de 2014 12:21

    ResponderExcluir
  3. marcos antônio 7 NaFP2 de maio de 2014 às 16:59

    Falar de planejamento é falar da incompetência de uma grande parcela dos políticos do nosso Brasil, onde se possui uma cultura de se deixar tudo pra última hora e não se preocupar com os impactos negativos que isso pode causar, claro, quando se trata de quem sofrerá esses impactos: A SOCIEDADE, pois os impactos positivos já foram “planejados”, e se sabem que serão beneficiados: ELES. A maior prova da incompetência desses governantes e políticos, e de um planejamento fajuta, foi a conquista da COPA E DAS OLÍMPIADAS, dos quais foram conquistadas a muito tempo e, em cima da hora, não possuem uma estrutura adequada para a realização das mesmas, sendo sinônimo de chacota nos órgãos competentes e nas mídias internacionais, o último caso foi o do dirigente do COI, que falou que as olimpíadas do Brasil são os piores preparativos de todos os tempos, e como não se bastasse, os responsáveis pela organização ficaram indignados com as declarações, não aceitando com isso a sua incompetência no planejamento e desenvolvimento das obras, provando mais uma vez que quando se fala de planejamento, não se fala de BRASIL. Isso é uma vergonha para nós brasileiros, conhecidos como “um povo que não desiste nunca”, agora seremos conhecidos como “um povo que não aprende nunca”, pois entra ano, sai ano, as coisas continuam as mesmas, elegemos políticos que não se preocupam com a sociedade e sim, com seus interesses particulares, sendo esse o verdadeiro PLANEJAMENTO.


    ResponderExcluir
  4. Como podemos falar em desenvolvimento sustentável do serviço público e em uma gestão pública de qualidade se o que vemos é uma falta de interesse político escancarado, onde constantemente nos deparamos com mais uma notícia de mais um corrupto descoberto que há anos vinha sugando dinheiro que deveria ser revertido em benefícios para população, concordo com o professor que tais atitudes realmente tenham que ser tomadas e acrescento que uma reforma política que vem se arrastando à muito tempo venha a ser aprovada e que seja cumprida e não fique à mercê de político corruptos e impunes.

    ResponderExcluir
  5. Jailton Santos 7 NA FP19 de maio de 2014 às 16:09

    Costumo dizer que a politica brasileira é o retrato de uma cultura mediocre que foi desenvolvida ao decorrer dos anos. Ciente da escandalização que uma opinião dessa pode gerar, não nego o desejo de expor a opinião de que a mediocridade não é generalizada, mas mesmo assim atinge uma significativa parte da sociedade. A hipocrisia de muitos cega as opiniões, e fazem alguns crerem que contos existem e que nosso país em curto espaço de tempo pode ser transformado em uma nação exemplar; milagre. O planejamento sim é necessário, mas os passos posteriores devem ter a mesma importância, onde cabe a sociedade se responsabilizar pelo controle no momento de ir as urnas. Tornar o Brasil um país do jeito que sonhamos é um caminho tortuoso e enquanto pessoas não deixarem de trocar votos por sacos de cimento, tijolos, e interesses pessoais, o unico planejamento que vai haver no nosso país é de como roubar a riqueza do nosso maravilhoso país.

    ResponderExcluir
  6. Silmara Leite 7NB FP3 de junho de 2014 às 10:18

    Um dos grandes gargalos para o desenvolvimento no nosso país com certeza é a falta de planejamento, pois nos deparamos com a falta do básico para a sociedade que é uma boa educação, uma boa saúde e segurança.
    O planejamento no Brasil não ocorre a médio e longo prazo, os três níveis de governo (municipais, estaduais e federais) se preocupam em resolver problemas do dia-dia, talvez isso seja um reflexo da falta de cultura em que vivemos, onde por muitas vezes os prefeitos não estão bem assessorados ou preparados. Um exemplo claro da falta de planejamento são as obras inacabadas, que já viraram parte da paisagem urbana em diversas partes do nosso país, onde no ano passado o Tribunal de Contas da União mandou parar 31 obras federais para investigar o uso ilegal de dinheiro público. Com as obras embargadas, o material de construção que iriam ser utilizados perde sua validade causando um gasto ainda maior. Aqui em Natal podemos usar como exemplo as obras para Copa 2014 onde boa parte do projeto só será concluída após o evento.
    Nossa cidade vive um caos, faltam professores em sala de aula, falta saúde de boa qualidade, pois não temos médicos de plantão ou mesmo o atendimento básico. A segurança então nem se fala é uma vergonha, vivemos coagidos onde o bandido vive solto e nós cada vez mais presos com medo do que pode acontecer. Tudo isso se da pela ausência do pagamento em dia ou mesmo uma remuneração, onde se houvesse planejamento nas prioridades básicas, talvez conseguíssemos viver em uma sociedade mais justa e digna.
    Como você mesmo falou falta aos gestores públicos metas principais, com ações prioritárias e prazos definidos que possam favorecer a todos, levando em consideração o interesse coletivo, nunca o interesse individual como a troca de favores, este de grande realidade no nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
      É natural a população ficar incomodada quando não vê resultados dos seus executivos, que são no caso do estado prefeitos, governadores e presidentes. Mas a população não percebe que existem vários entraves nos planejamentos e decisões para que as ações aconteçam, o legislativo e o judiciário por exemplo, atrapalham na maioria das vezes por conta de opiniões políticas diferente do atual executivo, são criados órgãos e secretarias para resolver problemas específicos aonde o corpo técnico nunca usa o bom senso por priorizar interesses próprios(quando falo interesses próprios, me refiro ao travamento com questionamentos técnicos bestiais que atrasam o bem comum).
      Assim nós vivemos em uma sociedade política aonde os 3 poderes brigam entre si e atrasam a prosperidade social.
      Aonde é que em uma empresa privada existem vários gestores opinando sem chegar a um resultado breve antes que a onda passe? É o que acontece nos estados aonde os secretários não tem autonomia com seus orçamentos, governadores fazem projeções com valores prometidos que não chegam a tempo, ministério publico trava obra após aprovação de quadro técnico e etc.
      Acho que vivemos em um estado aonde existem guerras de interesses, fazendo assim com que o termo administrativo PLANEJAMENTO, nunca consiga ser executado como PLANEJADO.

      Excluir
  7. Aline Costa 7NA
    Concordo plenamente, o Brasil esta em falta com a sociedade, não existe mais controle, são muitos os gastos com obras e mudanças.
    Mudanças essas que não trás melhorias pra a sociedade, ficam só maquiando nosso pais, sendo obrigado fazer empréstimos e como consequência o endividamento em outros países, entre essas e outras, que vem a falta de planejamento e de bom gestor que saiba administrar e executar. Partes dessa culpa acreditam que seja da sociedade, pois anda hoje de forma acomodada, não procurando as melhorias, quando vem procurar já tarde de mais. Se todo cidadão tivesse a consciência de analisar os novos gestores, acabaria com parte da corrupção que existe desde o início das eleições, com vendas, troca de votos e favores. A corrupção estar em todo lugar, vivemos com ela, mas só a sociedade pode mudar um pouco essa história, lutando pelos nossos direitos de ser cidadão, tendo hospitais adequados e com médicos qualificados, Escola com bons profissionais, uma ótima mobilidade urbana para melhoria da acessibilidade, mais projetos e oportunidades para os jovens que poderão se torna futuros gestores brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. Lucas Moraes Dutra Agricola 7NA RF9 de junho de 2014 às 17:03

    O Planejamento Estratégico é a mãe dos planejamentos. Para levar qualquer empresa, cidade, estado ou país na direção certa, precisa estar alinhado ao orçamento, ao plano de mercado à realidade de cada local, às oportunidades, ameaças, fraquezas e forças. Se o nosso país mostra pouca credibilidade é porque percebemos enquanto cidadãos, desarticulação entre o estratégico e o orçamento. Não basta querer, tem que realizar. Muitas promessas são feitas e poucas são efetivadas. Não existe controle, acompanhamento, prestação de contas para a população. Nesse sentido, faz-se necessário que a sociedade intervenha e construa um país com valores necessários para a sobrevivência do povo, tais como: ética, transparência, independência, justiça e o orgulho de ser cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. O planejamento é um fator primordial para a nossa cidade, estado e país com um bom planejamento a nossa sociedade não estaria passando hoje por caus na educação, saúde, segurança e moradia. Isso é resultado de falta de planejamento. Devemos saber escolher nossos gestores pois tudo isso depende dessa gestão. E um absurdo terem em casa pessoas que passaram no concurso para policias e estão em casa esperando o chamado. Com um bom planejamento as coisa fluem corretamente e positivamente, certo que existem políticos corruptos, mais também existem políticos que trabalham. Nós cidadães temos que saber escolher corretamente fazer um planejamento mental em nós mesmo para sabermos escolher nossos gestores e mudar a nossa atual situação.

    Iranice Martins
    Turma 7NA ADM RF

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente nosso País se encontra em situação de alerta, digo isso, pois todas as matérias que tem saídos em jornais, revistas tem chamado atenção para os gastos públicos, o crescimento da divida publica, o tanto que nos Brasileiros já pagamos em impostos e em contra partida, vemos também que a saúde, a educação a segurança publica vem piorando dia a dia. O que precisamos é de pessoas comprometida com o País, pessoas com patriotismos, que queiram mudar o nosso País para melhor, hoje o que temos são a grande parte dos políticos se aproveitando do poder para usufruir das regalias do seu cargo, pessoas que coloca dinheiro no bolso sem que esta tirando da boca de alguém. Hoje saiu mais uma meteria no G1 que mostra que a nossa divida publica em Maio subiu 3,4% e que chega a 2,12 Trilhões de reais (http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/divida-publica-sobe-34-em-maio-para-r-212-trilhoes-diz-tesouro.html), ora! Uma divida publica tão alta e contra partida pagamos hoje mais de 8 Bilhões de reais em imposto, pra onde foi tanto dinheiro! Precisamos parar, analisar e se preocupar, afinal tudo isso é nosso e temos quer cuidar. Como fazemos isso? Precisamos estudar a vida de quem queremos colocar para administrar nosso País, Estado ou Cidade; se continuarmos votando em qual quer um, votando por votar... eu não quero nem estar aqui para ver onde esse País vai parar. Renata Barros ADM 7NA RF

    ResponderExcluir
  11. Marcos, o que falta é gestores qualificados para exercerem tais funções, e não pessoas que possuem um QI bom junto a classe política!! Planejamento há, o que falta é
    pôr em prática o que é prometido perante a sociedade!! No RN, a (PPA) Plano Plurianual preza para seguir as seguintes diretrizes: Planejamento de longo e médio prazos, compreendendo uma visão estratégica de desenvolvimento, plano, orçamento e gestão integrados, construção de parcerias público-privada, organizar em programas todas as ações do governo, Promover o gerenciamento por programas, perseguindo o alcance dos resultados pretendidos, portanto PLANEJAMENTO tem, como falei anteriormente falta pessoas qualificadas e comprometidas para exercerem e executarem.

    Ígor César 7 NA R.F

    ResponderExcluir