sábado, 17 de maio de 2014

Servidores Federais

É do conhecimento de todos os brasileiros que a nossa cadeia educacional no ensino básico oferecido em sua maioria  pelos governos estaduais e municipais da região Nordeste,  deixa em muito  a desejar em termos de qualidade, salvo algumas exceções . Por ser deficiente compromete o desempenho dos alunos  no ensino a um nível mais elevado, comprometendo o seu crescimento profissional e diminuindo as oportunidades para mudar o seu destino.  O governo criou programas na área da educação que a meu ver são extremamente relevante para o nosso país ,principalmente na região do Nordeste onde a carência de boas escolas é gritante. No Rio Grande do Norte a criação do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma instituição brasileira de ensino superior, médio, técnico-profissional e outras modalidades de ensino, vinculada diretamente ao Ministério da Educação. Criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN), o IFRN possui hoje uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do estado.De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IFRN foi considerado naquele ano o segundo melhor centro universitário do país. O IFRN possui campus em Natal , Zona Norte e Cidade Alta, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Apodi, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Nova Cruz e Santa Cruz. Além destes, o instituto ganhou, ainda em 2013, mais três novas unidades nas cidade de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama e mais um na cidade de Parelhas, previsto para 2014. Além destes, mais uma unidade em Natal no bairro das Rocas. A sua importância é extremamente relevante para o nosso Estado, quando sabemos das dificuldades que estes municípios tem em proporcional um ensino de qualidade, abrindo mais uma janela de esperança para os jovens se realizarem em suas vidas. Juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande Norte, considerada hoje como uma das melhores  Universidade do Norte e Nordeste do nosso país, temos os instrumentos básicos para a grande transformação  desta região tão sofrida pelas mas administrações  na área da educação e quando sabemos que um dos  requisitos para transformar a região em uma área competitiva é necessário termos uma mão de obra qualificada. Infelizmente programas estruturante como esse capaz de mudar toda uma região pode ser paralisado com greves dos seus colaboradores pela simples razão do nosso governo federal até hoje não ter tido a capacidade de definir em definitivo uma data base para os reajustes salariais dos servidores federais, onde toda a classe trabalhista a possui, os trabalhadores federais não. Fica na vontade do poder executivo em abrir um dialogo com os seus representantes, criando descontinuidade em uma área tão relevante, desconforto para a sociedade e desestimulando os seus colaboradores. É incrível, todo ano é a mesma coisa, precisa haver uma paralização, protestos, insatisfação generalizada para que as reivindicações dos funcionários ativos e inativo sejam atendidos. No meu entender o governo federal parece que tem uma tara para  que as paralisações aconteçam, ficam satisfeitos com o caos nos serviços públicos que oferecem a sociedade. Vamos respeitar e motivar os servidores que tanto contribuem com o desenvolvimento do nosso país.

9 comentários:

  1. Saudações Grandes Marcos Alves,

    De todos os artigos relacionados à Educação e participação governamental, devo parabeniza-lo pela visão e desempenho que vem atuando, sua visão de fato retrata exatamente o universo a nosso redor, de fato precisamos desperta para o que realmente importa que seja sem sombra de duvidas a educação, porque sem a base esse País não vive, não evolui, não constrói, ultimamente em relação à aplicação de investimentos do governo, em construção de institutos federais, é gradativamente positiva a implantação desses projetos para beneficiar e capacitar alunos de redes publicas que se empenham para sua qualificação, a UFRN é uma referencia de educação de desde datas passadas, e com isso nos enche de orgulho ser potiguares, esses sopro de esperança é que nos impulsiona a acreditar em um sistema educacional melhor, com tudo se os servidores das mesmas não estão satisfeitos com sua remuneração, de fato é terminantemente importante que eles sejam prioridades na rede federal de educação, porque hein um pais de meu Deus como o nosso, não se deve da brecha para inconformidade de seus contribuintes, ate porque quando motivado o brasileiro trabalha muitíssimo bem e produz muito, mas que qualquer etnia mundo a fora, (penso eu rsrs...) de toda forma concordo com sua explanação, que o governo tem uma tara, excitação por conflitos, protestos e outras formas de desordem no sistema ignora-los e desrespeita-los já virou cultura no nosso pais, por isso de tal forma creio convictamente que um dia a sejamos uma potencia educacional, não como os pais asiáticos, ate porque estamos a anos luzes atrás deles, mas como um pais organizado e devidamente liderado por alguém capacitado.
    Att,

    Jean Alesi estudante de Administração 7NA RF

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  2. Tive a oportunidade recentemente de passar em um concurso público de uma empresa pública federal na área portuária e sei bem as poucas e boas que passei para estudar devido a uma formação escolar deficitária. Hoje, estudar em escola pública estadual, infelizmente, é sinônimo de atraso, em todos os sentidos. Levantamento feito em 2008 pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (ente da federação mais rico) mostra que 95% dos alunos de escolas estaduais naquele estado concluem o ensino médio sem dominar a matemática. No RN, com as constantes notícias de falta de professores, a situação deve estar pior. Como os alunos vão conseguir vencer na vida assim? Como os alunos conseguirão um emprego decente, que atenda as suas necessidades? Como os alunos conseguirão produzir benefícios para sua região, cidade e país? Como os alunos produzirão conhecimento e inovação? Estaremos fadados a nos conformar com o subemprego ou com empregos que não geram nenhum potencial de conhecimento?. Em uma cidade e Estado que não possui fabricas, polos científicos ou qualquer outra atividade econômica que produza o saber, fica difícil fazer justiça social. O exemplo do IFRN, que fornece alto nível de educação para os seus alunos mostra como a tocante da federalização do ensino básico deve ser pensada. Em um governo sério, a valorização do professor, da base ao pós-dotourado, já era para ter sido feita a muito tempo. E não há perspectivas de melhoras a longo prazo. Esse sistema perverso perpetua os que estão no poder, que tem acesso a renda, educação e cultura, enquanto nós continuamos a mercê dos "gestores" públicos que não fazem nada para mudar a realidade. A mim, cabe continuar estudando e lutando, apesar das dificuldades impostas. Mas e o restante? Até quando continuaremos com essa situação? Até quando?

    Luan Nascimento.

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  3. O meu medo é que essa má qualidade do ensino público se estenda para as instituições privadas. Pois eu entendo que se não temos uma educação de excelência no ambito público por falta de valorização, isso não pode acontecer na area privada.

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  4. A base para o desenvolvimento socioeconimico de uma nação sem duvidas é a educação, para uma sociedade que cumprem leis, praticam o dever e direito da cidadania e renegam a corrupção, temos que ter uma base educacional á altura de nosso pais. A educação ferramenta fundamental para a transformação e ascensão de toda e qualquer economia, além de ser uma dos primeiros direitos socias, pode-se dizer ainda mais relevante de extrema importancia quando aliada á uma profissão, estudos tecnicos, mão de obra qualificada. Quanto maior a mão de obra maior a produção, logo desenvolvimento economico inteligente. O sonho dos jovens com pouco oportunidade é estudar no Instituto Federal, sair formado contribuindo para seu Municipio, Estado e Pais, posso dizer que me orgulho em dizer que temos uma instituição de alto nivel como os institutos e universidades federais. Então somos deparados com um choque, os promissores de um trabalho tão digno, salvo de desencardear uma nação mais justa, não são remunerados como deveriam? É mais uma vez vergonhoso!Os mestres do ensino ter que paralisar suas atividades, fazerem greve, reivindicar melhores salarios, isto mostra mais uma vez o desrespeito do governo com os menos favorecidos, professores devem ter um plano eficaz e ativo de cargo e salarios, bonificações, pois apenas com eles poderemos mudar nosso pais, apenas valorizando-os, respeitando-os (em todos os termos) e motivando-os a lutar por uma educação, e sociedade mais justa e digna para todos.
    Tayse Camara 7NA FP

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  5. De fato professor, sabemos que na região nordeste a educação apresenta índices significativos de má qualidade na rede de ensino pública, acarretando um baixo desempenho escolar dos seus alunos, comprometendo assim o desenvolvimento da nossa região, pois sem educação de qualidade não temos como construir e planejar um futuro melhor e viver de uma forma mais digna.
    Acredito que no nosso Estado, exemplos como o do IFRN que já foi considerado o segundo maior centro universitário do país, e a UFRN considerada hoje uma das melhores universidades do Norte e Nordeste, além de incentivar o crescimento econômico e desenvolvimento social e cultural dos municípios, tem um papel fundamental na formação profissional dos jovens da região. O relevante trabalho dessas instituições deve ser avaliado e posteriormente ampliado para toda rede publica de ensino, principalmente no nível fundamental que é o mais precário, para poder assim mudar a nossa triste realidade.
    Outro fator importante para a educação é evitar as tão conhecidas greves, que estão cada vez mais presente no nosso cotidiano onde o governo federal deve com certeza reconhecer o trabalho dos servidores, que são muitas vezes desvalorizados, não tendo definido ainda um reajuste salarial digno.
    Logo a inexistência de comprometimento dos governantes com relação a esta causa gera uma maior insatisfação da categoria e de certa forma incentiva os protestos estimulando serviços de baixa qualidade.
    Ivanildo Soares 7NB FP

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  6. Jailton Santos ADM 7NA FP5 de junho de 2014 às 21:28

    Lamento por não ter tido a oportunidade de ser um beneficiado por essa instituição de ensino, o IFRN. Toda minha educação acadêmica foi estruturada em escolas públicas municipais e estaduais, das quais não tenho boas lembranças. A falta de estrutura compromete a qualidade do ensino e hoje posso afirmar que meus professores foram heróis. Cumprindo uma tarefa árdua sempre usaram as poucas ferramentas que tinham para transformar crianças em futuros cidadãos. Filho de professora, vivi a realidade do descaso do poder público com a profissão mais importante do país.

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  7. A deficiência no ensino público, tem causado ultimamente um extremo caos no rio grande do norte, por conta de greves de professores com salários atrasados e falta de benefícios, ultimamente o governo tem fechado os olhos para o lado da educação,por conta disso estudantes e professores vem buscando seus direitos trazendo manifestações e greves.
    Apesar de tudo o governo vem tentando ajeitar falhas antigas, com novos programas de ensino de bolsas em universidades privadas e tapando as falhas das redes publica, tipo “sendo esquecidas”. Embora a faculdade publica UFRN ter uns bons ensinos há uma concorrência muito elevadas para alunos de rede publicas, não tem como todos estudante de redes publicas se beneficiar na faculdade federal, por conta da deficiência de ensino fundamentais e médio na rede publicas. Bom Saber que a IFRN apesar das dificuldades é considerado uns dos melhores centro universitário do país, que hoje vem expandido em todo nordeste, infelizmente é preciso de protesto, greves e entre outros para ter atenção do governo federal para os servidores busquem seus reajuste salariais. Infelizmente a situação educacional esta gritante na sociedade.


    Rianne 7NA RF

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  8. O Brasil melhorou muito na educação comparado aos anos 80, na época poucas crianças estudavam, não podiam ir à escola, tinham que trabalhar para ajudar aos pais, as que frequentavam não tinha material o suficiente para estudar, poucos professores e péssima estrutura. Mas infelizmente o Brasil deixou de investir na educação, hoje ele tem outras prioridades e o mais importante foi deixado para trás. Professores precisam ir à luta para ter salários justos e às vezes nem conseguem. Estamos no período de copa do mundo, todos vibram, festejam, alegram-se com as vitorias no Brasil no futebol, é normal! Mas não podemos esquecer que não é disso que precisamos, pois é o investimento na educação que fará com que haja mais emprego e menos crianças nas ruas. Esse sim é o investimento que o Brasil precisa fazer hoje.

    Elaine Silva 7NA FP

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  9. O IFRN é a chave de uma grande mudança na realidade de muito municípios, tanto os de instalação dos Campus quanto dos municípios vizinhos. Hoje novos municípios estão a serem contemplados, são eles: Mossoró, Touros, São José de Mipibu, São Miguel, Jucurutu, Alexandria, Umarizal, Areia Branca e Tangará.
    As sementes estão sendo plantadas e os frutos logo logo serão colhidos, mas com toda certeza, os olhos de muitos estudantes brilham e o coração se enche de esperança ao vê que a realidade pode mudar e que a pobreza pode acabar através das oportunidade vindas da educação.
    Fui estudante do IFRN e sei o valor dele diante da educação, do apoio que dá ao aluno, do desenvolvimento intelectual, do investimento em pesquisas, em esporte, cultura, etc...

    Aluna do curso de Engenharia Civil (UNP) - 4NA - NC

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