sexta-feira, 16 de abril de 2010

Crescimento Econômico X Desenvolvimento Humano

Recentemente lendo um artigo na revista veja do senhor Gustavo Ioschpe cujo título é Brasil: a primeira potência de semiletrados?, nos leva a refletir como este país estará daqui a 30 anos com os dados que são apresentados referente a educação.Uma pesquisa de 2009 sobre alfabetização, feita pelo Instituto Paulo Montenegro, revelou que apenas 25% da população adulta brasileira é plenamente alfabetizada, ou seja só um quarto dos brasileiros conseguem ler e entender um texto.Logo, esta situação compromete o nosso crescimento econômico, nenhuma nação se tornou potência com uma população de semianalfabetos.Neste mesmo artigo,é apresentado uma pesquisa de três economistas:Gustav Ranis,Frances Stewart e Alejandro Ramirez que analisaram 76 países durante um período de 32 anos e chegaram as seguintes conclusões:Dividiram-nos de acordo com dois critérios:crescimento econômico e desenvolvimento humano (neste caso medido através de uma combinação de indicadores de educação e saúde). Segundo os economistas você pode ter duas dimensões de equilíbrio(quando o econômico e o humano são igualmente altos ou baixos) e duas de desequilíbrio (quando o econômico é alto e o humano é baixo, e vice-versa).As conclusões são extremamente interessantes. As situações de desequilíbrio tendem a durar pouco, a primeira é que se um país tem muito crescimento econômico e pouco capital humano ele tende a parar de crescer. O crescimento econômico, quando desacompanhado de evolução do lado humano, dura pouco,todos os países que tinham alto crescimento econômico e baixo capital humano no início do período, nenhum conseguiu chegar ao equilíbrio em alto nível.Todos sem exceção, terminaram o período com baixo crescimento e baixo capital humano. Os países que montaram as suas estratégias de privilegiar o lado humano em relação ao lado econômico tiveram resultados satisfatórios, um terço chegaram ao nível de alta renda e alto nível humano; um terço continuou com um lado mais desenvolvido que o outro e apenas um terço regrediu para o fim trágico do baixo crescimento e baixo capital humano.Os outros países que encontravam-se em situação de desequilíbrio negativo mais da metade continuaram na mesma posição de estagnação durante o período da pesquisa. Essas conclusões são importantes para o nosso país,precisamos privilegiar o desenvolvimento humano para que possa acompanhar o crescimento econômico se é que queremos ser uma grande potência amanhã, necessitamos urgentemente de melhorar a qualidade da nossa educação para não corremos o risco de impedir que este crescimento ocorra.Na mídia televisiva,a todo instante é apresentado várias cadeias produtivas necessitando de pessoas qualificadas para preencherem os cargos que oferecem sem encontrarem no mercado os indivíduos com a qualificação exigida. Ou mudamos a nossa forma de pensar quanto a qualidade do nosso ensino(de nada adianta formarmos incompetentes),ou seremos eternamente uma nação emergente.

7 comentários:

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  2. Pois é professor. Mas como melhorar a educação quando se privilegia apenas o ensino superior no Brasil? Como comentei anteriormente em um de seus artigos, os jovens que chegam na faculdade estão, na sua maioria, despreparados. Está na hora de investir um pouco mais em educação básica, não é mesmo?

    75% da população de brasileiros não conseguir compreender um texto? Isso é vergonhoso ao extremo!

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  3. Pois é professor, concordo plenamente com o comentario do Leo,se levarmos em conta essa vergonhosa porcentagem de apenas 25% e não fizermos nada para mula-la,logo compreendemos que futuramente diminuirá tanto o desenvolvimento quanto a economia.
    Espero que o proximo governo tome dicisivas atitudes em relação a nossa educação. Pois, como disse o Leo, o foco Educação basica está perdendo o sentido e estão enfatizando apenas o ensino superior. Que de nada adianta e como disse vc , estariamos formando pessoas despreparadas

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  4. Pois é professor, o Brasil é um país tão interessante né.. Até nisso somos diferentes, um país emergente, em pleno desenvolvimento, faltando capital intelectual, muitas vezes tendo que importar pessoas. Que paradoxo!! Imagine: Um brasil sendo potencia mundial mantendo uma população semi letrada. Isso é até difícil de se imaginar. Seria cômico se não fosse trágico...

    Diego Henrique -Administração 3NA RF

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  5. Artigo muito interessante, realmente se continuarmos com esses dados, a situação brasileira irá continuar com índices ainda desagradaveis no setor educacional e, infelizmnete isso ainda é uma pedra no nosso caminho.

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  6. Bem professor, todos estamos em acordo com o fato que a educação básica deve passar por uma mudança radical, entretanto temos que começar a pensar que quem coloca os governantes no poder somos nós, então vamos aproveitar essa época de eleição e refletir em quem vamos votar, tirar aqueles que só dão assitêncialismo e colocar alguém que realmente trabalhe. Assim poderemos pelo menos tentar mudar nossa situação.

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  7. olá professor .estou no 1º periodo em administração .. e tenho um seminário para apresentar que tem como o titulo " capital humano como fator de desenvolvimento e crescimento economico " .. o senhor pode me ajudar me dando alguns macetes..?

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