sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Mulher

Se perguntassem-me o que mais admiro e amo nesta vida, não teria dúvida em responder: A mulher. Essa minha confissão não limita-se simplesmente ao prazer que ela nos proporciona e sim na sua capacidade de dar a nós homens, a sensação de nos sentirmos vivos, felizes e amparados no transcorrer da nossa existência. O papel da mulher apartir da década de 1960 do século passado evoluiu tanto, que dificilmente seriamos capazes de delimitar a sua área de atuação nos dias atuais.No Brasil, onde são maioria e representam 51% da nossa população, visualizamos um quadro onde segundo informações são mais estudiosas. Como educador universitário a muitos anos, observo um número cada vez mais crescente de mulheres em cursos que antes era de predominância dos homens, participam cada vez mais na organização da sociedade civil e representam uma força de trabalho significativa na nossa economia.Infelizmente ainda observamos por parte dos homens uma visão arcaica, ultrapassada pelos seus questionamentos,tem homens que não aceita a companheira ganhar melhor que ele, sente ciúme, ao mesmo tempo é inadimissível as organizações ainda hoje praticarem remunerações diferenciadas nas atividades profissionais que desempenham. Acredito que seja fruto de uma sociedade machista ou das transferências culturais da própria família, onde o pai até pouco tempo era a figura principal e a mulher , a secundária.Fico horrorizado quando constato tanta brutalidade, indiferença e descaso aos vários papéis que desempenham, tais como: mãe, mulher, dona de casa e trabalhadora.É bom salientar que mesmo aquelas que se dedicam só as atividades do lar, exercem uma função de extrema importância, e pior, não há ganho financeiro, não é valorizado, não tem fim, é por demais cansativo e tem que ser feito. É notável o avanço das políticas públicas em nosso país, voltadas para proteger e dar dignidade ao seu exercício de cidadania, como exemplo podemos citar a lei Maria da Penha, que tem proporcionado as mulheres uma maior segurança nos seus relacionamentos com os homens. Só resta a nós,agradecermos tamanho conforto visual que nos proporciona todo dia a onde estiverem e fazermos uma revisão dos nossos valores em relação a elas e ao mesmo tempo solidarizarmos com o criador pela sua capacidade inventiva de ter nos oferecido para conviver e compartilhar com as nossas vidas o que há de melhor neste mundo, a mulher.

12 comentários:

  1. De acordo com todo este processo de modificaçoes sofridas nestas ultimas decadas,vemos o avanço que as mulheres tiveram desempenhando funçoes que ate pouco tempo eram exclusividade dos homens, por isso parabenizo a todas as mulheres que vem conquistando este espaço.

    ResponderExcluir
  2. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de atenas, vivem pros seus maridos, orgulho e raça de atenas, qnd amadas se perfumar, qnd fustigadas nao choram, se ajoelaham imploram,Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de atenas. Qnd eles se entopem de vinho, constumam procurar o carinho de outras falenas, mas no fim da noite aos pedaços, quase sempre voltam pros braços de suas pequenas, Helenas.

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não comentar esse artigo...rsrs... Adorei a posição do professor quanto a sociedade antiga e a nossa sociedade hoje. Se tudo evoluiu, cabe a nós mulheres evoluirmos, e aos que miram-se em outras culturas, será bem vindo lá (acho!). Portanto, mulheres e também homens, vamos continuar trabalhando para melhorar nossas vidas, já que está difícil melhorar o país!

    ResponderExcluir
  4. Mas hoje as mulheres já conquistaram uma certa igualdade entre os homens, (claro, a luta continua!) sobretudo no mundo do trabalho assumindo posições de destaque e de direção de empresas. O "sexo frágil" demonstra poder superar qualquer obstáculo e preconceito, basta olhar ao redor para vê-las no Exército ou ainda como presidentes de alguns países. Enquanto as mulheres escalam o poder, os homens estão assumindo posições mais "caseiras", digamos assim, se responsabilizando muitas vezes pelos filhos e pela casa, coisas que já não são mais típicas de uma mulher. O equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é muito difícil de se conseguir e é uma coisa que todos, principalmente, a mulher está sempre buscando.

    Angela Mesquita
    3 MA-FP

    ResponderExcluir
  5. Ainda precisamos acabar com os pensamentos machistas, que até mesmo algumas mulheres possuiem. Pois quem educa os homens somos nós, e se eles são machistas é po que foi passado para ele essa cultura arcaica. Cabe n´s mulheres acreditarmos mais na nossa capacidade e não desistir em frente aos desafios, assim nossos filhos irão perceber que podemos ser simbolo de heroismo como o pai e depois como adultos nos respeitar...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse artigo e concordo principalmente com o que o prof. disse com relação as mulheres que são donas de casa e não recebem remuneração por isso. Apesar de estarmos conquistando o mercado aos poucos, acredito que esta caminhada só está começando.

    ADM/FP 2MA

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns Profº Marcos Alves, o senhor é um dos poucos que reconhece os direitos da mulher perante a sociedade. Gostei muito desse artigo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei...muito bom mesmo,aqui vc mostra o verdadeiro valor que a mulher tem e deveria ter.Obrigada...

    ADM/2NA

    ResponderExcluir
  9. É uma pena que em pleno século XXI ainda precisamos ressaltar e enfatizar tanto a importância da mulher. Qualidades que eram para serem admiradas como as dos homens e não lembradas, vistas como um favor feito à sociedade.

    Larissa Fagundes, aluna da 3na na UnP.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, pois creio que mulheres sao como dádiva divina, e que conciliar tantos papeis nao é facil, pois temos uma vida cotidiana atribulada. Costumo dizer que ha mulheres que parecem elasticas, que conseguem ao mesmo tempo exercer a funcao de profissinal, mae, dona de casa, esposa, amiga, e ainda tem que esta sempre prontas e lindas...Quanto ao papel economico que assumimos na sociedade, isso é realemente inegavel, embora ainda se enfrente muito preconceito, sendo assim devemos formar as futuras geracoes ( nossos filhos ) a serem homens com mais respeito a figura feminina, e a quebrarem velhos paradigmas do universo masculino antes entao intransponivel as mulheres.

    Mikarla Ramos ADM RF 2NA

    ResponderExcluir
  11. Nós mulheres estamos cada vez conquistando mais espaço no meio empresarial, existem até funções que são melhor exercidas por mulheres por sermos muito detalhitas e perfeccionistas. Muito me alegra o avanço da legislação brasileira no tocante à proteção dos nossos direitos, acredito que não devemos tratar a todos igualmente, mas tentar individualizar ações, no sentido de tratar os iguais de forma igual e os diferentes de forma diferente, mas sempre com muito respeito. Tenho certeza que a mulher não deseja tomar o lugar dos homens, como alguns acreditam e temem, queremos apenas conquistar o nosso próprio espaço e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Belo artigo Professor. O Sr mostrou o crescimento da mulher e toda a sua evolução. O sol nasceu para todos, não só para os homens, é uma pena que nem todos os homens pensem assim como o Sr.

    Laura Medeiros

    ResponderExcluir