sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Missão de Bens e Serviços

Esta missão tem como foco prover serviços de qualidade para os cidadãos com o menor nível de tributos e endividamento. Para que isto ocorra, exige-se que o Estado seja submetido a limitações constitucionais,que o obriguem a ser eficiente ao realizar seus serviços e mantenha uma relação amigável com o setor privado em áreas que atuam conjuntamente. Ao Estado cabe produzir bens públicos (segurança, saúde, justiça, educação , manter a estabilidade do valor da moeda, aumentar cada vez mais a igualdade de oportunidades e principalmente estimular a poupança interna e direcioná-la na construção de uma logística que integre todo o país). Com o crescimento da riqueza interna, espera-se que a qualidade de vida das pessoas melhore em vários campos como: educação, esporte, infância, juventude, saúde, lazer, relações humanas, religião, segurança, sexualidade,terceira idade, trabalho e acessibilidade. Como sabemos a qualidade de vida de milhões de brasileiro está longe de ser atendida, embora nos últimos anos constate-se uma significatica ascenção de muitos brasileiros a compor uma nova classe social que o permite ter acesso a um conjunto de bens e serviços fruto do progresso que aqui se estabeleceu. É papel fundamental das políticas públicas proporcionar cada vez mais a melhoria do bem estar das pessoas, afinal elegemos um conjunto de políticos seja no poder legislativo e executivo, nas três esferas de governo na esperança que isto ocorra. A miséria que ainda persiste em nosso país é fruto de um sistema perverso de distribuição, que tem no seu seio a mentalidade escravagista que ainda permeia na mente de muitas pessoas que formam a nossa elite produtiva. Parece-me uma tara, a perpetuação de muitos com pouco e poucos com muito, essa imperfeição só será corrigida com o tempo, quando a educação que da sinais de universalização seja realmente implantada em nosso território e novas regras com certeza serão estabelecidas entre capital e trabalho. Caso contrário,estaremos criando um mundo de incertezas e com riscos explosivos para as futuras gerações, onde viver é perigoso como nos ensinou o grande Guimarães Rosa

2 comentários:

  1. Ainda enxergo a relação Estado e eficiência muito longe do ideal. A burocracia é má utilizada, a distribuição de renda é péssima, impostos altos sem o devido retorno... Em fim, aprendemos a viver nas situações de turbulência. Dizem até que o Brasil é o pais que se dá bem com crises !!
    Tendo em vista nosso futuro, creio que aos poucos resolucionaremos esses problemas !!!

    Diego Henrique

    ResponderExcluir
  2. Realmente a missão de bens e serviços no nosso país deixa muito a desejar, principalmente a educação, a qual dá direito às pessoas de competirem com igualdade por um emprego melhor, por um salário melhor, para um desenvolvimento social e uma vida digna. A "educação", é a principal arma para combater às desigualdades existentes no nosso país. Sendo assim vou concordar com o Diego quando diz que a "eficiência do estado está muito longe do ideal."

    ResponderExcluir