sábado, 17 de março de 2012

Avançar

Uma nação para desenvolver-se necessita de altos níveis de investimento e poupança e buscar de forma continuada aumentos de produtividade. Precisamos de um planejamento de longo prazo que defina claramente aonde queremos chegar, ao mesmo tempo escolher o melhor caminho para alcançá-la através de uma análise exaustiva (estratégia), mas que garanta a sua execução, medindo, avaliando e controlando até a sua conclusão. Com a conquista da democracia e da estabilidade econômica passa a ser prática o uso do planejamento de longo prazo na maioria das empresas brasileiras, nas famílias e até no governo (embora apresente deficiências). O sistema econômico brasileiro nos últimos anos em alguns momentos da sinais de vitalidade, estimula o consumo, juros caem, a inflação diminui, reduz desemprego e a produção é estimulada. Mas rapidamente volta a inflação, os preços aumentam e o governo é chamado para aumentar juros e novamente o nosso crescimento fica comprometido. Pergunto, qual a razão desse vai e vem, que tem torturado, tanto os brasileiros nesses últimos anos? Fruto do baixo nível de investimento no nosso parque industrial que não se modernizou e não tem condições de abastecer o mercado interno, aqui a produção corre atrás do consumo, a uma clara defasagem entre a oferta e a demanda criando as condições de aumentos continuados nos preços nos períodos de crescimento econômico.Falta crédito para financiamento, aqui só existe o BNDES, como fonte de financiamento de longo prazo para a atividade industrial. Necessitamos de mais crédito e juros que estimule o investimento, só assim a economia brasileira seguira um curso estável e duradouro. Uma nação, empresas e pessoas necessita de um ambiente interno positivo, com uma política macroeconomica estável, uma política tributária justa, um custo do capital aceitável, um mercado de capitais cada vez mais estimulado e o empreendedorismo prestigiado.O nosso país, nos últimos anos tem apresentado superavit na balança comercial (agradeça a china),é possuidor de uma doença crônica que vem de muitos anos que é ser possuidor de um deficit orçamentário que é um dos fatores para termos um juros tão elevado e com as melhorias conquistadas nos últimos anos é uma economia que tem condições de crescer, aprova é tanta que aqui os investimentos supera a poupança que sinaliza expansão. Precisamos gerar empregos, como forma de melhorar o nível de vida dos brasileiros, estimular o consumo,ampliar o crédito, desonerar a produção e estimular cada vez mais o nosso mercado interno. O nosso país apresenta excelentes oportunidades de negócios, precisamos isto sim, de um planejamento de longo prazo, que nos conduza para maximizar as nossas potencialidades e minimizar as nossas fraquezas, ampliando novas oportunidades e eliminando com segurança as ameaças que venham comprometer o nosso tão sonhado desenvolvimento.

10 comentários:

  1. Juliana Cândida Gonçalves - 3NB e 7NB - UnP FP18 de março de 2012 às 12:50

    Já avançamos muito nos últimos anos. Com a oferta maior de produtos e serviços temos tido maior acesso a muitos itens de nosso desejo que antes nos pareciam inalcançáveis. Mas, como o próprio professor nos diz, mal começamos a crescer e logo temos que parar, estacionar por uma ausência de qualidade em nossa administração pública.
    Se os governos pensassem como as empresas, certamente nossa evolução seria muito mais acelerada.
    Falta-nos organização, planejamento e, sobretudo, qualificação daqueles que nos gerem, os quais elegemos de quatro em quatro anos.
    Se para ser um deputado, por exemplo, o indivíduo tivesse como pré requisito para ocupar o cargo alguma formação acadêmica, certamente haveria mais inteligência no poder. De nada adianta sermos governados por semi analfabetos ou analfabetos de pai e mãe. No final das contas os palhaços somos nós.
    Mostramos ser tão capazes em por idiotas no poder só para mostrar que temos este poder de decisão, mas em contra partida não utilizamos isto para eleger apenas aqueles que, de longe, poderiam nos valorizar e nos respeitar. Cabe a nós exigir que, mesmo aquele analfabeto recentemente eleito, faça alguma coisa por nós.
    Estudamos metade de nossas vidas para nos qualificar, enquanto, com apenas um gesto apertando um mísero botão de confirma, temos que nos rebaixar por longos 4 anos a uma administração medíocre como a que temos hoje, por exemplo, em nossa cidade.
    Infelizmente, a massa de eleitores não tem a mínima noção do quanto custa a venda de seu voto.
    O vai e vem só se acabará quando começarmos a agir, exigir e aprender a votar. Simples assim!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que foi dito pela colega acima.Mas, para que essa mudança de mentalidade aconteça,é necessário educação.Como quem está no poder, não tem o menor interesse de ver o povo consciente,sob pena de perder a "boquinha",vamos ter que conviver com esse atraso por um longo tempo ainda.o Brasil é um país rico e abençoado por Deus,com tudo para ser uma nação desenvolvida,mas que tem em sua origem,o seu maior problema.

    ResponderExcluir
  3. desculpe professor mas essa instabilidade citada pelo senhor nos atingi a decadas eu particulamente não acredito que os nossos governantes consigam mudar essa historia. Existe no nosso meio um individualismo absurdo, apenas em beneficio propio.desculpe meu desabafo mas fica dificil o querer mudar sem a ação do mudar...sucesso....

    ResponderExcluir
  4. Além de enfatizar a análise swot professor, o país precisa de pessoas que consigam realmente tirar esse planejamento do papel. Sendo que para isso tem ter um segredo, ele deve ser portador do CHA. CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE. Essa é uma descrição de um de nossos professores que fala que para que as empresas se desenvolvam elas precisam de profissionais com essas caracterisitcas. Só que eu acrescento mais uma coisa que hoje é raro encontrar no meio político, tal onde existe os profissionais escolhidos pela população para representá-la: É a HONESTIDADE. Sou positivo em analisar o cenário vivido hoje pelo país, sabemos que precisamos melhorar, mas o avanço já é perceptivel.

    ResponderExcluir
  5. Pela necessidade de um planejamento a longo prazo, evitando sobressaltos e desatinos, tem que haver um pacto munido de caráter federativo e que atende às aspirações de todo o setor produtivo e não aos acordos políticos com os PACs da vida. A ferramenta para esse planejamento é sabido por todos e cantado em quatros campos; planejar é fácil, difícil é executar, existe muito empecilhos, por sermos imediatistas. Por isso, temos altos e baixos na nossa economia, já, fala-se em desindustrialização, devido à invasão dos importados em detrimentos aos manufaturados brasileiros, que perdem competitividade. Embora , a economia esteja em expansão , graças a exportação dos comodittes, o governo não faz o dever de casa, déficit orçamentário, juros altos, dólar barato,falta de crédito para a produção. Atualmente, nossos políticos ficam discutindo se vai ter birita ou não nos jogos da Copa do Mundo 2014, pois, temos assuntos mais importantes a ser discutido. Enfim, isso é Brasil. Que Deus nos acuda! Prof Marcos ECI 4VA

    ResponderExcluir
  6. Sei não professor, como o Sr. mesmo diz em sala de aula, isso é coisa pra 300 anos :(
    Tem que mudar a base, modificar os pilares que sustentam nossa política, renovar a CF e acabar com os abusos políticos desse País.
    Todos sabem o que precisa ser feito, mas poucos sabem como fazer, e alguns desses não fazem porque não serão beneficiados com isso e acabam impedindo que os demais o façam.
    Divido com o Sr. a utopia de ver esse país desenvolvido, com meus próprios olhos.

    ResponderExcluir
  7. REALMENTE A SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS É ESSA PROFFESSOR, HÁ UMA FALTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO A LONGO PRAZO, POIS PASSAMOS POR UM TEMPO DE INSTABILIDADE.O GOVERNO FEDERAL FICA NESSE VAI E VEM DE BAIXAR JUROS E SUBIR.O QUE NÓS PRECISAMOS É DE JUROS MENORES, POIS FIZ UMA PESQUISA E FIQUEI CHOCADO COM O RESULTADO.O BRASIL ESTÁ NO TOPO COMO O MELHOR PAGADOR DE JUROS REAIS DO MUNDO.ISSO É UMA VERGONHA!

    ResponderExcluir
  8. Este quadro é fruto de anos de alienação, temos uma nação que perdeu sua atitude, que não valoriza o seu direito de escolha, o seu direito ao voto. Escolhemos nossos líderes sem pensar, não é feito nenhum acompanhamento, votamos em pessoas desqualificadas e sem compromisso para depois como se não tivéssemos culpa alguma chorarmos sobre os cacos de uma taça que nós mesmos quebramos.
    Pode-se dizer que a situação econômica em nosso país alcançou muitos avanços, porém ainda está distante do ideal, mas para isso a primeira atitude ao meu ver deve partir de nós, escolhendo bons líderes e não nos calarmos diante de situações onde o que é nosso por direito é negado, emprego, saúde, educação e segurança.

    ResponderExcluir
  9. Essa oscilação na economia afeta diretamente às relações internacionais com os investidores onde o grau de confiabilidade diminue ao detectar um país de economia instável. Portanto, concordo com o Senhor, avançar é preciso para alcançar o tão desejado futuro desenvolvido. 3nB FP

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Rafael. É preciso que haja uma certa importância com relação ao nosso planejamento econômico do Brasil. Uma boa base financeira (econômica brasileira)no futuro trara frutos positivos para nos e sairmos desse frustrante acaso e chegarmos ao desenvolvimento concreto da nosso tão sonhado desenvolvimento! Paulo Eduardo 3MA-FP

    ResponderExcluir