domingo, 8 de abril de 2012

Mobilidade

Atualmente não existe maior aventura que se submeter diariamente ao sistema viário da cidade do Natal. Em determinados horários, a situação torna-se insuportável nas principais avenidas. Observa-se que o número de veículos que circula aumentou consideravelmente, em razão da política econômica atual que aumentou o rendimento do trabalhador brasileiro ." Combate a inflação, preço dos automóveis e dos combustíveis estáveis,  melhoria no nível de escolaridade, redução da informalidade e programas sociais direcionados para as camadas de renda mais baixa".Em determinadas avenidas, como a Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, Engenheiro Roberto Freire e Bernardo Vieira, em horários de pique é um verdadeiro inferno. As pessoas ficam irritadas, nervosas e as perdas humanas e materiais batem recordes. A atual política de sinalização, adotada pelos órgãos competentes, já não resolve o problema. As sinalizações verticais, horizontais e semafóricas são insuficientes para disciplinar os usuários. É chegada a hora de uma intervenção mais arrojada para comportar o tráfego do transporte individual e coletivo.Além disso, a falta da educação no trânsito, tanto dos pedestres como dos motoristas é gritante, necessitando de uma política de educação que se inicie nos colégios(públicos e privados) esclarecendo aos jovens dos riscos e das necessidades de cumprimento das leis e aos adultos só resta punir com severidade.Para os usuários que utilizam o sistema de transporte coletivo, os deslocamentos (trabalhadores e estudantes) tem sido há anos muito desgastantes, cansados pelo imenso tempo gasto nas viagens, criando mais um sofrimento no seu dia a dia.Até quando continuaremos com está farsa, negando aqueles que realmente impulsiona a nação o direito de terem acesso aos frutos do progresso e do consumo, objetivo de qualquer economia que através dos procedimentos distributivo, busca manter um equilíbrio internamente. Cabe aos planejadores urbanos apresentarem a sociedade um projeto que a médio prazo consiga reverter este caótico processo de metropolização pelo qual passa esta cidade ( A Copa do Mundo está chegando e o projeto de mobilidade ainda não começou).Nenhum país do mundo possui um povo tão alegre, criativo e trabalhador como o nosso.O país é rico, com áreas desenvolvidas e ao mesmo tempo injusto, negando todos os dias o acesso a saúde, educação, transporte, lazer, alimentação e trabalho bem remunerado dentre outras coisas, justamente aos que todos os dias dão sua contribuição, honesta e sem trapaça, a nação brasileira.

7 comentários:

  1. atualmente no estado de RN tivemos um aumento da frota de 7 vezes mais do que a propria população , como isso nossos governates esqueceram de ampliar a malia viaria muncipal da cidade do Natal, que leva ao caos total na mobilidade , precisamos de grandes obras de mobilidade urbana em nossa cidade o mais rapido possivel , precisamos aliviar o fluxo do transporte urbano com qualidade ao usuario para estimular o cidadão a deixar seu carro na garagem, a construção de corredores exclusivos seria uma boa alternativa , esse sistema funciona muito bem nas cidades de Curitiba , São Paulo onde chamamos de trolebus , esses onibus com grande capacidade de transportar até 250 pessoas por viagem, em corredores exclusivos assim diminuido numeros de veiculos ,menos poluição na atmosfera ,
    e tambem sem falar na industria da multa que rola solta em cidades (incluisive aqui em Natal ) .
    hoje temos uma frota de 862.335 veiculos no estado do RN.
    outro grande problema é onde estacionar essa quantidade toda de veiculos se não temos vias imagine os bolsoes de estacionamentos , se nada for feito em um futuro proximo vamos ter Natal como uma grande Marginal Tiete ( SP) vamos ficar por horas dentro de nossos veiculos imobilizados .

    Rodrigo Temporim 3na fp

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  2. Conscientização das autoridades responsáveis é o necessário, esta na hora de nós cidadãos deixarmos o comodismo de lado e por isso sermos fadados a longos 4 anos de indiferença das autoridades. É um incômodo ter que utilizar o trânsito em Natal para quaisquer fins, sem falar na pavimentação das ruas e avenidas que por sinal estão em péssimo estado. Outrossim, os motoristas se quer lembram que no fim todos somos pedestres.
    Diante do exposto, solução é mais que desejada é precisa já! 3nb FP

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  3. realmente estar muito complicado andar de carro em na nossa capital duvido tambem que o problema se resolva daqui para 2014 os nosso politicos estam mais preocupados com os enteresses deles, são poucos que realmente estão precupados em consegui arrumar uma solução viavio,e mesmo assim bem como o sr. 'já falou a população também não ajuda,e ainda mais esse ano que é ano de eleição é que os nosso politicos estão mais preocupados com as suas reeleição do que com os problema da população, essa é minha opinião infelizmente não vejo muito saida não.

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  4. é necessário haver no minimo respeito aos cidadãos que enfrentam uma rotina exaustiva, trabalho e estudos e ainda precisam ter um espaço reservado para esta com a família. A verdade é que a mobilidade hoje em natal esta um caus, proporcionando aos usuários momentos de muita irritação e desconforto, aguardamos as tão sonhadas melhorias que não chegam, mais somos brasileiros e não desistimos nunca...

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  5. Juliana Cândida Gonçalves - UnP - 3NB e 7NB FP.15 de abril de 2012 às 14:57

    Professor Marcos Alves,
    Entendo perfeitamente a sua colocação em relação a mobilidade desta cidade, sobretudo a péssima qualidade do nosso transporte coletivo. Além da demora nas viagens, do alto custo da passagem, do perigo de assaltos e a má qualidade da frota que atualmente roda na cidade, pasme, os ônibus são repletos de baratas. Quando estamos em um trânsito lento como o das 17hs ali na Hermes da Fonseca até chegar ao Midway, as baratinhas simpáticas aparecem e começam a socializar conosco, passageiros. Sendo isto uma total falta de respeito ao usuário que paga o altíssimo custo de R$2,20 por uma passagem de ônibus.
    Há até quem diga que a este custo deveria ter nos transportes internet Wi-fi e ar condicionado, não duvido disto.
    Como se não bastasse, logo que comecei a cursar Administração em 2009, percebi o tempo que se perde não só no percurso, mas também na espera pelo transporte. O meu bairro é deficiente neste quesito e chego a esperar de 40min a 1 hora pelo transporte. Junte esta uma hora aos 30 à 40min de percurso, isto depois das 22hs da noite, e terei perdido boa parte do meu tempo disponível no trânsito. Mas, ainda estou em uma situação confortável, porque ao menos não anda lotado. Fora isto, é humilhante para os idosos dependerem também deste serviço. Além do descaso que os motoristas de Natal tem por estas pessoas, ainda tem o desrespeito daqueles que ocupam suas vagas nos ônibus ignorando a presença dos mesmos nas viagens. Como se não fossem envelhecer um dia...
    Educação básica e de qualidade resolveria boa parte de todos os problemas que temos. Arriscar passar numa faixa, mesmo com o sinal fechado nesta cidade, é sinônimo de homicídio, já faz muito tempo que virou carnificina, o que é vergonhoso. Veículos usados como arma de destruição em massa a gente só vê por aqui.
    Então, só consigo pensar que esta população tem apenas aquilo que faz por merecer. Se chegar o dia em que decidirmos que tudo isto deva mudar, faremos por onde, brigaremos e seremos ouvidos. Como ocorreu no protesto amplamente divulgado nas redes sociais pela baixa nos preços dos combustíveis. Se nunca reclamarmos jamais teremos este quadro alterado e continuaremos a perder tempo, vidas e dinheiro neste trânsito maravilhoso de Natal, para não dizer do Brasil.

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  6. Mobilidade em Natal é ter um bote em casa para sair nos dias de chuva :)
    Acho que todo mundo espera um milagre ou algo parecido, o que não vai acontecer. Não é só um problema de Natal, vejamos São Paulo ou Rio de Janeiro pra chorar de raiva no transito. Cobrar uma solução milagrosa dos políticos é fácil, difícil é deixar o carro em casa e ir de ônibus pro trabalho ou pra escola. Deve haver um trabalho conjunto entre poder público e sociedade, através de muita pesquisa de necessidade, estudo de viabilidade e muito, mas muito planejamento.
    É óbvio que precisamos melhorar o sistema de transporte de massa, mas um metro não fica pronto em pouco tempo e nem a baixo custo. Trens de superfície necessitam de muito espaço físico para instalação das linhas e estações. Atualmente temos um sistema de trens subutilizado porque não atende a demanda de deslocamento da população pois não consegue ligar os grandes centros comerciais as áreas residenciais.
    Em Porto Alegre desde criança eu via uma proposta futurista que até hoje acredito que possa ser uma solução estratégica para os grandes centros urbanos, o Aerotrem ou AeroBus é um sistema de trilhos suspensos que pode ser instalado acima das grandes avenidas utilizando o canteiro central como sustentação através de pilastras. Além de aproveitar o máximo de espaço sem tirar o lugar dos automóveis, o aerotrem é bonito, rápido e elétrico. Infelizmente por questões de falta de planejamento e interesses políticos o aerotrem de Porto Alegre hoje funciona apenas como atrativo turístico.
    Se planejar a coisa anda, mas não adianta ficar só reclamando, precisamos das soluções. Um semáforo e dois viadutos não resolverão o problema de mobilidade de cidade alguma.

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  7. Ana Cibele da C. Silva10 de junho de 2014 às 08:51

    Dois anos se passaram e estamos às vésperas da estreia da copa do mundo, o que mudou? Sinceramente em minha opinião praticamente nada. As avenidas mencionadas pelo professor Marcos Alves neste artigo sobre mobilidade, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, Engenheiro Roberto Freire e Bernardo Vieira, algumas delas sofreram mínimas modificações e outras nem isso; gostaria de incluir a lista mais dois nomes, Capitão Mor Gouveia e Romualdo Galvão, antes as avenidas citadas eram intransitáveis apenas em horários de “pico”, hoje, isso não existe mais, o horário de “pico” e praticamente integral, em todos os momentos do dia nos deparamos com um trânsito caótico e estressante.
    Os condutores e pedestres estão cada vez mais mal educados e sem tolerância no trânsito de Natal, não há respeito. Simples sinalizações, como uma seta ou um alerta não são utilizados, a quantidade de colisões é impressionante, principalmente acidentes envolvendo motoqueiros; as estatísticas da SAMU e do nosso único hospital de urgência e emergência público do estado, são alarmantes. Tudo isso se deve além da falta de educação, a falta de responsabilidade das autoridades responsáveis em relação à mobilidade urbana da nossa cidade. Uma campanha começou a ser veiculada chamada “trânsito gentil”, porém não se percebeu uma repercussão em relação à mesma, inclusive nem a ouvimos mais nos meios de comunicação. O que vejo são condutores, causando acidentes como o que ocorreu no cruzamento da Avenida Bernardo Vieira, onde uma senhora perdeu a vida e o condutor ficou praticamente impune.
    Contudo, além do trânsito estressante, o que podemos falar das mudanças realizadas no nosso sistema de transporte coletivo, como vamos receber tantos turistas com a insegurança que se alastrou nesse sistema. Nos usuários, andamos assustados, pois ao embarcarmos em um coletivo, estamos à mercê dos assaltantes e da sua violência. E por que não mencionar em seus trajetos, engarrafamentos enormes agora sem dia e sem horário, tornando o nosso dia mais cansativo e estressante.
    A copa chegou e junto com ela vai embora nossa esperança de que as 11 obras programadas que iriam melhorar a mobilidade da nossa cidade fossem concluídas. São tantas as obras inacabadas e algumas nem iniciadas. Para não dizer que nada foi entregue, na manhã de ontem (09/06/2014) foi inaugurado o Complexo viário Dom Eugênio de Araújo Sales, o mesmo foi inaugurado, porém, apenas uma parte foi liberada para uso da população. Obras importantes ainda não foram entregues como: a reestruturação Geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, Complexo Viário da Urbana, a reestruturação da Avenida Senador Salgado Filho, as vias de acesso ao aeroporto de São Gonçalo entre outras.
    Enfim, eram em torno de 11 obras, que iriam reestruturar a cidade em relação a sua mobilidade urbana, que tiveram inicio em fevereiro de 2012 e até o momento não foram concluídas ou até mesmo iniciadas. O mais triste meus caros, é que boa parte dos recursos já foram entregues aos nossos governantes, a copa, daqui alguns dias vai acabar e nossas obras iram continuar como estão iniciadas e inacabadas. Porém, temos como reverter este quadro ou pelo menos tentar, outubro esta chegando e junto com ele as eleições e novas promessas, vamos analisar nossos candidatos, basta de sofrimento, neste país dispomos da democracia e então vamos usa-la. Mudança já.

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