domingo, 21 de outubro de 2012

Novo Mundo

A passagem do século XX para o século XXI está marcado por três processos que são: revolução da tecnologia da informação,crise econômica do capitalismo e socialismo e o surgimento de movimentos sociais e culturais (direitos humanos, feminismo e ambientalismo), que fizeram surgir uma nova estrutura social dominante, a sociedade em rede, uma nova economia, a economia informacional global e uma nova cultura, a cultura da virtualidade real.A sociedade em rede, como qualquer outra estrutura social, também apresenta contradições, conflito sociais e desafios de estar sempre buscando alternativas em sua organização. Neste mundo das transformações que estamos vivenciando nunca o homem tinha atingindo uma capacidade produtiva tão elevada como agora, mediante o poder da mente.Penso logo produzo. A mudança está em cada emprego, cada setor, cada serviço e em todas as organizações.Criamos constantemente novos mercados para novos produtos e serviços e realidades políticas e econômicas novas para nos adaptarmos a esse mundo dinâmico, evolutivo e instável que estamos inseridos. Neste novo mundo a qualificação profissional é mais exigente, as pessoas precisam entender que não podem mais parar de estudar é uma condição de sobrevivência. Este novo mundo que inventamos pode nos levar a melhorar ou piorar o nosso destino dependerá da nossa capacidade de como a humanidade reagirá a ele. O senhor Julius Genachowski,  presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos afirmou:" O impacto da banda larga no progresso da humanidade será muito mais revolucionário neste século XXI do que foi o do carvão, do petróleo e da eletricidade nos séculos anteriores. Ela funciona como verdadeira estrada da informação e do conhecimento, levando a cada ser humano a internet e todas as demais formas de comunicação, com enorme impacto sobre a economia, a prosperidade global e até mesmo sobre a promoção e a manutenção da paz mundial". Chego a conclusão que não existe nada que não possa ser mudado por ação social consciente e intencional, munido de informação e apoiada em legitimada.Se todas as pessoas forem esclarecidas, atuantes e terem o poder de se comunicarem com o mundo,  se as empresas públicas ou privadas assumirem suas responsabilidades sociais,  se os políticos tomarem consciência da importância da democracia, se a humanidade universalizar a solidariedade da espécie em todo o mundo, vivendo em harmonia com a natureza e buscando a paz em nosso interior baseado por uma decisão bem informada, consciente e compartilhada, então, talvez, finalmente possamos ser capazes de viver, amar e ser amados. 

5 comentários:

  1. Fico muito grato de ler assuntos tão bem esclarecidos em textos muito elaborados.

    Meu colega Marcos Ales, fico até sem palavras para comentar algo, pois as minhas palavras não estão nem perto do seu conhecimento, MAS COMO VOCÊ ME ENSINOU QUE TUDO É UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E AOS POUCOS VAMOS GANHANDO "KNOW HOW" (ESSA PALAVRA FOI VOCÊ QUE ME ENSINOU),vou fazer meu simples comentário.

    Uma vez assistindo um algum programa a noite, escutei um Professor falar que não estamos vivendo nem 30% do vai acontecer ou ser criado, então penso que no mundo atual de transformações temos que está preparado para qualquer mudanças que aconteça, e em vez de estarmos reclamando ou sendo contrários a essas mudanças, devemos enfrenta lás de uma forma inteligente sem agredir ou ficar de braços cruzados. E o principal é podemos utilizar tudo o que acontece de bom para criar pessoas educadas e ricas (espero que entendam o sentido), cada qual com a sua responsabilidade e fazendo o melhor.

    João Lucas Lemos - 5MA - FP

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo professor, me sinto honrada em ter acesso, a textos tão ricos em conhecimentos, provenientes de uma sabedoria infinita, penso que, na era em que nos localizamos, nos contradizemos muitas vezes,nós buscamos a felicidade por caminhos errados, na minha opinião a humanidade já se encontra manipulada pela mídia, pela tecnologia,pela rotina demasiadamente feroz,não adianta planejarmos mudanças, e seguir por caminhos tortos, temos muito medo do futuro, mas já estamos pressionados por ele, e esse método de preparar as pessoas para as ditas ''mudanças'' só está atrapalhando a essência do ser humano, pois estamos tão manipulados por um futuro incerto, que nos tornamos lacaios de um sistema falido, e assim não teremos a inexorável capacidade para vivermos livres, amar verdadeiramente, e sermos amados com eloquência.Isso me amedronta, me induz a pensar, que chegaremos ao caos, através dessas mudanças.

    Dayse Mayara Eleutério. Relações Internacionais
    TURMA:2 MA

    ResponderExcluir
  3. Caro professor, me sinto muito prestgiado em ser seu aluno e ter acesso aos seus textos ricos em conhecimentos, fortalecendo assim cada dia mais meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiramente o mundo mudou, vivemos a era da globalização,hoje em dia quem sai de casa sem o seu smartphone, sente-se como se estivesse até sem roupa, é impressionante,como essa tecnologia mudou toda a humanidade, me recordo do meu querido e já falecido que quando mostrei o celular a ele pela primeira vez ele disse que era uma chuva passageira, e hoje não podemos mais voltar atrás, ninguém mais quer viver como antigamente.Hoje em dia se você não se aperfeiçoar estará totalmente obsoleto para esse novo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Estamos em busca da perfeição, de um mundo melhor e pelo que estou vendo não estará tão distante, a internet tem contribuido muito pra isso, pois mais pessoas estão tendo acesso a educação e outra infinidades de funções que ela possui. E que venha o MUNDO NOVO!

    ResponderExcluir