domingo, 25 de novembro de 2012

Reflexão

Nunca a humanidade evolui tanto os seus conhecimentos em todas as áreas do saber como a atual. A sociedade a cada dia se defronta com uma série de novidades que torna o desenvolvimento de suas tarefas fáceis, rápidas e mais confiáveis. O avanço tecnológico tem proporcionado materializar um conjunto de produtos e serviços que até pouco tempo achávamos impossível de acontecer.Ao mesmo tempo, visualizamos um contraste, ao percebermos que ingressamos em um novo século, sem no entanto conseguirmos eliminar da face da terra dificuldades que levam milhões de pessoas ao desespero diariamente, como a fome, desemprego, habitação, saúde, segurança , transporte e muitas outras coisas que são essenciais a uma vida plena de prazer e satisfação. No transcorrer da minha vida tive o privilegio de participar de vários encontros de tecnologias, congressos e feiras no Brasil (na maior capital do país) e no exterior, onde as novidades tecnológicas que foram apresentadas deixavam você  encantado e ao mesmo tempo chocado com as novas regras de vida que serão estabelecidas daqui por diante. Basta falar do espaço virtual que cria ambientes para você participar sem no entanto, exigir o seu deslocamento físico e o contato com os olhos e as mãos perdem o significado. As grandes avenidas denominadas de infovias com certeza serão onde ocorrerá o grande tráfego de contato entre as pessoas com o mundo, tornando o acesso ao conhecimento, fácil e rápido, permitindo a todos se adaptarem às novas regras que sistematicamente serão colocadas à sua disposição (banda largada).Mas quando me retirava daqueles ambientes sofisticados e encantador e dirigia-me ao hotel e tinha contato real com o nosso povo, não compreendia o tamanho dualismo de vida que o próprio homem criou, sem dar resposta aos inúmeros favelados que vivem ao redor de onde a modernidade acontecia.Parece-me que a vida, a razão maior de tudo, cedeu lugar ao descobrimento de novas regras, onde só uma minoria tem o direito de usufruir deste progresso tecnológico.Que sociedade é essa capaz de dominar tantos conhecimentos, construir uma infinidade de produtos e serviços, sem no entanto sintonizar esses avanços aos problemas primários que a maioria da população sofre diariamente? Desde quando  alocar tantos recursos no descobrimento de novos produtos e serviços é mais relevante do que proporcional a todos, o mínimo para viver de forma digna? Eis uma questão para se refletir.

6 comentários:

  1. O conflito diário entre a FOME e o DESPERDÍCIO, entre outros, não permitem uma igualdade entre todos, para desfrutar de uma vida melhor. Assim deve-se intensivar a POLÍTICA DISTRIBUTIVA, ou seja, medidas que melhoram a distribuição de renda de uma população por um todo. Dando a oportunidade de uma vida mais digna, possibilitando assim a diminuição da violência e corrupção. Transformando em uma sociedade melhor de se viver.

    ResponderExcluir
  2. Tudo começa de cima os politicos que nós colocamos para administrar a sociedade eles só pensa entre eles mesmo, então cabe o povo saber quem colocar ao poder.

    ResponderExcluir
  3. Antes de dá minha opinião a respeito do texto acima, quero aproveitar a oportunidade para dizer a grandeza de reflexões que esse texto nos traz e parabenizar a forma em que está escrita, escrita de uma forma clara de fácil compreensão e com uma linguagem rica de conceitos e definições.
    No que diz respeito ao texto acredito que a desigualdade no Brasil é visível para todos. As vezes fico refletindo a respeito disso,porque uns tem o "direito" de ter tudo o que querem e outros apenas o dever de viver na miséria, alguma pessoas podem até questionar essa minha colocação, e falarem, mas se eles tem tudo o que querem é porque lutaram e conquistaram tudo o que tem, isso pode até ser verdade,mas para que eles pudessem chegar aonde estão hoje lá no passado tiveram oportunidades que outros não tiveram, ou seja, educação de qualidade, segurança, saúde,dentre outros.Surge então o questionamento referente aos direitos humanos,esses direitos estão sendo compridos de forma igualitária? Que o investimento em tecnologia é ótimo para qualquer País isso é inevitável e inquestionável, pois a tecnologia melhorou muito nossa vida seja ela pessoal e/ou profissional, por exemplo, antigamente o acesso a comunicação/ informação era coisa rara, atualmente as informações estão ao nosso clique e no que diz respeito ao ramo profissional, a tecnologia aumentou a produtividade seja nos processos e na execução das tarefas.Mas o meu questionamento é: Será que não existe algo mais importante para se investir, a não ser nas pessoas, o bem mais precioso de toda e qualquer sociedade?

    Administração - 7NB - FP

    ResponderExcluir
  4. Os avanços tecnológicos estão se desenvolvendo cada vez mais rápido, mas muitos ainda não tem acesso a essas tecnologias, não dá pra entender como os avanços estão acelerados dessa maneira e não é a maioria que está influênciando para toda essa rapidez, isso tem que ser melhorado.

    Administração - 3MA - FP

    ResponderExcluir
  5. Este texto me fez refletir sobre as pessoas que direta ou indiretamente determinam o rumo da nossa economia e consequentemente os ritmos das nossas vidas. Me fez refletir de que as pessoas estão sendo substituídas cotidianamente e vínculos já não são tão importantes no mundo corporativo de hoje, concordo com Thalyta Duarte, o povo é o bem mais precioso de uma nação, os seus valores, as suas culturas e o seu saber devem ser valorizados, porém toda sociedade evolui e para isso deve-se crescer educacionalmente (políticas de educação não de escola), pois educação é um termo bem mais amplo e econômica por tornar a sociedade mais forte quanto a investimentos e saúde financeira das famílias refletindo na macroeconomia do país.
    PEDRO GOMES ADM 7NB FP

    ResponderExcluir
  6. Maria Adriana - 7NA RF11 de junho de 2014 às 13:06

    O mundo é marcado por várias transformações econômicas, sociais, políticas, culturais e uma acentuada sofisticação tecnológica, que hoje através dos avanços tecnológicos resultou em uma sociedade completamente dependente e isolada do ambiente social. A tecnologia trouxe maior facilidade para a humanidade contribuindo diretamente para o desenvolvimento de muitas profissões, demonstrando que com as melhorias da era da informação, o mundo passou a visualizar e obter domínio sobre tudo que estava ao seu redor. Hoje a tecnologia é imprescindível em toda organização e necessária para cada ser humano, pois há a importância de adquirir conhecimentos extremamente elevados, onde as informações possam ser absorvidas de forma correta. Contudo, apesar da humanidade esta inserida em um mundo altamente tecnológico (onde trouxe muitas facilidades), é observado que se tornou também uma forma de exclusão social, pois, a maioria da população continua sem ter a oportunidade de estar em um ambiente de informação, gerando assim um aumento nas diferenças econômicas e sociais. Entretanto, direcionando essa nova era tecnológica para o intuito de gerar oportunidades a população, irá contribuir para o desenvolvimento social e econômico, pois, quando um país propicia um ambiente onde todos tenham o direito de adquirir um perfil profissional na sociedade, oferece ao mesmo tempo meios para que possa viver de forma digna.

    ResponderExcluir