sexta-feira, 12 de julho de 2013

Manifestações

As manifestações que ocorrem em quase todo território nacional reivindica algumas questões que na minha opinião não eram nem para existir se o governo (Congresso e Senado) atual estivesse mas atento as modificações que passa o mundo atual. Jornada de trabalho de 40 horas é normal nos países desenvolvidos, afinal o avanço tecnológico no mundo digital criou um conforto operacional extraordinário em todos os processos nas organizações, ampliou a produtividade e as tarefas rotineiras tendem a desaparecer permitindo sim a redução das horas sem comprometer a produtividade. O imposto de renda na fonte das pessoas físicas  é outra  imoralidade, quando comparado com outros países e com  os serviços que o Estado presta a sua população. Sufoca a classe média, reduz a sua renda disponível, compromete o consumo, estimula a sonegação e não contribui em nada com o desempenho do sistema econômico. O fator previdenciário é outra questão que angustia os futuros aposentados uma vez que as aposentadorias que são concedidas são irrisórias  deixando os nossos idosos em situação vergonhosa, sem ter como se manter. Quanto a educação em toda a sua cadeia, segurança pública, transporte e saúde pública é uma vergonha e esta ausência é que sufoca os ganhos da classe média que se ver obrigada a ter estas despesas por deficiência da maquina estatal. Em termos de eficiência governamental, cito a alta carga tributária, a corrupção, falta de estimulo ao trabalho, ao conhecimento, a melhoria da educação e ausência  de infraestrutura em diversas áreas que é do conhecimento de todos os brasileiros. Os princípios da boa  governança corporativa não existe a muito tempo nos três níveis de governo ( Federal, Estadual e Municipal). Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa não  estão presente nas relações do governo com a sociedade há muito tempo, isto é histórico. A sociedade cansou e exige agora mudanças que requer novos caminhos, nova forma de pensar um novo modelo de gestão para moralizar este país. O Ministro do Supremo Tribunal Federal  que é  visto pela população brasileira como um homem reto, integro e extremamente inteligente já sinalizava como encontra-se este país em uma frase sua " O Brasil está em avançado  processo de decomposição dos valores morais e sociais... Qual será o resultado de todos esses disparates?" As manifestações realmente tem fundamento neste país.


18 comentários:

  1. No último dia 8, Eliane Cantanhêde estava no Jô. Eles falaram sobre a confiança que nós brasileiros depositamos no ministro. É tanta que nas pesquisas foi um dos nomes mais cogitados para candidato à presidência da república (forma espontânea). Eu também votaria nele. Mas Joaquim Barbosa já disse que não será candidato. Acho que até nessa escolha ele foi muito coerente. O que tanto sabe ele de política? Tem alguma experiência para já assumir uma presidência da república? Para a próxima não, mas para a outra, com pequena dedicação à essência da política pública como estudos, esse seria, indubitavelmente, um grande presidente negro.

    ResponderExcluir
  2. Professor Marcos Alves depois que passou a ser obrigatório expor dentro dos estabelecimentos qual o valor da carga tributária paga por cada produto eu realmente me dei conta do absurdo que pagamos... Na categoria perfumaria são 40% que deixamos p/ o governo. Como já li várias vezes em seus artigos: Alta carga tributária e poucos recursos investidos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Professor Marcos essa movimentação nacional da população ir para as ruas teve início aqui em nossa cidade, denominada de revolta do busão, por conta do aumento de R$ 0,20 no preço da passagem, ao ser veiculada na mídia, em telejornais e nas redes sociais, gerou um efeito dominó em todo Brasil e no sudeste do Brasil originou o movimento do passe livre, as passagens baixaram, mais as manifestações continuaram porque as pessoas perceberam que saindo para as ruas elas foram vistas e atendidas, como é bem detalhado no artigo acrescentaram na pauta de reclamações diversos assuntos e focaram principalmente no retorno dos impostos com serviços públicos de qualidade e também nos desvios de dinheiro público com os superfaturamentos de obras e serviços em todas as esferas de governos. A melhor resposta pode ser dada nas urnas no próximo ano, se o legislativo for renovado em sua grande maioria será uma prova de que o povo brasileiro é sem memória como afirma uma grande quantidade de pessoas(os políticos).

    ResponderExcluir
  4. correção: de que o povo brasileiro não é sem memória.

    ResponderExcluir
  5. A melhor resposta tem se dada nas urnas nas próximas eleições, fazendo uma mudança radical nos politicos deste meu estado(RN) e do nosso país. Podemos fazer outras manifestações a favor da redução do preço dos combustíveis, tem muita coisa pra mudar, vamos continuar nas ruas! "GIGANTE ACORDOU"!!!!!!!!!!!!!
    JUDIVAN (UNP) 7NA FP.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Brasil grandioso pela sua beleza natural. País abençoado por Deus e mal administrado pelo seus representantes. População esta que a maioria tem vergonha de dizer que é brasileiro quando começa ser abordado o assunto política, saúde, educação, segurança e entres outros cases. Precisamos de novo sangue no governo cujo possa transformar esta nação.

    ResponderExcluir
  8. Josenilda Januário de Lima29 de agosto de 2013 às 05:49

    As manifestações que aconteceram recentimente e que parou o Brasil em frente a TV fez com muitas pessoas que embora não fossem as ruas protestar se sentissem representadas pelo aquele povo que estava lá. Essas manifestações troxeram ao povo brasileiro a esperança e o entendimento de que temos voz e que nossas reividicações podem ser atendidas quando fazemos valer a demogracia. Essa demogracia de que se tanto ouve falar, mas que não acontece na realidade. O Brasil acordou e agora quer mais. Mas, não adianta só querer é necessário que esse querer venha junto com o fazer.

    ResponderExcluir
  9. Quando você cita em seu artigo que algumas reinvidicações não eram pra existir.pode ter absolutamente certeza que a maior parte da população concordaria.uma das bases da governança é a tranparência.É a obrigação de mostrar a sociedade sobre seus recursos,aonde esses dinheiros são investidos.

    ResponderExcluir
  10. Raquel miranda,admn7rf
    eram pra existir.pode ter absolutamente certeza que a maior parte da população concordaria.uma das bases da governança é a tranparência.É a obrigação de mostrar a sociedade sobre seus recursos,aonde esses dinheiros são investidos

    ResponderExcluir
  11. Raquel miranda,admn7rf
    eram pra existir.pode ter absolutamente certeza que a maior parte da população concordaria.uma das bases da governança é a tranparência.É a obrigação de mostrar a sociedade sobre seus recursos,aonde esses dinheiros são investidos

    ResponderExcluir
  12. Manoel Candido, Eng. Civil Mat: 201113965
    O inicio das manifestações populares no Brasil, que teve inicio aqui em Natal quando estudantes não aceitaram a imposição do governo e empresários de aumentar as passagens do transporte público, deixou perplexas as autoridades da união, estados e municípios. De um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus, a população incorporou temas pouco discutidos. Em que cenário surgiram os questionamentos por parte da população são vários, mas alguns desses assuntos diretamente refletem na vida das pessoas, como por exemplo: o cenário interno revela aumento da inflação, baixo crescimento da economia sem perspectivas de melhora no curto e médio prazo, perda de poder aquisitivo em face de reajustes automáticos de serviços públicos privatizados (pedágios, transporte coletivo, telecomunicações, energia) e serviços prestados ao povo sem o padrão FIFA; para a Copa de 2014, houve gastos questionáveis para construir estádios particulares sem a transparência adequada e necessária. A FIFA, uma entidade privada internacional, impõe (e o governo aceita) exigências que ignoram nossa soberania.
    O poder de mobilização viabilizado pelas redes sociais na internet é uma tendência mundial, a organização e a manifestação da sociedade civil são fundamentais para a construção de uma vida política ativa de um país, deparamo-nos constantemente com casos de corrupção e de má gestão da coisa publica. Tais acontecimentos também tem mobilizado a sociedade para relevar seu descontentamento através de manifestações. Assim, estamos diante de um momento em que a juventude está nas ruas, com apoio e participação crescente de outros setores sociais, fenômeno positivo a ser saudado.
    Por outro lado essa onda de protestos possui seu lado negativo os infiltrados e aproveitadores das manifestações são os vândalos, os Skinheads, as gangues e os fascistas assumidos ou não, que estão promovendo depredações pais afora. Não à toa os atos de vandalismo são transmitidos ao vivo pelas redes de TV. São imagens uteis a quem quer crias um clima de caos, de descontrole, de medo. Nas redes sociais, onde se pode esconder a cara, não são poucas as mensagem homofóbicas, racistas, ditatoriais. Esses infiltrados e aproveitadores representam a minoria violenta, se escondem atrás de mascaras as mais variadas. E precisam ser combatidos e desmascarados sem tréguas.

    ResponderExcluir
  13. Em atos de manifestações o Brasil vem aos poucos conseguindo ter algumas mudanças, ao meu ver no inicio do texto o professor
    economista cita exemplos de que em outros Países a jornada de trabalho de 40 horas é normal, concordo que como
    o avanço da tecnologia tem aumentado de uma forma aclerada, as horas trabalhadas ou a rotina diária tende a
    diminuir os horários, mais em questão disso posso levantar a hipotese que ao dominuir as horas a vista do povo
    brasileiro que são acostumados a ter feriados ate no dia dos mortos tendem a aumentar a preguiça daqueles que
    já não gostam de trabalhar e de produzir, pois ao verem pessoas ganhando bem e trabalhando pouco apenas vão
    querer o mesmo recurso deixando assim mais uma vez o brasil improdutivo, acho que podemos melhorar a produtividade
    e nesse tempo que poderiamos diminuir criar um mecanismo para expandir mais a produtividade, acho que simplesmente
    diminuir as horas não seria certo, e sim usar essas horas que poderiam ser ociosas para deixar o profissional mais
    qualificado. O professor Marcos Alves também fala na questão da máquina estadal não funcionar como deveria, vejo muitos
    amigos já decididos em terminar a faculdade e sair do Brasil,
    e isso é uma idéia que não é dificil de ver, quando sabemos que estudamos 5 anos numa faculdade de engenharia civil,
    e que ao terminamos ganhmos pouquissimo trabalhando muito como engenheiro, e que vemos tanta corrupção, pessoas
    ganhando nosso dinheiro de forma corruptiva (roubando mesmo), sabendo que se for descoberto não dá nada e ainda ficam
    na pose de bons moços, o artigo cita
    porque o grau de insatisfação dos Brasileiros chegou no nível que nos faz sair nas ruas pra mostrar na mídia o quanto
    estamos até mesmo revoltados com corrupção, alta carga tributária sem retorno, educação e saúde defasados e posso citar
    bem mais problemas que sei que uma dia meus netos poderão ver em todos os aspectos melhorias que só o povo mostrando
    a cara de insatisfação e de revolta em atos de manifestações que poderemos ver o "milagre da mudança".

    ResponderExcluir
  14. As recentes manifestações que acontecem no país mostram a insatisfação da população brasileira com nossos governantes. O povo brasileiro está cansado de tanta corrupção, desigualdade de renda, serviços públicos precários, sensação de insegurança nas ruas, elevada carga tributária, ineficiência nos gastos públicos e elevação da inflação, além do estilo autoritário e inflexível da presidente. O estranho é pensar sobre as razões que levaram a população às ruas no momento atual, em que a economia apresentou uma significativa evolução em relação aos anos 80 e 90.
    A impressão que eu tenho é de que, depois de sentir a possibilidade de que o país entraria em uma rota segura de crescimento da renda e de desenvolvimento econômico, o enfraquecimento econômico e os sinais cada vez mais claros de que ele é resultante de problemas internos deixaram a população transtornada. Mais uma vez, somos apenas o país do futuro.
    A contradição nas manifestações é que sempre existe uma demanda que pressiona os gastos públicos como, por exemplo, redução das tarifas e melhora dos sistemas de educação e saúde, além da segurança. No entanto, quase todas as sugestões de especialistas para que se possa colocar a economia novamente em uma rota de crescimento passam por reduções dos gastos do governo.
    Os jovens que estão saindo às ruas precisam se perguntar o que eles podem fazer por essa nação e não somente o que o país pode fazer por eles. Um dos pontos mais importantes para se focar é na educação, trabalho com determinação, além da busca de informações sobre as medidas necessárias para que o país possa encontrar uma rota de crescimento sustentável, com distribuição de renda e respeito aos menos favorecidos e ao meio ambiente.

    Victor Rafael Nascimento de Souza - Eng. Econômica - Sábado

    ResponderExcluir
  15. As manifestações são apenas a indignação de que a população não concorda mais com os resultados colhidos ano após ano pela falta de uma gestão em nosso país. Onde os direitos básicos e essências inexistem, tais como segurança, saúde e educação. Existe uma grande incapacidade na forma dos órgãos públicos em gerir no nosso país, os que estão no comando não tem capacidade técnica para realizarem tal ato. Tendo como consequência reivindicações para cobrar o que deveriam ser um direito do cidadão e uma obrigação daquele que está no poder. Célio Dantas. Unp - 7Nb Fp. noturno.

    ResponderExcluir
  16. As manifestações são meios, ou uma forma democrática que o povo tem de exigir do governo aquilo que é de direito deles: uma educação básica de qualidade, saúde, segurança pública, moradia, transportes, salários justos e etc. Um País sem corrupção, com mais transparência com o dinheiro do povo, menos impostos, uma renda justa para que o povo possa viver com dignidade e para não comprometer o consumo. É preciso mudanças já na reforma do sistema previdenciário, pois tem angustiados os aposentados atuais e os que irão se aposentar futuramente, que têm ganhos baixas aposentadorias, sem dar a condição mínima para que o idoso possa manter as suas necessidades básicas. O governo precisa ser transparente na prestação de contas e ter uma responsabilidade corporativa em saber governar uma nação, um Estado ou cidade, fazer aquilo que ele prometeu nas campanhas políticas. Infelizmente não há mais princípios de uma boa governança corporativa nos três níveis de governo do Brasil e a sociedade já estar cansada de tantos escândalos, de desperdícios de dinheiro públicos e de tantas promessas. A sociedade quer mudanças já, novos caminhos, uma nova forma de gerir este País, por isso eu sou à favor das manifestações, desde que seja de uma forma pacífica e organizada. O Brasil realmente está avançando muito rápido no seu processo de decomposição, no que se refere aos valores morais, éticos e sociais.
    Jailton Macedo de Lima 7Na FP

    ResponderExcluir
  17. ‘’As manifestações realmente tem fundamento neste país.’’

    O texto mostra as questões que foram reivindicadas em Junho de 2013, que foram sobre a melhoria da educação, da saúde, da segurança, do aumento da tarifa do transporte e entre outras questões que foram protestadas.

    Mediante a essas questões (que não eram nem para existir se o governo (Congresso e Senado) atual estivesse, mas atento às modificações que passa o mundo atual.), se pode observar que a manifestação é necessária em nosso país. Esses movimentos sociais que vem acontecendo desde Junho do ano passado, são extremamente essenciais, para pressionar o governo a agir nessas prioridades.

    A população brasileira é muito passiva e despolitizada, que só vive a reclamar sobre suas questões básicas de sobrevivência, apenas um pequeno percentual da população (os ativistas) tem atitude e determinação em reivindicar seus direitos de cidadania, que são considerados pelos passivos como desocupados, baderneiros, vandalismo e entre outros insultos. Mais os passivos, estes desconhecem ou não conseguem enxergar o poder que tem diante do governo ao manifestar suas reivindicações.

    Acreditar que as manifestações não funcionam e não trazem mudanças, é fazer desmerecer toda luta histórica que os movimentos sociais conquistaram nas ruas. Citarei três que estão entre as maiores manifestações mundiais e entre elas, uma brasileira.

    1 . O movimento negro nos E.U.A , que foi a campanha dos direitos civis e igualdade para as comunidades afro americanas, que teve como líder MARTIN LUTHER KING.

    2 . A luta contra o apartheid na África do Sul, que foi um regime de segregação racial, onde a minoria branca comandava a população negra, e quem teve grande influencia a essa luta foi NELSON MANDELA.

    3 . Diretas já no Brasil em 1984, que tinha como reivindicação a volta das eleições presidenciais diretas, ou seja, a volta do regime democrático em uma época que o país vivenciava o regime militar. Essa manifestação ocorreu no Centro de São Paulo no dia 16 de abril de 1984, com cerca de 1.500.000 PESSOAS.

    Isso mostra como a força da participação da população pode influenciar na forma de governar os três níveis do nosso país. Acreditar que apenas o sistema eleitoral traga mudanças é ser passivo as consequências que vierem, e as mudanças mais significativas que já aconteceram foram através de pressões externas, pelos movimentos sindicais ou sociais organizado pelos trabalhadores. Então, vamos a luta!



    A nossa revolução deseja destruir tudo o que é velho.

    (Che Guevara)



    Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

    (Che Guevara)


    Wanessa Vicente 7NA RF

    ResponderExcluir