sábado, 7 de junho de 2014

Visão de Futuro

O desenvolvimento é um processo global de maturação e de busca de maior perfeição em todos os campos. Não se reduz ao ter mais, deve ser um permanente ter mais em todos os campos da inteligência, da sensibilidade, da moralidade, do direito e do bem estar social. O Brasil, mesmo apresentando melhorias nos últimos anos ainda encontra-se muito distante do que realmente gostaríamos, nas áreas de educação, cultura, segurança, saúde e  infraestrutura. O nosso desenvolvimento deve ser direcionado no sentido de permitir a todos os indivíduos condições de viver, estudar, amar, divertir-se e até morrer. Se analisarmos outras nações percebemos que essas dificuldades foram superadas por uma razão muito simples, definiram com clareza o seu alvo, escolheram através de uma análise profunda o melhor caminho para alcançá-la e garantiram a sua execução. Conquistando bons índices de educação, segurança, saúde e infraestrutura e servindo de exemplo para o mundo como os sul-coreanos, alemães e japoneses. Falta ao nosso país, um planejamento de longo prazo onde primeiro devemos definir com clareza o que queremos e como podemos atingi-lo através de uma ação estratégica. As missões governamentais ( estabilizadora, crescimento, distributiva, alocativa, bens e serviços e regulatória)  precisam ser orientadas para estimular o nosso crescimento econômico de acordo com a nossa visão de futuro. Somos um país continental, com sérias desigualdades regionais, mais rico em recursos naturais, um povo inteligente, trabalhador e extremamente empreendedor, possuidor de uma economia diversificada onde diversos setores apresentam sinais de elevada produtividade e de um mercado interno considerável. O nosso modelo econômico é de uma economia de mercado, onde nos impõe neste muito globalizado, a necessidade de se integrar a economia internacional, investir em educação para estimular as inovações e a nossa competitividade, termos regras estáveis e respeito aos contratos como forma de atrair o capital internacional e acima de tudo mantermos a nossa estabilidade macroeconômica. Na nossa economia a participação do estado e da iniciativa privada precisam caminhar juntas e coesa para contribuírem no estímulo da nossa atividade econômica, através de políticas inovadoras que estabeleça uma atmosfera positiva na construção da nossa infraestrutura, da inovação tecnológica e que possamos ingressar de uma vez por todas na transição que precisamos fazer, de sairmos de um capitalismo de commodities (hoje), para caminharmos para um capitalismo intelectual (amanhã).

14 comentários:

  1. Visão de futuro é deve refletir como a organização pretende ser no futuro. Expressa um desejo coletivo a ser alcançado, busca refletir o atendimento às necessidades da sociedade.
    • Para onde vamos ? Qual é o nosso destino ?
    • O que desejamos ser ?
    Questionamentos que os brasileiros se fazem diariamente. As manifestações mostrou um pouco do que os brasileiros mais almejam neste momento: transporte público que respeite o usuário, educação de qualidade, saúde e segurança públicas.
    É certo que apesar dos avanços conseguidos nos últimos anos (aumento da expectativa de vida, diminuição da pobreza e extrema pobreza, melhoria da renda - programas de transferência de renda e outros), no entanto ainda são tímidos e a população brasileira quer ir além!
    Planejar a médio e longo prazo, praticar políticas públicas de Estado e não de governo. Investir verdadeiramente em educação, estimular o nosso crescimento econômico sem deixar de lado a infraestrutura tão importante para alcançar os avanços requeridos atualmente pela população. Talvez seja esse o caminho a trilhar!
    JUVÊNCIO JÚNIOR - 7NARF

    ResponderExcluir
  2. Concordo, essa iniciativa deve partir principalmente de cada um de nós cidadãos brasileiros, onde temos o poder de decidir na hora de votarmos, deixando de lado assim o comodismo a politica do pão e circo que é seguida por uma grande parte de brasileiros que tem uma realidade muito distante do que acontece de fato no Brasil. Quando decidirem uma mudança de vida, mudança essa que parte na hora que as pessoas decidirem abrir os olhos para estudar, trabalhar, correr atrás do que almejam, apesar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, apesar de toda essa injustiça, corrupção, impunidade que assolam nosso país e nós deixam desmotivados para prosseguir lutando pelos nossos ideais; mas como diz no texto acima “somos um povo inteligente, trabalhador e extremamente empreendedor”, então se decidirmos lutar, conseguiremos, com objetivos , clareza e muito planejamento.
    Josué Souza - 7NARF

    ResponderExcluir
  3. rodrigo nascimento da RF 7 NA9 de junho de 2014 às 04:58

    Diante das formas obtidas na visão do futuro esta baseada no que nos somos o no que nos seremos. Mais o que a visão nos mostra mesmo. No modelo de exemplo mostrou recente o brasileiro fazendo varias revolução diante o transporte plubico que esta um descaso total onde o brasil por sua vez e um pais rico onde possui varios rercursos para ser um pais desenvolvido para ter um melhor complemento para ser um pais com uma melhor visão de futuro sendo ele de longo prazo mais culpa temos nos que não escolhemos pessoas para gorvernar nosso pais com mãos de ferro onde o comodismo prevalsse diaramente no brasileiro em um fato que temos que aceitar ate tomarmos uma iniciativa para melhoramente de cada um. Onde diviamos envestir mesmo e na educação na saude investir verdadeiramente no nosso crecimento ecomico de gorvernaça sem deixar um pouco de lado as infraestruras para conseguir alcançar os avanços caminhar juntos com o mesmo objetivo e dar um passo cada vez melhor para nossa economia.
    Rodrigo Nascimento RF 7 NA

    ResponderExcluir
  4. Como podemos acreditar em um país melhor, se nosso governo encontra no comodismo brasileiro deixa tudo para depois, o nosso país é sim, rico em recursos naturais, ótimos trabalhadores, humanos inteligentes e principalmente excelente empreendedores. Mais infelizmente somos pobres em planejamentos na organização políticas, uma solução para o nosso país seria uma visão futura objetivando uma pátria igualitária para todos os brasileiros e também buscar novos planejamentos na educação e saúde. podemos observar que os países como estados unidos e outros eles valorizam a visão futura com novas tecnologias, desenvolvimentos e economia. Contudo no Brasil há uma grande deficiência no planejamentos de inovações, como exemplo o nordeste na seca e milhares de brasileiros sem água, ate onde vamos para¿ O que deveríamos investir mais é na economia de recursos desnecessários e buscar novas mudanças dando prioridades na deficiências do país como: a educação, a saúde, a tecnologia e objetivando na melhoria da infraestrutura do país e economia. Devemos olhar o Brasil com os olhos de brasileiros, valorizando as nossas potencialidades e direitos.

    Rianne 7NA

    ResponderExcluir
  5. Josykarla sousa. UnP RF 7 NA

    Visão de futuro, (esperança + indignação), pensamentos conflitantes, é assim que me sinto referente às minhas origens. Natalense, Norte-rio-grandense e Brasileira, no momento não me encontro satisfeita com minha cidade, estado e muito menos com o meu país. Estamos em um momento onde todos os brasileiros eram para estar vibrando de felicidade, recebendo os turistas com amor, carinho, felicidade e mostrando o quanto o nosso país é maravilhoso, o quanto de recursos e belezas naturais dispomos, mas eu não me sinto entusiasmada para fazer isso e acredito que muitos também não. Sei que não adianta muito reclamarmos, mas é muito difícil precisarmos de segurança, saúde e educação de qualidade para nossa geração e não termos, isso é revoltante. Se sairmos de casa estamos sujeitos a sermos roubados e temos que simplesmente aceitar, se um cidadão precisa ir a um posto de saúde próximo a sua casa não dispõe de médicos para ser atendido, pior se for um caso grave de saúde, onde o mesmo precise de um hospital, terá que ficar sofrendo pelos corredores até aparecer a oportunidade de ser atendido, educação quantas e quantas crianças querem estudar e não tem oportunidade para fazer o mesmo, seja pela distancia, seja por falta de vagas nas escolas ou até mesmo por que muitas vivem pedindo esmolas para ajudar dentro de casa.
    Queria eu poder me orgulhar de minhas origens, poder abrir a minha boca gritar e cantar “A eu sou BRASILEIRA com muito orgulho com muito amor.” Sinto orgulho de ser brasileira mas não de viver em um país com tanta corrupção e desigualdade social.
    Por fim professor, te digo como aluna e cidadã, tenho esperança de ter uma cidade, um estado e um país dos quais eu me orgulhe com uma educação melhor onde as futuras gerações aprendam que a corrupção não vale a pena, com uma saúde digna para qualquer ser humano e com uma segurança em que realmente os cidadãos possam confiar.

    ResponderExcluir
  6. É dever de todos a preocupação com o futuro, não cabe só ao governo tamanha responsabilidade, cada um deve ter a consciência e saber em que ponto podemos melhorar. O descaso com a população é evidente, mas precisamos buscar melhorias sempre, nos instruindo, participando de ações sociais, ambientais e até mesmo ingressando na carreira política. É necessário um investimento alto, de longo prazo, para podermos colher futuramente. Direcionar bem os gastos com o dinheiro público é extremamente importante, melhor distribuição de renda, investimentos nas áreas mais críticas da sociedade com o dinheiro dos impostos, pois a carga tributária é altíssima, deveríamos ter um serviço de qualidade, no mínimo, mas infelizmente não é o que vemos no nosso dia-a-dia. Um dos instrumentos mais eficientes na busca por melhorias atuais e futuras, são as manifestações, um direito que o povo tem, e não deve deixar de usa-lo, cobrar melhor administração por partes dos governantes é uma ótima alternativa pra quem busca mudança.

    ResponderExcluir
  7. Monaliza Tavares - turma 7NA11 de junho de 2014 às 11:39

    O grande gargalo que impede o desenvolvimento do pais e de seus cidadãos, é sem dúvida a falta de planejamento. Essa falta, faz com que obras importantes não saiam do papel, sejam executadas a passos de tartaruga, e na maioria das vezes, essas obras saem duas, três ou quatro vezes mais caras. E o que causa maior indignação, é que geralmente os problemas só pioram pela ineficiência da gestão. Concordo plenamente quando o professor diz que devemos ter primeiramente um planejamento a longo prazo, que seja executado por etapas, e quando concluído, venham a trazer benefícios para nós cidadãos. O país precisa entender que só se atinge o desenvolvimento se planejarmos, e todas as esferas devem estar envolvidas, e devem prezar pela transparência.
    Ás vezes me pego pensando, como natalense, porque o poder executivo estadual e municipal não tratam a saúde, segurança, educação e mobilidade como prioridade. Talvez se existisse uma lei, que assegurasse a nós cidadãos quando na ausência desses poderes, o direito de sermos ressarcidos pelo constrangimento de passar uma hora e meia dentro de um carro ou ônibus lotado para irmos pra casa depois de um longo dia de trabalho; pelo constrangimento de sermos mal remunerados, e quando vamos a um posto de saúde, não chegamos nem a ser atendidos, ou por falta de médicos, ou de estrutura, ou a fila é tão grande, que não tem nem onde ficar; ou pelo constrangimento de ver crianças e jovens sem nenhuma expectativa de vida digna, e que levam o tempo em assaltar mulheres, jovens e idosos em paradas de ônibus ou em semáforos, ou assaltando lojas; pelo constrangimento de ver que alguém não consegue vaga para se profissionalizar em instituições públicas, e as vezes não tem condições financeiras de pagar uma privada; essas são só algumas das indignações de muitos natalenses e brasileiros pelo país afora, como vemos nos noticiários o caos em recife, são Paulo, dentre outras. Se nos fosse assegurado sermos ressarcidos pelo estado ou município, quem sabe assim, eles passassem a investir o nosso dinheiro com seriedade e responsabilidade, e pudéssemos enfim, ver os frutos dessas decisões. Enquanto isso, nos resta falarmos, criticarmos, e devemos aprender a votar bem, votar em políticos sérios, que no muito ou pouco, tem atitudes justas e pensam no coletivo. Trabalho há anos na política, e tenho tentado levar problemas que vejo no dia a dia, afim de que possa haver uma solução, e se essa solução não sai, resta a ele criticar e cobrar. É o papel que cabe a todos os cidadãos. Diz um ditado que quem cala consente, se todo o país falar uma só voz, em algum momento a mudança que tanto sonhamos talvez aconteça.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não é que não haja visão de futuro, é que não se sabemos como atingi-los. Todos os dias milhões de cidadãos vêm ás dificuldades enfrentadas, como falha em sua produção diária pelos simples fato de interromper ou/e retardar sua rotina de trabalho, estudos ou lazer. A ausência de planejamento estratégico mostra o quanto há despreparo nos projetos, e despreparo por falta de conhecimento.
    Hoje vivemos o “comportamento molar” que consiste em responder a pressões externas através da adoção de ações a fim neutralizar os fatores críticos do ambiente atuante, ou seja, o “jeitinho brasileiro”. O Brasil possui o planejamento verticalizado em que as decisões são tomadas por governos centrais e irradiadas para os pontos locais de organização há pouca autonomia local, pouco feedback sobre a eficácia e eficiência das decisões tomadas. Vivemos uma dicotomia de interesses do povo x democracia, por que não afirmar o governo como adversário? Guimarães Rosa afirma em Sertões e Veredas que “O real se dispõem para a gente é no meio da travessia”. Porque não se trata de uma poder, mais sim, de analisar com clareza a nossa participação; o capital humano que possuímos.
    A falta de planejamento afeta diretamente na rentabilidade, inovação, criação e manutenção de vantagem competitiva fatores estes indispensáveis para resistir no tempo e nós cega a visão de futuro. O Brasil precisa de uma analise de 360°, avaliar sua matriz SWOT para adotar políticas publicas de médio e longo prazo. Trata-se de Governança e planejamento; Monitoramento, controle e transparência; Gestão financeira; ambiente regulatório; Infraestrutura e serviços; Capital humano; Gestão de imagem; Diversidade e sustentabilidade. O brasileiro precisa compreender o “Gigante pela própria natureza. És belo, és forte, impávido colosso. E o teu futuro espelha essa grandeza” e fazer vigorar sua liberdade.
    Já estamos caminhando para capitalismo intelectual um exemplo simples é a copa 2014 onde seus investimentos obtiveram participação da iniciativa privada. Mais do que isso estamos presenciando e participando da mudança no cenário político e socioeconômico.

    Gean Xavier - 7Nª RF

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a existência de leis mais severas e o cumprimento destas, por todos os envolvidos e em sua totalidade, fortaleceria seu respeito frente à sociedade. O brasileiro precisa nascer sabendo que vive em um país com seriedade, preocupado em formar cidadãos com valores éticos e morais desde criança. A partir do momento que o homem cresce entendendo a importância das suas ações perante a família, natureza e a sociedade que está inserida se tornará um ser humano com mais consciência das suas responsabilidades, sendo um fator muito importante para administrar uma organização. Profissionais que trabalham pautados na valorização da educação são capazes de definir com clareza e objetividade as estratégias fundamentais para o crescimento das organizações e consecutivamente do país. Esses profissionais estarão presentes em todas as esferas da sociedade atuando de forma revolucionaria para a transformação da sociedade, assegurando os direitos da comunidade e cumprimento dos deveres. O Brasil precisa com urgência de educação com qualidade capaz de formar profissionais com capacidade técnica de altíssimo nível para planejar grandes obras visando a criação de mercados competitivos e à exoneração dos problemas de saúde, segurança, educação, infraestrutura, transporte e etc. Educação modifica a mente humana. Isto gera visões de futuros promissores. Bruna Morais - 7 NA RF.

    ResponderExcluir
  11. Michele Bomfim - 7NA RF17 de junho de 2014 às 15:54

    O Brasil ainda tem muito que crescer, se investirmos no que realmente precisamos que é na educação, saúde, segurança da população, já daríamos um passo gigantesco, também se deve dar mais oportunidade a famílias carentes que querem subir na vida, pois se numa entrevista de emprego tiver uma pessoa negra e outra branca, provavelmente contrataram a pessoa branca, o Brasil também precisa acabar com esse preconceito, e nós, cidadãos, devemos escolher bem os políticos em que vamos votar, pois o nosso país vai estar nas mãos deles, se escolhermos as pessoas erradas, quem pagará o preço, somos nós. Temos tudo para crescer, para ser um país de primeiro mundo, pois somos um país rico em recursos naturais. Pagamos tantos impostos pra que? Pra continuar com hospitais com instalações desumanas, enfermos deitados no chão dos corredores, escolas faltando professores pra ensinar, obras inacabáveis, transporte precário, pouca segurança... O primeiro passo a ser dado, é elegermos bons políticos que saibam administrar o dinheiro público e caso isso não aconteça, também não podemos ficar de braços cruzados, devemos exigir o que eles tanto prometem e também fazermos a nossa parte, ajudando um ao outro, não jogar lixo nas ruas e ter mais respeito com o próximo.

    ResponderExcluir
  12. A educação é primordial para nosso crescimento intelectual e social. Vivemos numa “democracia” onde podemos escolher nossos representantes, dando-lhes assim o poder de tomar decisões das quais teremos que arcar com as consequências de suas atitudes, sejam boas ou más. Contudo, as vezes esquecemos que por falta de um simples gesto de educação poderíamos evitar transtornos como os que por muitas vezes se repetem, um exemplo são os alagamentos que ocorrem devido o lixo que a própria população joga nas ruas e depois ficam cobrando soluções imediatas de problemas que poderiam ter sido evitados.
    As pessoas precisam entender que “colhem o que plantam”, não se deve ficar esperando que os outros façam por cada um o que necessita, é preciso buscar conhecimento e lutar pelo objetivo que deseja alcançar. Cabe a cada um saber agir, explorar a inteligência e assim usufruir de tudo o que necessitamos com mais qualidade de vida. Se pararmos para pensar, veremos que a segurança e a saúde dependem da educação.

    Maria Helena ADM 7NB-FP

    ResponderExcluir
  13. O Brasil está se desenvolvendo de forma lenta em relação a outros países já desenvolvidos. Mesmo com os investimentos do governo não tem sido suficiente, pois estes são muito pontuais (para tratar o momento atual) e não garante que os problemas do país sejam literalmente sanados, apenas parcialmente. É necessário que o governo tenha uma visão do futuro e não apenas do presente.
    Para atingir este objetivo, deve-se pensar primeiramente na raiz do problema. No meu ponto de vista, esta seria a educação, pois a partir do momento que o indivíduo possui uma boa formação, o mercado interno se torna mais especializado e com isso gera empregos com salários melhores e consequentemente o lucro do país aumenta e o governo terá mais recursos para investir em saúde, segurança, infraestrutura e cultura. Nossa política corrupta também não contribui para que esse quadro mude, pois muitos desviam o dinheiro que deveria ser investido nestes.
    O crescimento econômico do Brasil depende do fator educacional, de investimentos desde a educação infantil a formação superior. Não acredito que ficar criando programas sociais, como por exemplo, o "Bolsa Família", contribua para que as famílias saiam da pobreza e cresçam economicamente dentro da sociedade. O que garante que isso ocorra é a educação, que transforma o homem e o prepara para o mercado de trabalho e para a vida.

    Luanda Marcelino - Engenharia Civil - UNP - 4NC

    ResponderExcluir
  14. joamarques andrade RF 7na noite2 de julho de 2014 às 16:08

    a visão d o futuro esta baseada nos conceitos politicos economicos que por sua ves se refere nas obras estruturais de nosso governo que esta muito deluido de todas as partes onde a contituição governamental não da mais geito com tantos deformação dentro de nossos governos. Onde a educação,infraestrutura,saude e segurança esta um descaso total pois o brasil e um pais desevolvido para ter uma visão de futuro melhor e seja ele de longo prazo pois o que prevalesse no nosso pais eo comodismo ate tormarmos uma iniciativa para o melhoramento de cada um.

    ResponderExcluir