sábado, 1 de novembro de 2014

Ambiente Empresarial

O ambiente empresarial é extremamente estressante, qualquer empresa seja ela pequena, média ou grande independente do setor em atua precisa estar atenta a um conjunto de elementos que está em seu entorno e que pode influenciar ou ser influenciada por eles. Poderíamos citar preocupações de caráter permanente como a concorrência, consumidores, fornecedores, tecnologia, governo nos três níveis, sindicatos, comunidade, mercado de mão de obra e etc. As empresas brasileiras, sabem que elas não competem só com as empresas locais ou regionais a competição é global exigindo dos seus dirigentes uma nova forma de gerenciar os seus negócios em um mundo globalizado. As empresas para sobreviverem neste mundo evolutivo, dinâmico e instável é preciso incorporar em seu seio  organizacional os fundamentos básicos para a gestão ser bem sucedida e que foram definidas pelo consultor de empresas Vicente Falconi que são: Método, liderança e conhecimento técnico. Por método entenda: Definir metas, definir o caminho para alcançá-las por meio da análise, garantir a execução, medir/controlar/monitorar e padronizar. Conhecimento técnico tem haver com buscar no mercado, cultivar internamente e desenvolver por meio da pesquisa e inovação. Liderança é as empresas terem os melhores, treinar à exaustão, criar bom clima de trabalho e ser generoso com quem merece. As organizações podem durante o seu percurso apresentar alguns tipos de doenças que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Os executivos cuja missão é mantê-las vivas precisa estar atento aos sintomas de cada  uma dessas doenças e montar estratégias que leve as organizações a um ambiente de saúde organizacional. Segundo os especialistas as doenças empresariais podem ser classificadas em: Econômicas - Quando se constata um retorno baixo ou irrisório sobre o capital investido. Lembrando que o investidor só fará novas inversões, quando o retorno líquido for maior do que a taxa de juros vigente, ou seja que a eficiência marginal do capital seja alta. Financeiras - Quando observamos alta necessidade de capital de giro, despesas financeiras elevadas e  alta influência de capital de terceiros. Técnicas - Alto nível de reclamações e devoluções de clientes e uma alta dependência tecnológica externa. Mercadológicas - Processo de distribuição confuso, política de precificação fora da realidade, baixa competitividade no mercado e baixo retorno nas campanhas promocionais. Administrativas - Utilização ineficiente dos recursos disponíveis e retrabalho. Comportamentais - Falta de motivação dos colaboradores, baixo nível de coesão, alto nível de atritos e uma enorme rejeição as mudanças. No mundo em que vivemos, o ativo mais importante em qualquer organização é o seu capital intelectual (recursos humanos), já dizia o senhor Hélio Beltrão que: " O comportamento de uma empresa depende muito mais do desempenho dos homens que a compõem do que da excelência de seus manuais e ou de sua organização". Ter e reter os talentos em seus quadros é uma questão de sobrevivência neste século do conhecimento e da transformação. Como dizia Bernard Shaw: " Alguns homens veem as coisas como são e perguntam: Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Por que não?" E não esquecendo o que Ludwig Von Mises afirmou: " A história da humanidade é a história das ideias".

5 comentários:

  1. Com certeza o ambiente em que as empresas têm que sobreviver hoje é enormemente mais estressante do que quando a Revolução Industrial estava em seus primórdios.
    O número de variáveis envolvidos nesta sobrevivência alargou-se tanto que as empresas se viram forçadas a adaptações constantes, levando o conceito de Schumpeter a níveis que ele não poderia prever mesmo tendo sido brilhante em sua época. A recombinação e destruição criativa tornaram-se premissas constantes no mundo corporativo de hoje e as empresas que desconhecem estes conceitos, estão fadadas ao desaparecimento.
    Antigamente o foco das empresas era seu setor produtivo, mas atualmente, numa época de tamanha fragmentação da produção econômica, o capital intelectual ocupa o lugar de destaque e é ele quem diferencia as empresas e as faz destacar-se no mercado ou não. Aquele que tiver a visão sistêmica, estratégica e crítica e que souber “antecipar” o futuro: este é o líder!

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  2. Grande mestre mais um belo artigo, gostaria de aproveita o oportunidade para pedir que nos seu próximo artigo pudesse falar sobre o tema mercado futuros no cenário empresarial.

    Um forte Abraço

    Ivan Soares
    Aluno em Administração 8MA/RF

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  3. Vive-se na era da competitividade, da alta performance, da produtividade a menor custo, era em que o tempo é medido por resultados, em que todos os processos devem ser planejados e controlados para que as organizações possam sobreviver no mercado. Já não basta possuir uma eficaz equipe de tecnologia da informação, de recursos humanos e de gerenciamento, necessita-se de eficiência, inovação, mudanças. Deve-se constantemente rever valores, processos, identificar objetivos, oportunidades, formular estratégias, delinear metas, produzir e disseminar no ambiente interno e externo a missão e visão da empresa, e ainda, transformar os stakeholders em parceiros conhecedores, exploradores e seguidores de um bom plano empresarial. Hoje são inúmeros os fatores que tornam necessário uma gestão mais eficaz dos negócios, entre eles podemos destacar a globalização e as novas tecnologias que surgem a cada momento, fazendo com que o empresário deva estar sempre preparado para este cenário completo de incertezas e inovações.

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  4. Marciel Bezerra dos Santos20 de fevereiro de 2015 às 09:13

    De fato as empresa estão em ambientes cada vez mais inconstantes com informações e tecnologias inovadoras, mudando constantemente. Essas fortes mudanças geram a necessidade da organização, entender bem a fundo a divisão dos Ambientes Empresariais, nos quais ao serem bem definidos podem ser vistos como uma ferramenta na tomada de decisão.
    Alguns estudiosos dividem o Ambiente empresarial em três partes sendo eles: Ambiente Interno, Micro Ambiente e Macro Ambiente, a saber: Ambiente Interno envolve os “muros” da empresa, ou seja, departamentos, colaboradores, em geral é o ambiente onde a empresa tem total controle. O Micro Ambiente entende-se de uma forma mais regional ou lugar onde a empresa atua, concorrentes diretos, nesse caso a empresa tem menos controle que o ambiente anterior. O Macro Ambiente entende-se como ambiente geral, sofre influência dos fatores: demográficos, econômico, político-legal, sócio cultural, político e global. Nesse ambiente a empresa pode não ter nenhum controle ou influencia.
    Entendendo as influências que o ambiente exerce sobre a organização, a mesma pode aumentar sua competitividade ou iguala-se diante seus concorrentes de maneira que as inovações tenham resultados positivos, visando sempre a melhoria continua de seus procedimentos e processos. Sendo referência e destacando-se em um mercado cada vez mais dinâmico e veloz, onde informações não aproveitadas podem trazer consequências irreversíveis para a empresa.

    Marciel Bezerra dos Santos,
    Aluno Pós controladoria Estratégica e Finanças- Estácio (Alexandrino)

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  5. Diante do cenário globalizado é de extrema importância que os atuais gestores conheçam os fundamentos básicos citados no texto (Método, liderança e conhecimento) que podem influenciar e ajudar a alcançar o tão desejado clima organizacional agradável e que poderá favorecer o melhor desempenho da empresa, tornando assim o ambiente empresarial cada vez mais bem sucedido.
    Dentre as doenças empresarias, gostaria de enfatizar a importância do capital intelectual, conforme informado no texto: “No mundo em que vivemos o ativo mais importante em qualquer organização é o seu recursos humanos”, ter em seu quadro de colaboradores, funcionários que atuem com paixão e possuam um sentimento de profunda conexão com a companhia e que vestem a camisa da empresa é mais relevante do que qualquer outro ponto de atenção. Pessoas que trabalham satisfeitas e sintonizadas para a realização dos objetivos organizacional proporcionam um clima mais harmonioso e transparente no local de trabalho. A receita para qualquer empresa é identificar quem são os colaboradores engajados e gerenciar bem suas equipes, treinando cada vez mais os realmente engajados para que eles sintam-se valorizados e possam multiplicar seu engajamento. Identificando que alguns fatores que englobam o ambiente de trabalho podem influenciar diretamente no clima e na dinâmica da organização.
    Pensemos nisso. Sucesso no blog!
    Ricardo de Albertim Bosshard - Estudante do MBA em Gestão Financeira e Controladoria / Universidade Estácio de Sá.

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