quarta-feira, 8 de julho de 2009

África

Não existe no mundo, região onde os indicadores econômicos e sociais sejam tão miseráveis como na África negra, onde milhões de pessoas, vivem em condições sub-humana, desafiando qualquer inteligência, para compreender, como um povo pode suportar tanto sofrimento. Países, como Ruanda, Libéria, Serra Leoa e tantos outros, vivem em um eterno conflito interno que a cada ano, piora cada vez mais as condições de sobreviência, onde a fome é gritante(lembrando que a fome de lá é diferente da nossa, lá existe realmente a escassez de alimentos, enquanto aqui é por falta de renda).O aspecto fisíco dos homens, mulheres e crianças é assustador, evidenciando uma pobreza nunca vista, chegando a nos chocar como humanos, saber que em pleno século da modernidade ainda exista povos com tamanha carência.Quando os lideres destes estados, pedem pelo amor de Deus, a intervenção de organismos internacionais é por que a situação já ultrapassou os limites da tolerância.É necessário, por parte de todos os governantes, definir uma política de ajuda comunitária de carater permanente, que reverta de uma vez por todas esta situação humilhante, em que estão submetidos milhões de pessoas, sinalizando para estes miseráveis, possibilidade futura de melhores dias.Os líderes dos países desenvolvidos e em desenvolvimentos,têm obrigação de colocar em suas agendas esta preocupação, caso contrário esta região desaparecerá para sempre. Determinadas doenças estão dizimando a população a taxas crescentes. O pior é que as disputas internas ocorrem, não pela necessidade de implantar um novo modelo de desenvolvimento e sim, por grupos que querem o poder pelo poder.É vergonhoso o que acontece em alguns lugares, infinidade de homens mutilados,separados de seus familiares, desaparecidos e ignorantes em todos os aspectos. Um verdadeiro contraste, em relação aos caminhos que qualquer sociedade civilizada busca atingir.Até quando esta estupidez vai continuar, ao saber que tantos recursos financeiros, são utilizados em projetos de destruição em nome da paz. Completa falta de consciência humanitária, onde os seres humanos, ficam em lugar secundário, nesta trajetória histórica e absurda do planeta terra.Não dá mais para suportar, tamanha insensatez em saber que milhões de pessoas são privadas diariamente, por falta de recursos para atender as necessidades mínimas de sobrevivência, enquanto milhões de pessoas, gastam de uma forma extravagante , milhões e milhões de recursos em coisas banais.

3 comentários:

  1. É professor, só quando algumas pessoas passarem a enchergar além do próprio úmbigo, e o mundo como um todo, ou quando os miseráveis começarem a invadir seus países, ruas e casas, é que essas coisas seram tratadas com mais seriedade e a impotância devida.

    Leonel, aluno UNP

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Considerado um dos continentes mais pobres do mundo, onde a população sofre com a fome, epidemias de doenças contagiosas, vírus da AIDS e pragas, entre outros problemas que a África há muito tempo vem sofrendo. Porém a pior causa de pobreza na África é a causa humanas, que inclui conflitos civis, guerras que impedem a chegada de alimentos nas regiões, invasões, má distribuição de alimentos entre outros. Com todo esse problema de pobreza na África cerca de 20 milhões de pessoas morrem por ano, principalmente crianças. Quando Mandela assumiu a presidência, a África voltou a receber investimentos estrangeiros que haviam parado, resultando em uma melhora na qualidade de vida da população, mas a dificuldade ainda existia. Não podemos esquecer também a fome e a desigualdade social do Brasil, que mesmo com os programas sociais, federais e estaduais, o problema da fome não é solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, médias e grandes cidades, independentemente da região ou estado brasileiro. Mais será mesmo que a culpa é só dos governantes, em minha opinião a culpa é de todo mundo, se paramos de pensar em nós e começamos a pensar no próximo, nada disso estaria acontecendo, vamos mesmo continua vendo o mundo se acaba por causa das pessoas que vivem nele? Como dizia Mahatma Gandhi “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.

    ResponderExcluir