domingo, 11 de julho de 2010

A Incompetência

Recentemente o professor Miguel Nicoletis em uma entrevista a um jornal local, revelou a sua decepção com os poderes constituídos desse Estado, com a falta de visão de futuro e de conhecimento sobre a importância do Instituto Internacional de Neurociências que ele trouxe para o nosso Estado.Para quem não o conhece é bom lembrar que é considerado hoje um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociência e cotado para receber o Prêmio Nobel por suas investigações no tratamento do Mal de Parkison e em inúmeras iniciativas cientificas que em muito contribuirão no desenvolvimento do ser humano em vários aspectos de sua vida, tornando a cidade do Natal o centro do conhecimento de ponta da neurociência, atraindo uma quantidade de homens talentosos de vários cantos do país e exterior , de recursos consideráveis para a economia local e ao mesmo tempo criando as raízes para que outros institutos que relaciona-se com esta ciência marque também presença, estabelecendo um efeito mutiplicativo no mundo do conhecimento cientifico.Considerado hoje um dos maiores investimento do MEC, que é a criação do Campus do Célebro na cidade de Macaíba, onde funcionará um instituto de pesquisa e uma escola de ensino regular onde contribuirá para aprimorar a forma de aprendizado e novas técnicas cientificas que serão amanhã incorporadas na educação básica ou em toda a cadeia da educação, contribuindo para melhorar amanhã os nossos indicadores de qualidade em uma área de vital importância nesse mundo globalizado, instável, dinâmico e evolutivo onde só o conhecimento cientifico passa a ser o grande diferencial das nações.Em artigo passado cujo título era Novas Exigências , chamava a atenção dos políticos locais para o aprimoramento dos seus projetos junto ao governo central. Necessitamos de projetos portadores de futuro, estruturantes que venham mudar radicalmente o ambiente econômico, social ,ambiental e político da região, ampliando as oportunidades para a população, atraindo programas que mudem o destino das pessoas e não a repetição de programas assistêncialistas que só contribuem para mudar a vida das pessoas e em nada acrescentando a sua mobilidade social.O projeto do Nicoletis possui em sua essência esta qualidade e pode transformar-se como referencia para o mundo em transformação constante,onde sempre afirmo que só tenho duas certeza nesta vida que é:tudo vai mudar e que vou morrer. Não é admissível o grau de desinteresse dos poderes público local com um projeto dessa envergadura.Para mim , a conclusão que chego é a falta de competência das pessoas que elegemos à muito tempo e que em nada tem contribuído para tornar a região em um polo de conhecimento cientifico que tem tudo para minimizar a miséria em que vivem milhões de nordestinos.Muita incompetência.

4 comentários:

  1. Realmente vergonhoso. Fico imaginando se este descaso deve-se apenas à incompetência, ou em maior parte, à falta de retorno financeiro direto aos nossos políticos e à ameaça que o projeto, que também visa formar futuros líderes, representa às Dinastias locais.

    ResponderExcluir
  2. É dificil aceitar esse tipo de acontecimento, mas as pessoas parecem que guardam isso para si. Devemos reclamar, cobrar daqueles que elegemos!!!
    O pior é que nossos políticos são sempre os mesmos, Os Maias de um lado, os Alves de outro...
    Se ao menos substituissem os projetos assistencialistas por sociais, mas até nisso, existe dificuldades e quando surge um empreendimento dessa magnitude, um verdadeiro projeto portador de futuro, o estado não se apresenta de forma correta.
    Vai ver esses políticos estão satisfeitos com essa economia... O que eles pretendem afinal? Será que eles acham que castanha de cajú, sal e melão, produtos "muito caro" por sinal, são suficientes para nós? Realmente, isso é uma incompetência!!!

    Diego Henrique

    ResponderExcluir
  3. Quando percebemos que estas coisas acontecem, ficamos sem saber o que fazer, pois elegemos outro politico e continua a mesma coisa, estamos em um beco sem saída. Será que a nossa economia será sempre assim? E a imcompetência até onde vai chegar?
    Professor Marcos, estou amando ler seus artigos são muito inspiradores.

    Abraço,

    Jane Clézia
    Administração 2010.2

    ResponderExcluir
  4. Toda a razão! essa incompetência é um descaso com a vida publica desse estado, esse rapaz está querendo trazer um mundo para o RN. Por isso que as vezes chego a pensar de maneira errada, já que esses políticos só fazem as coisas em troca de algo, essa hora de eleições, seria a hora de sugar todos eles e tentar da uma passo gigantesco.

    COMENTÁRIO SOBRE O SENHOR PROFESSOR MARCOS: acho que o senhor seria um belo político, tem idéias, sabe como dirigi-las, e o principal KNOW HOW (essa palavra aprendi com você)

    ResponderExcluir