quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parcerias

A iniciativa de construir vinte escolas (uma parceria governo e empresários) distribuídas no espaço geográfico do país voltadas para o ensino da inovação no ambiente industrial, é sem dúvida uma decisão louvável e extremamente importante para a nossa nação.A economia brasileira precisa investir em inovação para modernizar seu parque industrial, para poder suportar a competição local e internacional ao mesmo tempo criar novos produtos e serviços com o objetivo de conquistar novos mercados, gerando novos investimentos que traduzam em novos empregos e renda para a sua população.No momento atual, conseguimos controlar a inflação, temos reservas cambiais considerável mas está estabilização precisa ser traduzida em dinamismo, para isso necessitamos corrigir distorções estruturais que ainda impedem a nossa evolução. De acordo com o Banco Mundial, em 2008 a poupança bruta do país equivalia a 17% do PIB e 45% das mercadorias brasileiras exportadas envolviam produtos industrializados.Logo o nosso desafio é muito grande para passarmos da estabilidade para o crescimento, quando comparamos com a China e a Índia que chegaram a 38% e 54% de poupança bruta e 93% e 63% de produtos industrializados em suas exportações.Está mobilização empresarial para a inovação dirigida pela Confederação Nacional da Industria em parceria com o governo chega em um momento extremamente rico, as metas estabelecidas são ousadas: formar 1600 gestores da inovação, com o objetivo de ajudar 18 mil empresas a incorporar internamente a cultura da inovação e incentivá-la a propor projetos de pesquisa cujos recursos estão disponíveis na FINEP(Financiadora de Estudos e Projetos) e também em linhas de crédito no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por incrível que pareça não são usados por falta de projetos e dobrar o investimento em P&D até 2012, alcançando a marca de R$ 40 bilhões com investimento em inovação ao ano.Neste mundo moderno,onde o grande diferencial é o conhecimento, estimular a mobilização de recursos e de pessoal para a pesquisa e o desenvolvimento é o melhor caminho a seguir para criarmos as condições necessárias e suficientes de termos uma sociedade próspera para assumirmos um papel relevante no cenário internacional.Logo, a educação em toda a sua cadeia que é extremamente importante em qualquer sociedade passa apartir de agora a representar mais ainda um insumo básico, precisando cada vez mais melhorar os seus indicadores de qualidade para dar suporte a esse contingente de pessoas que serão envolvidas neste novo cenário que esperamos construir, só assim conseguiremos materializar esse sonho em realidade.

4 comentários:

  1. Qualquer país independente em que classificação econômica esteja precisa estimular a educação. Uma vez um professor me disse que os jovens são uma praga para qualquer nação, eu descordo. Tenho certeza que quando os mesmos são estimulados conseguem desenvolver sua inteligência e consequentemente um bom carácter. Afinal, a economia é gerada através das nossas idéias e projetos futuristas. Pessoas bem sucessidas são formadas através de oportunidades, incentivos e também um pouco de sorte. Agora quando essas não existem, fica um pouco difícil seguir o caminho do bem. Larissa Fagundes, 3na, RF.

    ResponderExcluir
  2. Tratando-se de inovações e educação, observamos uma relação clara e direta entre as partes. Uma simples máquina, a qual chamamos calculadora facilita e muito as nossas vidas. E o que se falar dos computadores que a cada dia que passa mais modernos ficam e junto a essa modernidade acompanha uma série de benefícios e sustenta inúmeras atividades.
    Estamos vivenciando uma era em que os conceitos de organização virtual, as redes e teias circulam em nossos sistemas e nossas vidas, sendo assim porque não incorporar a educação nesses sistemas? Como já foi mencionado pelo professor, parcerias já estão sendo organizadas, os planos estão sendo postos em prática, já é perceptível que as pessoas viram a necessidade, principalmente no nosso país, de se pensar na geração futura. Já pretendemos estimulá-los para essas inovações e ter a capacidade de criar, inovar ainda mais, acompanhar esses modernos conceitos e qualificá-los.
    Sendo assim, retomo a afirmar que em todo nosso processo de globalização e modernidade, a educação é essência para dinamizar o nosso país. Devemos sim, estimular a inovação.
    Vale-se salientar que essas inovações devem vir acompanhadas de uma responsabilidade social, empresarial e ecológica o que torna o papel da educação ainda mais imprescindível. As industrias principalmente, tem uma certa dificuldade em equilibrar e sincronizar seus recursos, atividades e pessoal para o estímulo às inovações dentro de todos esses parâmetros estabelecidos, logo essas iniciativas que o professor comentou sobre a construção de escolas voltada para o ensino da inovação no ambiente industrial é uma excelente proposta para nosso país.
    Parabéns as pessoas que começam a perceber a importância de se pensar no futuro, parabéns também ao governo pelas iniciativas. Estamos substituindo a ignorância pela inteligência no nosso país, assim como o longo prazo vem sendo incorporado no pensamento das pessoas, traduzindo no que eu havia falado em outros comentários de que os reflexos da inflação inercial que amedrontavam as pessoas com o medo do futuro e da poupança desapareceriam.
    Para concluir, minha opinião é de que não devemos APENAS investir em escolas e sim aperfeiçoar toda educação, mudando sua estrutura para que esta transformação possa acompanhar e entrar em sintonia com os nossos sistemas de informação e comunicação que são um dos melhores do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Artigo muito interessante professor. Sem duvida o setor de educação é um dos que mais necessita de recursos em nosso país. Nossos indicadores ainda nao atingiram o desejado, contudo, disposição para índices melhores é o que nao falta. Se o governo continuar a orientar recursos para esse setor, atingiremos nossas metas, e traremos um ensino de qualidade para as escolas brasileiras.

    Raul Paulo, 2VA, ADM, FP.

    ResponderExcluir
  4. A educaçao brasileira precisa ser mais trabalhada, em primeiro lugar ,levada a sério, pois o governo acha que é só contratar os professores e eles que se virem ,mais para ter a melhoria em nosso país ,deve se dar a total valorização a estes profissionais.
    ketillyn furtado

    ResponderExcluir