quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Turismo

Uma das vocações naturais dos municípios que compõem a área metropolitana do Grande Natal (Parnamirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e São José de Mipibu) é o Turismo.Uma atividade que atualmente emprega um número considerável de pessoas, cuja tendência é a cada ano novos serviços e produtos venham a integrar-se a estrutura atual com o objetivo de torná-la mais atrativa, eficiente e produtiva.Este setor tem apresentado ao longo dos anos um aumento substancial de investimentos não só da iniciativa privada como dos organismos público, visando dotar está área dos instrumentos essenciais para que possa desenvolver suas atividades dentro dos padrões internacionais.Essas iniciativas, só terão resultados satisfatórios quando houver por parte das autoridades uma preocupação em aperfeiçoar o recurso mais importante dentro dessa cadeia, que é o homem.De nada adianta instrumentalizar sem ensinar as pessoas as novas técnicas, com certeza os resultados serão frustrantes.É necessário lembrar que não existe atividade econômica que possua a capacidade distributiva tão elevada como o turismo, com ele ganha : O hoteleiro, barraqueiro,comércio,bares, restaurantes, similares,transportes, pousadas e uma infinidades de outras atividades ).Logo é necessário que tenhamos um planejamento estratégico que contemple um conjunto de cursos e seminários de forma intensiva ao longo do tempo,para que permita aos atores envolvidos tomarem conhecimento das novas tendências e de como agir em determinadas situações.Cursos direcionados para as mais complexas atividades até as mais simples, estabelecendo assim as condições para que possamos tornar irreversível uma atividade tão importante para a economia local. É bom lembrar, que quanto mais tranquila e agradável for a estadia dos turistas que aqui chegam , maiores as chances dele retornar aos mesmos locais,sendo de vital importância neste cenário de acirrada concorrência.Está atividade que expande-se a cada ano em razão de sua vocação natural (ambiente físico inigualável, povo hospitaleiro,culinária, artesanato,praias,rica história e o ar mais puro das Américas),obriga que as autoridades públicas prestem serviços de qualidade e criem mecanismos que exijam dos novos empreendedores e dos atuais uma postura profissional para que possam fortalecer cada vez mais esta atividade que cria um número considerável de emprego e renda na economia local e sendo parte integrante do vetor de negócios do Rio Grande do Norte.

7 comentários:

  1. Concerteza o Turismo é a principal fonte de renda da nossa capital e região. Como citado no artigo, ultimamente existem mais tecnologias, ou seja, mais novidades do que pessoas aptas para o trabalho, isso requer uma qualificação melhor do trabalhador, com isso nossos serviços serão de melhor qualidade e o turista ficará feliz em visitar nosso estado. Vale tambem ressaltar a questao da segurança para com os turistas, que sem sombra de duvidas é a garantia do retorno dos visitantes a nossa capital. Concluo dizendo que o turismo garante a sobrevivencia de inúmeras familias potiguares, e isso nos lembra o desenvolvimento sustentavel nao só do nosso estado, como tambem do nosso país.

    Raul Paulo, ADM, FP.

    ResponderExcluir
  2. O turismo álem de ser uma das principais fontes de renda do estado, ela tabém e boa indicação para ramo Orteleiro do estado fazendo com que a construção civil se fassa mais presente nas contruções dos Hoteis e Apartamentos de Linhas de Primeiro Mundo para que a Renda Do estado possa melhorar cada vez mais naum só no estado como em outros paises e no nosso pais Inter Relacionado quase todos os campos de um estado sobre o turismo Investindo.


    Tarcísio Kleyton, ADM 2VA

    ResponderExcluir
  3. O turismo é sem dúvida, uma área em contante crescimento, o que eleva a economia local. Mas ainda deixa muito a desejar. Não basta termos belas praias, dunas, e até mesmo um bom atendimento. É necessário que seja desenvolvido todo um trabalho de atenção para atender com precisão as necessidades dessas pessoas que escolhem o nosso Estado para passar férias e até mesmo para investir. É muito importante ressaltar que um bom atendimento só, não basta, é preciso que o turista encontre além das belezas naturais da região, educação, organização e segurança, apaque possam voltar e divulgar o nosso Estado.

    ResponderExcluir
  4. O turismo por ser uma atividade econômica bastante expansiva aqui no rio grande do norte precisa ser mais reconhecida e valorizada pelo governo que hoje rege no nosso estado,no intuito de facilitar o acesso dos turístas estrangeiros na grande natal.Para isso, só pra cpmeçar o governo deve ter como prioridade no seu planejamento estraégico,crecimento ou como ja esta sendo construído um novo aeroporto.De alta qualidade e modernidade é claro!

    ResponderExcluir
  5. Particularmente sou deverás feliz e satisfeita por ter nascido em Natal, cidade que muito me orgulha por suas belezas naturais e povo acolhedor. Belezas estas que além de nos presentear com paisagens paradisíacas, ainda proporciona esta atividade que contribui grandemente para o desenvolvimento e progresso do município, que é o turismo. Não é de hoje que este setor propicia emprego e renda para a população. Os investimentosem hotelaria, em estruturas físicas são notáveis a olho nu, basta um simples passeio pela Via Costeira para se ver e saber que ali estão estão concentrados uns dos maiores e melhores estrelas do país. Isso mostra que op setor privado investe alto aqui, bem sabemos que por muitas vezes com financiamentos federais que lhes são oferecidos e até mesmo com leis de incentivos fiscais.
    Mas temos que ver todos os lados, por isso concordo totalmente com artigo escrito pelo professor, no que diz respeito aos governos investirem também e principalmente na qualificação profissional para que somados as infra estruturas oferecidas possam assim propiciar ao turista uma receptividade hospitaleira por natureza, mas também com conhecimento. Desta forma sabe-se que não somente o visitante, mas como todos envolvidos no processo, tendem a se beneficiar.
    Sabe-se que o turista, principalmente o estrangeiro, quando aporta em Natal, fica tão maravilhado, que por muitas vezes acabam fixando moradia e em algumas vezes se tornando novos investidores na Capital do Sol.
    Espera-se muito ainda dos governantes nessa questão de investimento no capital humano, pois ainda se ver muito por exemplo, principalmente na área de gestão, a necessidade de estar se trazendo profissionais oriundos de outras regiões do país para ocupar altos cargos em grandes hotéis.
    Teve-se recentemente grandes investimentos de ordem estruturais, principalmente na mobilidade urbana, provindos do fato do acontecimento da Copa do Mundo/14 na cidade, que com certeza irá deixar benefícios e estar fixando a mesma no cenário mundial de turismo, incluindo-a no roteiro internacional.
    mais um motivo para que se tome a preocupação de melhorar cada vez mais o atendimento e qualificação profissional.
    Enfim, com a contribuição do setor privado, juntamente com o poder público, elaborando estratégias para melhorias, se dará a continuidade e evolução do turismo cada vez melhor na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. COMENTÁRIO ACIMA FEITO POR:

    IZABEL LIMA
    CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
    UNP - FLORIANO PEIXOTO
    7NB

    ResponderExcluir