domingo, 5 de setembro de 2010

A Burocracia

Se você perguntar a qualquer empresário brasileiro quais os obstáculos para o crescimento da atividade produtiva no nosso país com certeza ele responderá: a alta carga tributária, elevado custo dos financiamento e ausência de infraestrutura tangível e intangível.Mais temos outra que inferniza a vida de todos os brasileiros e segundo os empresários contribuem para impedir o nosso crescimento econômico : a burocracia. O Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, concluiu um excelente trabalho que mostra o tamanho do custo da burocracia brasileira. Estima-se em R$ 46,3 bilhões por ano, correspondentes a 1,47% do PIB.Neste documento os analistas comparam o Brasil com outras nações e constataram que quanto maior é o nível de burocracia, menor é o PIB per capita, a escolaridade e a competitividade do país, lembrando que ela estimula o surgimento da economia informal. Aqui o empreendedor que queira abrir uma empresa necessita de 16 procedimentos, para fechá-la leva em média 4 anos e o custo da demissão é elevadíssima quando comparadas com outras nações. A elevada burocracia cria o ambiente propício para o surgimento da corrupção e a tentativas de pagamentos de suborno e propinas, como forma de agilizar os negócios. Muitos pequenos e médios empreendedores preferem atuar na informalidade do que submeter-se as exigências formais e a sua complexidade, dificultando o surgimento de novos empregos formais, diminuindo a arrecadação, não contribuem com a produtividade e não garante segurança aos indivíduos que nela estão inseridos. Segundo o empresário Benjamin Steinbruch diretor-presidente da Compainha Siderúrgica Nacional e primeiro vice-presidente da FIESP, necessitamos com urgência de duas reformas que em muito contribuirão para reduzir a burocracia, diz o empresário:"Entre as reformas que o Brasil ainda não fez, há duas que poderão contribuir muito para a redução da burocracia: a tributária e a microeconômica. Na primeira, seria bem vinda, além do corte da carga tributária, a simplificação e a diminuição do número de tributos. Há 63 tributos federais, estaduais e municipais no país, com 3.200 normas, 56 mil artigos, 34 mil parágrafos, 24 mil incisos e 10 mil alíneas voltadas para a arrecadação. Há quem chame isso de manicômio tributário. Na segunda reforma, espera-se a extinção de uma parafernália de regras, de certidões, de controle cruzados, de registros em cartórios, de cadastros e de licenças que infernizam a vida dos brasileiros, empresários ou não, que se mantém na legalidade e na formalidade". Essas informações não deixa dúvidas que quanto maior a burocracia menor é a efetividade dos governos e o poder de competitividade dos países e de suas empresas. Em um mundo dinânico, evolutivo e instável, não podemos mais aceitar tamanha estupidez, a mim parece-me que Albert Einstein tinha razão quando afirmou que "Apenas duas coisa são infinitas, o universo e a estupidez humana".

14 comentários:

  1. A burocracia? Isso é um lixo!
    nesse brasil, nosso brasil talvez essa seja a unica razão para termos tantos desvios de conduta humana, chamada mutreta, calote, suborno e etc,
    claramente se o brasil fosse mais fácil de lidar, os maestros desse nosso país quiserem oferecer uma longa jornada para todos nós poderiam facilitar, reduzindo vários "gestos burocráticos". se olharmos por outro lado será que se melhorarem a burocracia, o ser humano brasileiro iria melhorar também, num iria arranjar outra maneira de acabar com o país.



    João Lucas Lemos
    Administração - 1MA - FP

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse artigo. Sem dúvida a burocracia impede o crescimento dos grandes e pequenos empresarios que tentam conquistar a cada dia o seu espaço no mercado, há aqueles que entram na informalidade por ter inúmeras dificuldades para abrir e legalizar uma determinada empresa. Diante dessa serie de dificuldades, nosso país está caminhando para o descaso economico, e nossos empresarios estão cada vez mais lutando para viver em um ambiente empresarial mais justo e limpo, sem suborno e corrupções.

    ResponderExcluir
  3. Que assunto interessante !!! Estão todos contra a burocracia, mas não me levem a mal, pois irei discordar.
    Realmente é um assunto bem polêmico e devem estar se perguntando porque estou dizendo isso, inclusive meu amigo Marcos Alves. Irei vos explicar então.
    A burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da revolução industrial, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com maior eficiência possível.
    Isso mesmo, EFICIÊNCIA. Eu não estou louco!! O que acontece é que aqui no brasil, o mal uso da burocracia, ou seja, a má administração faz com que ocorra excesso de papelórios, procedimentos inúteis, alta dependência e principalmente nas oranizações públicas a falta de interesse e motivação. Isso faz termos uma ideia errônea da burocracia. A burocracia é um modelo racional, impessoal e formal.
    O modelo burocrático possui uma superioridade técnica, tratando-se de eficiência. A moeda racionaliza as transações econômicas o que fortalece a administração burorática.
    Claro que tem seus pontos fracos como a resistencia a mudanças e uma superconformidade, não quero dizer que é o melhor modelo do mundo a ser seguido, nem tampouco dizer que é a melhor maravilha organizacional, minha intenção é só esclarecer a verdadeira essência da burocracia e desfazer a idéia equivocada de que a burocracia é atraso e impedimentos. O que causa esse atraso como eu já disse é a má administração e falta de comprometimento. O que falta em muitos empresários e até mesmo o governo é vergonha na cara e capacitação.
    Não pensem apenas no conservantismo da burocracia, pode não ser o melhor dos modelos, mas tambem não é nenhuma tragédia.
    Um abraço professor Marcos, se voltarmos a nos ver na Unp, iremos debater esse tema pessoalmente.

    Diego Henrique

    ResponderExcluir
  4. Amanda Oliveira.
    CST GESTÃO COMERCIAL- 1NA-RF

    As leis que foram criadas, os departamentos, os órgãos, em fim, todos eles foram criados com a finalidade de manter o planejamento, a organização, a direção e o controle de uma determinada organização. Então é válido sim a burocracia. Mas infelismente o que nós presenciamos é o má funcionamneto desses órgãos. A burocracia é tão má administrata como a tributação, que a muito tempo só tem realmente atrapalhando com o crescimento economico do pais como um todo. Muitos empresarios deixaram de crescer e contribuir com o pais por causa da má execução desses órgãos, ao inves de estimular a boa conduta desses empresarios, eles acabam estimulando a sonegação de impostos, a famosa lavagem de dinheiro. O que foi estudado e criado com uma solução , tornou-se mais um grande e polemico problema para essa pais que parece andar de marcha ré!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Amanda, é isso mesmo !!! Em fim, alguem que concorda comigo!!

    ResponderExcluir
  6. Falei que a burocracia da maneira que está nunca funcionou e nunca funcionará... como quase tudo ligado ao governo tem que mudar muito.

    ResponderExcluir
  7. A Burocracia foi criada com o objetivo de organizar o desenvolvimento de novas empresas, mas no Brasil com o passar dos anos tem agido de forma contrária, pois com a quantidade de taxas e impostos que devem ser pagos esta dificultando o surgimento de novas empresas, prejudicando o crescimento da economia do país. Isso precisa ser revisto rapidamente para que q economia volte a crescer.
    Imagine, um pequeno empresário pretende abrir uma empresa e se depara com uma infinidade de impostos que precisam ser pagos e sem falar com o tempo necessário para a abertura, percebe que seus gastos serão maiores que seus lucros, o que ele ira fazer? Partir para a irregularidade, pois para ele será mais comodo permanecer irregular do que ir para a informalidade e não ganhar nada.

    Jane Clázia (jannealysson@hotmail.com)
    Aluna de Administração 1MA FP

    ResponderExcluir
  8. A Burocracia foi criada por Max Weber para melhor organização das organizações. O problema é o mau funcionamento da burocracia nas mesmas. O despreparo das pessoas para trabalhar na area burocratica é um dos precursores na organização das mesmas. Como futuro administradores devemos tomar por exemplo o bom funcionamento de algumas organizações e nos espelharmos. Vamos melhorar nosso país.

    Natália 3VA ADministração de Empresas

    ResponderExcluir
  9. É Marcos... esse assunto é antigo,todos esse problemas acima citados não são novidades...más tenho fé que no máximo em 300 anos tudo terá sido resolvido. kkkkkkk

    Rapidez nas tomadas de decisões, informações direta, padronização de de rotinas que diminuísse custos e erros, projeto de recrutamento de pessoal, redução de atritos entre funcionários de uma organização e etc... seriam melhorias alcançadas atraves da chamada BUROCRACIA. Porém... em se tratando de um país que eu amo chamado Brasil, nada disso funciona!

    Aqui, adquirimos apenas os efeitos colaterais...

    - Exagerado uso de formalismo e papéis para registrar tudo o que acontece.
    - O relacionamento entre pessoas passou de pessoal para impessoal
    - A imposição de autoridade é sempre de quem ocupa o mais alto cargo dentro da organização

    Por fim, posso dizer que as disfunções da burocracia se desenvolveram pelo fato das organizações não se preocuparem com o bem-estar dos funcionários, mas sim com o que eles conseguiram produzir a fim de aumentar o lucro da empresa.

    David Júnior
    Administrador

    ResponderExcluir
  10. Acho que para o Brasil que quer crescer Economicamente, precisa necessariamente de reformas estruturais, combatendo a burocracia e conseqüentemente a corrupção, com uma justiça ágil, para garantir novos investimentos na produção e receber investimentos estrangeiros, que não vêm ao Brasil, justamente por falta de garantias, regras claras, transparentes e objetivas.

    ResponderExcluir
  11. Tratando-se de burocracia vemos que nosso país está desorganizado totalmente nos princípios que regem as atividades empresariais. Se citarmos alguns dados, podemos perceber o exagero que reina por aqui. Por exemplo: o Brasil está entre os dez países mais burocráticos do planeta, e curiosamente é o único desses que não arrecada impostos em prol da população. Também é absurdo perceber, porem, infelizmente é a realidade, nosso país é a oitava economia do mundo, contudo, ainda temos 30 milhões de miseráveis. O que estamos querendo dizer é que a burocracia é necessária sim, todavia, ela é dirigida de forma inadequada em nosso país, com isso surge à informalidade de muitos aqueles que não suportam esse sistema. Concordamos plenamente com essas duas reformas citadas no artigo. Se forem colocadas em pratica, sem duvida irá melhor de forma maravilhosa a vida dos empresários brasileiros. Podemos dizer que a burocracia se desenvolveu pelo simples fato das organizações não se preocuparem com o bem-estar dos funcionários, e sim com sua própria empresa, somente com ela. Esperamos que essas reformas sejam realizadas de forma rápida, enquanto a informalidade, a pirataria não tome conta do nosso querido país.

    Bárbara Manuella e Marina Dállete
    Administração 3VA UNP- FP

    ResponderExcluir
  12. Para que tanta burocracia? Isso só dificulta mais as coisas, creio eu que muitos empreendedores deixam de investir em negócios por causa da burocracia que existe, tudo em excesso é ruim, e não séria o contrario com a burocracia, cada dia mais perdemos com tanta burocracia, não só para os empreendedores abrirem negócios aqui, mais como foi citado no artigo para fecharem negócios também! Muita gente reclama, pois quer viver na linha e não tem como com tanta coisa assim, como esses dados colhidos no próprio artigo "Há 63 tributos federais, estaduais e municipais no país, com 3.200 normas, 56 mil artigos, 34 mil parágrafos, 24 mil incisos e 10 mil alíneas voltadas para a arrecadação." Para que tudo isso? Sinceramente creio a burocracia só esta servindo na maioria das vezes para atrapalhar a vida de muitos empreendedores. Mais a burocracia tem o seu lado bom também que é mínimo na vista de tanto empecilho, mas o lado bom é que com a burocracia algumas coisas ficaram mais organizadas, esse é o lado bom. Esperamos que essa burocracia toda, não atrapalhe mais os investimentos em nosso País.




    Thayna Nery e Giagomo Antonio
    Administração 3VA UnP - FP





    Thayna Nery e Giagomo Antonio
    Administração 3VA UnP - FP

    ResponderExcluir
  13. professor marcos, bom dia, na quinta feira dia 09/12/10 será a segunda chamada da turma de gestão comercial da unp engenheiro r. freire, o amigo pode, por gentileza, levar as provas p/ nos entregar? desde já agradeçemos.janilson e turma

    ResponderExcluir
  14. ola
    eu precisa de um exemplo mais claro e expecifico o que é burocracia

    ResponderExcluir