domingo, 19 de junho de 2011

Articulação

A falta de articulação nos procedimentos administrativos da máquina estatal é gritante. Os projetos a serem efetivamente concluídos, exigem de quem coordena, paciência, tolerância e acima de tudo discernimento em função da baixa capacidade gerencial dos seus recursos humanos, que necessitam urgentemente de absorver novas habilidades e competências para que suas tarefas sejam desenvolvidas com maior qualidade e agilidade. A baixa qualificação do pessoal em muitas áreas, aliada a burocracia excessiva, inviabiliza quaisquer cronograma previamente estabelecidos, estimula a corrupção e penaliza a sociedade pela não conclusão de projetos essenciais, cujo objetivo é a busca do desenvolvimento.É necessário que se crie um ambiente de estímulo à qualificação profissional, ao treinamento continuado, que se implante no serviço público os três fundamentos básicos para uma gestão ser bem sucedida que são:( Liderança, conhecimento técnico e método).Que se implante no serviço público uma filosofia meritocrática, que estimule e reconheça o servidor dedicado, inteligente e moderno e puna e demita o incompetente, finalizando de uma vez por todas o pacto com a mediocridade.A criação da escola de governo, cursos de gestão pública e palestras esclarecedoras dos mais diversos assuntos são iniciativas positivas e que precisam ser continuadas de forma exaustiva. A meu ver, o modelo de gestão deve estar articulado com a política de desenvolvimento do Estado. É necessário criar condições de competitividade na máquina administrativa para promover o desenvolvimento, introduzindo novas técnicas que levem dinamismo a arte de administrar. Os novos conhecimentos do mundo digital aplicados na administração pública, devem ter como meta a construção de sistemas eficientes de forma a integrá-los no dia a dia do servidor público para que possa prestar um serviço de qualidade e que a sociedade seja beneficiada e ao mesmo tempo orgulhosa de perceber no serviço público novos conceitos sobre o tempo e suas relações com os homens,mudanças, novas propostas e quebras de paradigmas. Sempre alerta, com novas reflexões e conquistas.

2 comentários:

  1. Olá Professor Marcos Alves, sempre uma alegria estar aqui comentando seus artigos.
    primeira coisa que acho da máquina administrativa é que eles deveriam pensar em todos em vez de somente "ele". segundo em diante não pode existir mais uma coisa chamada nepotismo, como você mesmo ensinou tem que reter os melhores e não porque familiar, parente ou "bonitinho". a nossa administração publica virou um negócio escandaloso, e o que não é negócio no brasil?. Por isso que confio em pessoas como você para fazer um brasil. MELHOR PROFESSOR DA UnP.
    João Lucas Lemos - ex 2MA agora 3MA - UnP - FP

    ResponderExcluir
  2. Vejo a administração pública um grande negócio, cujos maiores beneficiados são os próprios políticos, que ao invés de fazerem as coisas funcionarem para o bem comum, a preocupação é somente enriquecer com o dinheiro do povo. Para que a administração pública funcione efetivamente é primordial acabar primeiramente com a corrupção, após isso deve ser implantada no pensamento de todos que a compõem, o aprendizado contínuo, o desenvolvimento de habilidades, melhores técnicas, investimentos em tecnologia e treinamento. Iniciando por essas ações poderemos talvez, começar a ver uma nova administração voltada para o bem comum.

    ResponderExcluir