quinta-feira, 9 de maio de 2013

Grande Paulo Freire

Relendo o livro "Professora sim;Tia não" do professor Paulo Freire o nosso Patrono da Educação Brasileira, nomeado através da lei nº 12.612, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação Aloísio Mercadante, em 13 de abril de 2012,  espero que não se limite a mas um ato simbólico de reconhecimento, que sirva de referência para uma radical mudança na política educacional do nosso país. Diz o mestre "Se nossas escolas, desde a mais tenra idade de seus alunos se entregassem ao trabalho de estimular neles o gosto da leitura, gosto que continuasse a ser estimulado durante todo o tempo de sua escolaridade haveria possivelmente um número bastante menor de pós-graduandos falando de sua insegurança ou  de sua incapacidade de escrever".Isto lembra-me os meus alunos em final de curso quando são submetidos a escrever um artigo cientifico o famoso (TCC), o sofrimento é enorme na hora de colocar uma ordem de compreensão no assunto que estão trabalhando.Mas adiante ele afirma:" Se estudar para nós não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável reconhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação". Mas adiante "o  mestre  enfatiza a relação entre ler e escrever como processos que não podem separar-se. Como processos que devem organizar de tal modo que ler e escrever sejam percebidos como necessários para algo, como sendo alguma coisa de que a criança, necessita e nós também.Em primeiro lugar, a oralidade precede a grafia mas a traz em si desde o primeiro momento em que os seres humanos se tornaram socialmente capazes de ir exprimindo-se através de símbolos que diziam algo de seus sonhos, de seus medos, de sua experiência social,de suas esperanças, de suas práticas.Quando aprendemos a ler o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever.Nas culturas letradas, não se pode estudar, buscar conhecer,apreender a substantividade do objeto, reconhecer criticamente a razão de ser do objeto, sem ler e sem escrever.Um dos equívocos que cometemos está em dicotomizar ler e escrever e, desde o começo mesmo da experiência em que as crianças ensaiam seus primeiros passos na prática da leitura e da escrita tomamos esses processos como algo desligado do processo geral de conhecer. Essa dicotomia entre ler e escrever nos acompanha sempre, como estudantes e professores". Nas orientações com os meus alunos estou cansado de ouvir, tenho dificuldade de escrever não sei como concluir o meu artigo.Prova concreta da distância da compreensão critica  do que é estudar  e do que ensinar."O grande Freire afirma que ler não é puro entretenimento nem tampouco um exercício de memorização mecânica de certos trechos do texto. Minha saída não está em memorizar porções de períodos lendo mecanicamente duas, três, quatro vezes pedaços de texto fechando os olhos e tentando repeti-los como se sua fixação puramente maquinal me desse o conhecimento de que preciso". Tenho dito isso em sala inúmeras vezes para  os meus alunos é um  problema a ser discutido nas nossas escolas de forma urgente.Diz Freire que ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante.E afirmava que o diálogo fundamental entre professor e aluno não é um diálogo simplesmente funcional, mas passa pelo diálogo existencial do mundo. O mundo é o grande livro que pede a busca de ser compreendido e lido pelo confronto crítico e coerente com o universo do leitor, com saberes anteriores e com a cotidianidade da vida. Educação é um ato político.Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos.Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria.Finalizo, mostrando  o que o  grande Freire afirmou" que saber tem tudo a ver com o crescer,tem.Mas é preciso, absolutamente preciso, que o saber de minorias dominantes não proíba, não asfixie, não castre o crescer das imensas maiorias dominadas". Agradeço ao grande mestre pelo legado que nos deixou para refletirmos que caminho a nossa sociedade quer seguir no âmbito da educação.

5 comentários:

  1. Bom dia professor e amigos, Grande Marcos Alves, acredito que o Sr. lembra da frase que usei, para expressar o que vi na sua primeira aula na turma 7 NA da Floriano! dizendo: " Professor você é uma fonte de conhecimento, adorei sua aula." pois percebi o quanto poderia aprender ao escutar seus ensinos com o peso da experiência e ótimo senso crítico. " Pois bem, lendo esse seu novo artigo, no qual é bem apresentada a obra do mestre Paulo Freire, é como se abrisse uma porta que dá acesso a SOLUÇÃO para a ausência de pensamento crítico que hoje se vê com muita facilidade no meio acadêmico. Realmente a falta de compromisso e continuidade de nossa educação pública trouxe e traz muitos malefícios para nossa geração. O hábito de ler e de procurar o conhecimento era para poucos, hoje a abertura para o conhecimento está mais acessível e ainda sim de forma errada e desigual, pois para uma criança filha de uma família que vivi com um salário mínimo, e estuda na rede pública precária, sem segurança, saúde e boa alimentação, nunca poderá se igualá a outra criança que tem em seu lar, uma família que pelo alto poder aquisitivo pode proporcionar uma educação de qualidade e continuada, boa alimentação, "segurança", e saúde. prova disso é só olhar para as universidades federais de hoje, onde a grande maioria é da rede privada, o que não é novidade para ninguém! Hoje eu sinto na pele o reflexo da péssima educação que recebi do município o do nosso estado, vendo que jovens da mesma idade estão a quilômetros de distância em oportunidade no mercado de trabalho. Isso por que não tivemos um governante com a mente do grande pensador Paulo Freire, que daria a prioridade para o alicerce principal de uma solidificação de sucesso que é a educação e a procurado conhecimento continuado, como diz o nosso amigo Marcos Alves a quem tenho muita satisfação em receber seus ensinamentos, que agregasse valor pensante. Que pena exista tão poucos homens e mulheres que enxerguem a nossa sede de conhecimento.

    Bom dia para todos.

    Att;
    Alisson Araújo

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  2. Boa noite Professor! Mais um riquíssimo artigo seu...
    O mestre Paulo Freire é um homem que admiro muito, mas é uma pena que no nosso país são poucos aqueles que incentivam a leitura, ao aprendizado e a busca ao conhecimento.
    Parabéns pelo excelente comentário neste artigo.

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  3. Primeiramente quero parabenizá-lo pelo ótimo artigo escrito acima, onde foi possível ter uma visão mais ampla sobre como é importante ler e dos benefícios que esse ato pode trazer.Particulamente eu adoro ler, acredito que só através da leitura podemos ir a lugares inimagináveis, conceitos que fogem do nosso cotidiano, diversidade de opinião e consequentemente não nos tornemos alienados da classe dominadora.Através da leitura é possível ter uma visão mais ampla do mundo, conhecer diversas culturas, melhorar a nossa dicção, influencia nosso modo de pensar e agir.

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  4. Bom dia Professor, primeiro quero parabenizá-lo pelos inumeros artigos onde podemos compartilhar de assutos atuais e de grande influência para nossa sociedade, ao ler esse artigo fiz uma viagem me recordando do tempo que o ensino público não era tão precário assim, pois fui aluna da rede pública de ensino no tempo em que os professores nos mandavam para biblioteca pública do bairro Petrópolis que hoje encontra-se em estado lamentável, a leitura não só abre a mente das pessoas como nos envolve a partilhar nossos conhecimentos com os demais, hoje com a tecnologia avançada não vejo meus filhos envolvidos com os livros como deveriam e sim fazendo pesquisas na internet com tanta facilidade que ao mesmo tempo os tornam preguiçosos no ato da leitura, essa é uma reflexão que devemos fazer diáriamente em renovar nossos hábitos de ler mais, pesquisar mais e de sempre buscar novos conhecimentos. E nesse contexto o professor se aplica em fazer parte na mudança de vida e pensamentos do indivíduo, e que bom seria que todos ou pelo menos a maioria dos nossos profissionais fossem tão bem qualificados quanto o grande mestre Paulo Freire e também o ilustre mestre Marcos Alves. Finalizo com meus parabéns a esse artigo. Iranésia Mirtes

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  5. Bom dia Professor, primeiro quero parabenizá-lo pelos inumeros artigos onde podemos compartilhar de assutos atuais e de grande influência para nossa sociedade, ao ler esse artigo fiz uma viagem me recordando do tempo que o ensino público não era tão precário assim, pois fui aluna da rede pública de ensino no tempo em que os professores nos mandavam para biblioteca pública do bairro Petrópolis que hoje encontra-se em estado lamentável, a leitura não só abre a mente das pessoas como nos envolve a partilhar nossos conhecimentos com os demais, hoje com a tecnologia avançada não vejo meus filhos envolvidos com os livros como deveriam e sim fazendo pesquisas na internet com tanta facilidade que ao mesmo tempo os tornam preguiçosos no ato da leitura, essa é uma reflexão que devemos fazer diáriamente em renovar nossos hábitos de ler mais, pesquisar mais e de sempre buscar novos conhecimentos. E nesse contexto o professor se aplica em fazer parte na mudança de vida e pensamentos do indivíduo, e que bom seria que todos ou pelo menos a maioria dos nossos profissionais fossem tão bem qualificados quanto o grande mestre Paulo Freire e também o ilustre mestre Marcos Alves. Finalizo com meus parabéns a esse artigo.

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