quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em busca de uma sociedade mais justa

É inaceitável as cenas de guerra a que diariamente assistimos pela mídia entre a população das principais capitais do nosso país com a polícia e como não é aceitável que a nossa população sofra com a falta de segurança pública,sistema de transporte deficiente, saneamento básico,moradias miseráveis, escolas de péssima qualidade, crianças e jovens soltos pelas ruas, empregos de baixa qualidade,  e o consumo de droga aumentando de forma vergonhosa.Precisamos caminhar em busca de uma sociedade mas justa . O que diferencia as conquistas dos fracassos é a dedicação a vontade política de querer mudar ou seja estabelecer metas e a persegui-las.  Romper de uma vez por todas com essa desigualdade gritante que ainda persiste em nosso país ( poucos com muito e muitos com muito pouco), exigindo  que brasileiros se unam contra a indignação das desigualdades, fazendo valer o direito de todos.Os brasileiros sonham  com uma sociedade que acabe com a fome e a miséria, que seja possuidora de uma  educação básica de qualidade para todos, um sistema de saúde decente, reduzindo a mortalidade infantil, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando e sendo bem remunerado para contribuir com o nosso desenvolvimento.O que diferencia sonhar com realizar está na ação que a nossa nação emprega na direção desse sonho.O professor Peter Drucker já dizia que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. O nosso país que hoje encontra-se em uma situação econômica mas confortável que muitos países desenvolvidos e é parte integrante dos países emergentes precisa mostrar e ensinar  ao mundo como transformar uma sociedade desigual em uma sociedade mas justa, consciente e fraterna e que sirva de exemplo  para o mundo, buscando acesso a economia, a novos mercados e ao mundo. É visível que o nosso país mudou muito nos últimos vinte anos, temos uma economia emergente, porém crescente, estamos alcançando patamares que a tempos atrás eram impossíveis de atingir, somos hoje parte integrante da governança global de um mundo globalizado, e extremamente dividido e temos internamente uma desigualdade regional acentuada que precisamos corrigir, embora tenhamos ilhas de modernidade já vivenciando o futuro. O nosso país, consolidou a democracia e controlou a inflação, somos uma nação possuidora de uma biodiversidade fantástica que podemos ensinar ao mundo saídas para uma sociedade sustentável. Temos uma capacidade inesgotável de alegria e criatividade, sabemos lidar com o diferente e o que nos falta é uma infraestrutura  educacional de qualidade em toda a sua cadeia para impulsionar o nosso país para o destino que fomos designados: o sucesso.Avança Brasil.

4 comentários:

  1. Texto belissímo professor! Hoje estamos colhendo o que plantamos a anos, se as pessoas não vendessem seu voto a certos politicos de integridade duvidosa, não precisaríamos passar por essa situação.

    ResponderExcluir
  2. "...O professor Peter Drucker já dizia que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo..."

    É isso que temos que fazer. Esta em cada um de nós mostrar ao "próximo" que somos capazes de mudar qualquer realidade se assim o quisermos! E a mudança é construída em coisas simples! Façamos a diferença para avançarmos com o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. O artigo aborda um assunto muito interessante, reflexivo e de extrema importância para nossa sociedade, concordo quando o professor Marcos Alves ao relatar que não podemos ficar assistindo tanta violência nas redes sociais, sistema de segurança público de péssima qualidade, de transporte pior ainda, educação de baixa qualidade, e o crescimento do consumo de drogas só aumentando.
    Precisamos que os nossos governantes tenha mais dedicação, fazer investimentos em educação de qualidade, criar programas que tenha ênfase em inflacionar os seus cidadãos de conhecimento, posso até citar um que ele criou que tem sido de grande importância para a sociedade que é o Pronatec, ou seja precisamos da um basta nessa situação de contração e passar a planejar e buscar uma situação de expansão.
    Tenho visto muitas mudanças no nosso País em relação a corrupção e Desigualdade social, hoje vimos grandes políticos presos, um aumento na vaga em concursos para pessoas negras que antigamente não existia essas atitudes no nosso país,e também não posso deixar de ressalta a importância dos princípios da governança corporativa nessa mudança que são: Equidade, Transparência, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa, também a desigualdade no nosso país está em regiões, o nosso nordeste é onde se encontra a maior concentração de pessoas com o rendimento até meio salário, percebemos a desigualdade salarial que um mesmo profissional de outra região como o sul recebe bem mais que que aqui no nordeste.
    Mais sabemos que o nosso país está mudando para melhor, o acesso ao ensino superior está mais fácil, o acesso ao conhecimento também, tenho esperança que a um período de longo prazo vamos ter resultados melhores..

    Jadson Ribeiro da Silva 7NA.

    ResponderExcluir
  4. O artigo trata de um assunto de fundamental importância, apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto Interno Bruto) figurando sempre entre os 10 maiores do mundo, o nosso é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado.
    Decorrente da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. Estudiosos propõem soluções para o problema, dentre elas: aliar democracia com eficiência econômica e justiça social.
    Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são, falta de acesso à educação de qualidade, política fiscal injusta, baixos salários, dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico, em conseqüência de tudo isso vem a violência, vivemos em um pais extremante violento e perigoso, segundo pesquisas temos 11 cidades entre as 30 mais violentas do MUNDO. É cruel mais a realidade é triste, não temos uma boa segurança publica não só por incompetência dos próprios, e sim também por falta de condições de trabalho, muitas vezes os policias não tem nem como se protegerem por falta de equipamentos necessários, imagine a própria população por isso temos que nos conscientizar e fazer nossa parte por um Brasil melhor.

    Túlio França 7NB.

    ResponderExcluir