sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Coincidência

A história registra na minha opinião, uma coincidência que nos deixa estupefato, trata-se de dois gênios que o mundo conheceu e que tantos conhecimentos nos deixou. Falo de Sócrates e Jesus Cristo, ambos não deixou nenhuma escrita própria sobre os seus pensamentos, onde nós pudéssemos contemplar e refletir as suas posições e contribuições próprias que foram inúmeras.O que sabemos de Sócrates, vem de Platão seu aluno dedicado e de Jesus, através de seus ápostolos.Outro ponto, interessante é a morte de ambos, onde incomodando os poderosos, tiveram fins brutais e nos leva a pensar nos dias de hoje, onde aqueles que exige e argumenta de forma lógica, tem suas vidas em constante risco. É bom lembrar de um pensamento que diz"O ato da desobediência como ato de liberdade é o começo da razão". Talvez, se os argumentos lógicos de Sócrates e os discursos de Jesus, fossem seguidos, com certeza a justiça entre os homens prevaleceria, sobre a brutalidade e incompreensão que reina entre nós.Não haveria a necessidade de criar outras alternativas, por que a lógica e o tratado social,já foi devidamente definido, cabendo, apenas sua implementação, criando as possibilidades reais e concreta de termos um mundo mais feliz.Pode parecer que ambos morreram derrotados, puro engano, eles plantaram as suas sementes no solo fértil da memória de seus discípulos, inspiraram a inteligência, libertaram a emoção, romperam o medo, transformaram um conjunto de jovens em exímios pensadores.Ambos se tornaram mestres inesquecíveis,como bem disse Augusto Cury.Nunca homens tão grandes se fizeram tão pequeno para tornar grande os pequenos.
Mas aconteceu, e não podemos mudar este acontecimento, só nos resta acreditar nas escritas e praticá-las para estabelecer a justa sociedade tão sonhada por eles.Que triste coincidência.

3 comentários:

  1. belissimos textos, continue escrevendo, seu pensamento exposto alimenta muitos cerebros desnutridos.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, PROFESSOR. ME SINTO LISONJEADA EM TER ACESSO AOS SEUS ARTIGOS, QUE SEMPRE SÃO MUITO BEM COLOCADOS.

    ADRIANA DE ATHAYDE, 2NA

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto professor só intelectuais como você conseguem perceber essa Coincidência histórica. O texto fala algo muito interessante, quando diz que esses homens não morreram derrotados e eles já sabiam disso, basta pegar as ultimas palavras de Sócrates antes de tomar a cicuta, em que ele perguntou aos seus carrascos quem sairia ganhando ele ao morrer mas ser lembrado por séculos após sua morte ou eles que após morrerem foram esquecidos.
    Francisco André sis6na.

    ResponderExcluir